Hoje vamos falar de um assunto que ainda é um bicho de sete cabeças para muitos lojistas. E apesar de ser um tema relativamente mais simples do que se imagina, realmente exige atenção. Separamos pontos importantes para você entender como fazer uma boa gestão de giro de estoque em sua loja e garantir eficiência de vendas.
Existem diversas maneiras de calcular seu estoque e suas exposições, como o método curva ABC, por exemplo. Hoje vamos focar em pontos importantes de atenção para você entender por onde começar e em que deve de fato focar. Então, vamos lá?
Pontos importantes para sua gestão de giro de estoque
Analisar e acompanhar determinados pontos do seu estoque é super importante para garantir o giro e a presença de produtos. Tanto quanto entender quais os pedidos que faz sentido manter e qual não faz. Alguns momentos são primordiais para garantir essa eficiência no giro de estoque.
Para entender na prática, vamos utilizar um exemplo para a fase de análise. Então, confira:
Aposte em produtos que são tendência
Mantenha-se atualizado sobre as tendências do mercado e sobre os gostos gerais dos seus clientes. As redes sociais, por exemplo, são uma ótima opção para recolher informação. Alguns pontos importantes para ficar ligado:
1. Itens de campanha ou que permanecem em curva de crescimento por mais de 30 dias.
2. Acompanhamento especial – tem muita força comercial durante a campanha ou movimento de mercado. São produtos que tendem a vender mais com a aproximação das datas comemorativas.
3. Use a mesma lógica de compra dos lançamentos. Mas fique ligado: a maior procura acontece nas vésperas da data comemorativa.
4. ATENÇÃO! Namorados é uma das únicas datas comemorativas cuja venda “no dia” da comemoração é ótima. Entretanto, as demais geralmente acontecem nas vésperas.
5. Aposte na compra, na capacitação para chegar nos objetivos e foco na venda! Esses são fatores essenciais para um bom resultado desse grupo de produtos.
Ciclo de desempenho
Se atentar ao ciclo de desempenho dos produtos do seu estoque é também uma maneira de avaliar o que mais vende e o que não vai tão bem. Mas, você já parou pra pensar que o “vender igual água” também pode ser um problema se a sua gestão de giro de estoque não for tão boa como deveria? Atente-se!
1. Fique atento aos produtos que repetem o ciclo de desempenho (normalmente 90 dias) a cada recebimento de mercadoria.
2. Se você pediu um produto pela primeira vez e sentiu que ele foi super bem aceito em loja e, o mais importante de tudo, vendeu bem nos primeiros 15 dias, não perca tempo! Reponha o produto no estoque da loja e incentive sua equipe a vendê-lo ainda mais.
3. Não caia na ilusão. Se você está vendendo bem, ótimo! Mas um passo de cada vez. Pediu 8 produtos e vendeu tudo? Maravilha! Pede 10 e vai aumentando as vendas gradativamente. Portanto, nada de dobrar o número de produtos e ficar com mercadoria parada em estoque, ok?
4. Foca no que te dá retorno! Aqui você ganha no giro, e o giro ajuda a pagar as contas. Certo? Esses produtos são essenciais para o seu negócio! Assim, aposte neles.
5. Produtos semelhantes não são iguais! Não pense que o consumidor acha fantástico um estoque cheio de produtos semelhantes de marcas diferentes, ele só quer o que realmente atende a necessidade dele! Logo, ofereça o que faz sentido.
Ponta de estoque
Agora a pergunta que não quer calar? O que fazer com os produtos parados em estoque e como não deixar chegar nesse ponto novamente? Anota aí:
1. Itens que permanecem na loja por até 70 dias, ou estão esgotando e não devem ser considerados novamente na hora da recompra, devido a demora do giro. É hora de dar tchau!
2. Promova o produto e não o preço dele. Comece estimulando o time de vendas a zerar esse estoque. Mude de lugar, crie oportunidades de coordenação com novas linhas (isso deve estar no seu radar quando ele atingir 2 meses de loja) e só depois de tudo isso, mexa no preço! E fique à vontade para usar ousadia nos novos preços do produto. Sua missão aqui é vender e não gerar desejo.
3. Aposte em promoções reais. Ofereça 10% agora, se em 30 dias não vender, ofereça mais 5% até você finalmente conseguir fazer o produto girar. Seja racional, ataque logo, acabe com a dor e vida que segue!
Promova ações estruturadas, quinzena de promo, promo por categoria, fim de semana maluco… Enfim! Use a criatividade, mas garanta que a sua loja se manterá saudável!!
Como comprar bem o estoque e agradar clientes
Comprar, como o próprio nome já sugere, dói diretamente no bolso. Mas sua função aqui é transformar a dor em alegria, comprando o que vai vender muito. Separamos aqui algumas dicas de como fazer compras que seus clientes vão amar.
1. Aposte nos produtos que tenham significado para os seus clientes. Uma dica é comprar mix de produtos completos, com mais de 1 item por produto, garantindo um estoque recheado, pronto para substituir o produto vendido na gôndola. Analise, observe, tenha planejamento e sua próxima compra sempre deverá ser melhor que a última.
2. Atente-se a ruptura de estoque. Sabe aquela situação chata em que seu cliente entra na loja procurando por um produto específico que viu na internet e sua equipe tem que informar que acabou? Pois é! Evite isso o máximo possível, tenha como meta a não ruptura, e uma gestão de giro de estoque eficiente previne esses acontecimentos.
Mas, caso aconteça, tire uma lição. Entenda o que seu cliente deseja e trate de ter em loja o quanto antes.
Baixe o nosso Infográfico: Ruptura x estoque recheado e veja como fazer.
3. Tenha fornecedores de confiança. Esse é um ponto chave para você qualificar uma compra boa. Tenha fornecedores que sejam comprometidos com os prazos, possa te atender sempre que necessário, ofereça boas condições de compra e pagamento. O segredo aqui é ter mais que fornecedores, é ter parceiros e com quem contar. Monte seu time dentro e fora da loja!
Como organizar o seu estoque
Dentre as boas práticas de gestão de varejo, está a organização de estoque. Você já deve ter notado que a palavra organização e planejamento são recorrentes nos nossos conteúdos por aqui, certo? Acreditamos muito nisso e sempre repassamos para você, lojista, pois entendemos que se algo começa sem planejamento e organização dificilmente alcançará o sucesso. Aqui você encontra um material completo sobre esse assunto, mas já adiantamos algumas dicas importantes. Se você não tem controle do seu estoque, dificilmente terá controle do que gira nele, logo não conseguirá mensurar o que entra e o que sai da loja, e o que de fato te dá lucro.
1. Organize seu estoque a partir da estrutura e disposição.
2. Faça o controle e contagem dos estoque com frequência predeterminada.
3. Utilize a organização do estoque para movimentar as vendas. Faça promoções de itens que estão com muito volume há muito tempo, analise as melhores saídas e programe a encomenda das reposições.
4. Assuma um modelo de reposição:
Reposição contínua: compra com maior frequência e estoque menor. Reposição periódica: pedidos feitos em intervalos de tempo fixos e maiores.
Motivos para evitar ruptura de estoque
Por último, mas não menos importante, viemos te alertar sobre a importância de evitar ruptura de estoque.
Resumidamente falando, a ruptura de estoque é nada mais do que a falta de produto em loja, como já citamos aqui anteriormente. Isso leva a uma grande queda de clientes. Por quê? Simples, ao não encontrar um produto que está buscando, o cliente se sentirá frustrado e irá se direcionar até o seu concorrente em busca do que deseja. Então fica fácil perdê-lo nesse movimento.
Esse por si só já seria um motivo suficiente para você evitar ao máximo a ruptura e garantir o giro de estoque em sua loja. Mas para entender melhor sobre esse tópico tão importante, baixe nosso ebook!
Ufa! O conteúdo foi longo mas necessário, né?
Se você gostou das dicas de hoje, continue acompanhando nosso blog e boas vendas!