Quanto mais atraentes e inovadoras são as vitrines da sua loja, mais vendas serão realizadas. O porquê disso é simples: quando um potencial cliente passa em frente ao seu estabelecimento, ele vai ter poucos segundos para decidir se presta uma maior atenção em sua vitrine, e depois, para decidir se entra ou não em sua loja. Portanto, a vitrine é um chamariz para potenciais clientes, e consequentemente, para vendas.
Mas, afinal, como montar e planejar uma vitrine para que além de inovadora, ela se torne rentável?
Uma vitrine bem elaborada é capaz de atrair mais consumidores para sua loja e aumentar suas vendas. Além disso, agrega valor à sua marca, ao reforçar a imagem de sua loja.
Sua vitrine precisa ser orientada a promover algo como:
- Produtos em promoções;
- Lançamentos;
- Promover um único produto;
- Produtos fora de linha para entrar uma nova coleção;
- Promover uma campanha.
Independente do produto que sua loja irá promover, alguns fatores devem ser levados em consideração ao planejar sua vitrine, como:
- Público Alvo;
- Tipos de vitrines;
- Iluminação;
- Tema;
- Adereços;
- Produtos;
- Manutenção;
Para te ajudar, criamos esse post com algumas dicas que vão te orientar no planejamento e montagem da sua vitrine. Então, confira!
Público Alvo
Para dar início ao planejamento da vitrine é preciso identificar qual o público alvo que sua loja deseja atingir. Um público bem definido irá orientar sua empresa para a criação de qualquer campanha, promoção, venda de produtos e tudo que esteja agregado ao planejamento da sua empresa.
Quando falamos em montar e planejar uma vitrine, esse público pode variar de acordo com o tema ou campanha que sua vitrine vai seguir e até mesmo com a linha de produtos que sua empresa trabalha.
A definição do público alvo irá ajudar sua empresa a ter um direcionamento no planejamento da sua vitrine. Para isso é importante que toda vez em que sua empresa decidir mudar a temática ou o foco da sua vitrine, essa definição seja analisada.
Separamos aqui alguns fatores importantes que precisam ser preenchidos para que você tenha essa definição.
- Faixa etária;
- Comportamento;
- Gênero;
- Gostos e desejos.
Tipos de vitrines
Para que você monte um projeto de vitrine vendedor é importante analisar alguns fatores como o espaço e a profundidade que você tem para trabalhar. Assim, você vai poder montar sua vitrine aproveitando e otimizando todos os espaços e características.
Se o espaço não for analisado corretamente, o resultado final da vitrine pode ser negativo. Você tem que ter em vista que não há um tamanho de vitrine padrão para se trabalhar, principalmente quando falamos de papelarias de rua, onde existem diversos tamanhos, umas mais amplas que exigem uma grande quantidade de produtos expostos, enquanto outras podem exigir menos.
Veja alguns modelos e formatos de vitrine mais comuns no varejo, e identifique qual é a mais próxima da sua.
Vitrine Mostradores
Esse seria um dos modelos mais adequados para papelarias, pois é utilizado para expor e dar destaque a produtos pequenos. Eles ficam expostos na altura dos olhos para que assim consiga atrair os clientes para dentro da loja. Esse modelo é muito utilizado em lojas de jóias, por serem produtos pequenos também.
Vitrines Abertas
Esse é um tipo de vitrine que não possui fundo. São os modelos onde da rua você consegue visualizar o interior da loja, muito comum no varejo, principalmente em papelarias.
Para usar esse modelo é importante que o interior da sua loja esteja sempre organizado e atraente para os olhos dos seus consumidores, esse cuidado vale também para a quantidade de produtos que são expostos na vitrine.
Vitrines Fechadas
As vitrines fechadas exigem bastante criatividade em sua criação, pois o público não tem tanta visão do interior da loja, com isso ele precisa ser atraído por um único espaço de exposição, sua vitrine.
Elas costumam ser totalmente fechadas e o seu acesso fica dependente de apenas uma porta. Ela é mais utilizada por lojas que trabalham com produtos de médio a grande porte.
Sem vitrine
Dependendo do tamanho da sua papelaria, ficar sem vitrine pode ser uma opção adequada.
É comum encontrarmos papelarias pequenas sem vitrines ou localizadas em centros comerciais, nesse caso toda a parte frontal da sua papelaria fica totalmente exposta. Uma boa opção para quem trabalha com esse modelo de loja é usar um mesão ou expositor localizado no centro da loja, o mesmo deve ser bem trabalhado e tratado como se fosse uma vitrine, pois ele será o seu diferencial para atrair clientes.
Iluminação da Vitrine
A Iluminação tem um papel muito importante em sua vitrine, pois ela reforça a exposição dos produtos, tornando-a mais atrativas para os seus clientes. E para que os resultados positivos sejam atingidos é preciso que a iluminação esteja adequada à sua vitrine.
Se sua papelaria ainda não possui um sistema de iluminação, nós separamos aqui duas maneiras para você solucionar esse problema.
Sistema de trilho: Os sistemas de trilhos são muitos utilizados em vitrines, pois são ajustáveis, o que vai facilitar na hora das trocas de layout.
Luminárias Spot: São normalmente utilizadas para focar um produto específico, por exemplo, um lançamento de uma temática de caderno, ou até mesmo uma linda mochila.
Refletores: Iluminam sua vitrine de forma geral.
Pontos de atenção – Dicas importantes
- A Iluminação deve ser considerada um dos principais itens para a sua vitrine.
- Dê preferência para a iluminação móvel para ser ajustada de forma rápida e simples, sempre posicionada para o produto exposto.
- Faça testes de iluminação na sua vitrine de dia e de noite, ambas devem estar alinhadas.
- Analisar se o foco da luz principal está direcionado para a vitrine e não para a rua.
Temas decorativos de vitrine
Tema é o ambiente criativo aplicado a sua vitrine para fortalecer a imagem da sua loja, valorizar os produtos e também para criar um desejo de compra do seu cliente antes mesmo de entrar em sua loja. O tema da sua vitrine deve ser muito bem planejado, junto com os adereços e produtos que vão ficar expostos durante um determinado período. Todos os elementos devem manter uma harmonia, ou seja, o tema da vitrine tem que combinar com os produtos.
Exemplo
Tema volta às aulas com artigos de bebidas – > ERRADO
Tema volta às aulas com materiais escolares – > CORRETO
O tema deve ser planejado junto com os produtos, para que você não corra o risco de escolher um tema que não combine com os seus produtos que estão no estoque ou que vão ser lançados.
Esses temas podem ser trocados conforme as mudanças das datas sazonais como:
- Volta às aulas
- Dias das mães
- Dia dos namorados
- Dia dos pais
- Dia das crianças
- Natal
Em algumas ocasiões o tema escolhido na vitrine pode ser aplicado no interior da loja, para reforçar ainda mais o conceito da sua papelaria. Mas, cuidado com os exageros para não poluir sua loja visualmente. Para isso, uma solução econômica e mais leve para sua loja seria criar alguns elementos gráficos que remetam ao tema da sua vitrine, como precificador, display e sinalizações.
Adereços | Acessórios
Adereços são objetos complementares que são utilizados para agregar valor visualmente aos seus produtos expostos.
Após definir o tema da sua vitrine é hora de escolher os adereços, lembre-se que tudo isso ainda faz parte do seu planejamento, para que assim no momento da montagem tudo ocorra conforme planejado. Sua vitrine pode ter um ou mais adereços, isso será você quem vai escolher, mas tome cuidado para que eles não chamem mais atenção do que os seus produtos.
Dica: Adereços nem sempre são em contas, por isso vale a pena sempre guardar para utilizá-los em outras vitrines. Você também pode usar como adereços os materiais de enfeites da sua própria papelaria, como baús, bancos, vasos, lousa, quadros, cavaletes entre outros, tudo isso vai depender do tema escolhido.
Existem diversas formas de utilizar e inventar adereços para uma ótima composição, use sua imaginação e surpreenda seus clientes!
Ponto focal
Os pontos focais são os principais pontos de destaque da loja. São as melhores áreas para expor produtos e devem ser pensados estrategicamente.
Independente do tamanho da sua vitrine, ela precisa ter um ponto focal para direcionar o olhar dos seus consumidores que passam pela rua. O ideal é que o ponto focal esteja localizado no centro da vitrine e na altura dos olhos.
Pontos focais em uma vitrine
Produtos
Os produtos são as peças fundamentais na sua vitrine, e também precisam de planejamento, afinal, como já falamos aqui, ele precisa combinar com sua vitrine para atrair o seu público alvo para o interior de sua loja. Além disso, outros fatores precisam ser levados em consideração, separamos aqui alguns para você não esquecer:
Lançamentos: Se você optar por colocar produtos em lançamento na sua vitrine, é importante se planejar para realizar o pedido de compra com o seu fornecedor com antecedência, tendo em vista que o prazo de entrega tem que ser antes da montagem da sua vitrine.
Promoção: Caso você opte por trabalhar produtos em promoção, é importante analisar o desconto que você irá colocar em cada produto para que ele não fique abaixo da sua margem de lucro. Por estarem em promoção, normalmente o giro na quantidade de produtos será maior, então, não se esqueça de fazer uma análise dos produtos expostos X seu estoque, para que não corra o risco do seu cliente querer um produto da vitrine que você não tem.
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Manutenção
Esse tópico deve ser colocado em pratica antes, durante e depois de montar sua vitrine. Para ter e manter a vitrine da sua papelaria linda e atraente para os seus consumidores é fundamental estar com a manutenção sempre em dia. Ou seja, Manter os vidros, móveis, janelas, portas, piso e produtos sempre bem limpos, letreiros em ordem e pintura em dia são pontos fundamentais para um bom resultado final.
Enfim, esses pequenos cuidados demonstram cuidado e dedicação com a sua loja e aumentam as impressões positivas sobre os clientes.
Bom planejamento e boas vendas! 😉
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