Como fazer live e usar o digital para vender mais - Boas Vendas

Como fazer live e usar o digital para vender mais

No último ano vimos muita coisa mudar, uma delas foi a forma de consumir entretenimento. A saída principal para levar diversão para todos, sem dúvidas, foram as lives de cantores. E ao contrário do que muitos acreditavam, o sucesso das transmissões ao vivo no Instagram e Youtube não foi passageiro. Ao contrário disso, as lives se diversificaram e se estenderam para os mais variados formatos: de entretenimento a canal informativo, e entre essa diversidade estão as lives shop, já ouviu falar? Aprenda agora como fazer live com foco em vendas e aumentar seu faturamento através do digital.

Mas antes de entender como fazer live, vamos te dar alguns motivos para você fazer uma live de vendas:

1. Mais conexão com o público 

2. Informação rápida e direta

3. Possibilidade de compra sem sair de casa 

4. Senso de urgência 

5. Humanização da sua marca e dos canais de comunicação 

Agora vamos ao que interessa, como fazer live

Defina um tema

O tema pode ser sua nova coleção, lançamento de um produto específico, novidades da estação ou até mesmo trazer um especialista para falar de produtos ou serviços específicos relacionados ao seu negócio. Mas é importante que você tenha um propósito, as pessoas não querem informações vagas e conteúdo pobre. 

Tenha um roteiro

Calma, não estamos falando para você contratar um roteirista ou fazer algo super profissional, não. O roteiro é simplesmente um guia para facilitar e ser seu guia na live. Assim você não se perde enquanto fala e passa mais segurança para o seu público. Divida o roteiro em tópicos: caso você seja esteja lançando uma nova coleção por exemplo, seu roteiro pode ser dividido da seguinte forma:
– Dar as boas-vindas e agradecer a presença das pessoas. 

– Se apresentar 

– Explicar sobre o que vai ser falado na live

– Explicar como as pessoas vão poder comprar online enquanto a live acontece

– Apresentar o conceito da coleção 

– Apresentar os produtos e seus diferenciais 

– Abrir espaço para perguntas

– Encerrar

Cuide do cenário

Lembre-se de simplificar tudo que for possível. E é possível pensar em um cenário bonito e simples. Aposte em paredes lisas ou com poucos elementos, um local para expor seus produtos e pegá-los quando for preciso, um tapete e plantar para ambientar. 

Equipamento e transmissão

Existem lives e lives. Os grandes players do mercado, costumam fazer lives grandiosas com telões e sistemas de vendas integrados com a transmissão ao vivo e o ecommerce da marca. Mas você não precisa de tanto para começar. Garanta uma internet rápida e com funcionamento + um celular com câmera de qualidade + ring light para uma boa iluminação + microfone que se conecte com o celular. Tudo pronto para começar a live! 

Vendas

Mas como fazer live de vendas que realmente venda? Aqui você também não precisa de grandes plataformas para que suas vendas sejam o mais automatizadas possível. Durante a live, enquanto anuncia seus produtos, tenha vendedores online para entrar em contato com as pessoas que manifestam interesse nos comentários da transmissão. Dessa forma eles podem receber atenção especial e link para compra. 

Divulgue com antecedência

Anuncie a live em suas redes sociais, faça posts no feed, divulgue nos stories e utilize o timer de contagem regressiva para que as pessoas possam optar por receber notificações lembrando da live, peça para parceiros da sua loja divulgarem também. 

Tempo, hora e frequência

Sua live deve durar no máximo 1h, mas o ideal mesmo seria 30min.
Fuja do horário comercial, seus clientes estarão ocupados e não vão dar a atenção que você precisa. 19h30 a 20h30 é um bom período para iniciar sua transmissão.
Não faça muitas lives, mesmo se o resultado delas for bom. Isso pode banalizar seu conteúdo e fazer com que seus clientes percam o interesse em assistir. O ideal é 1 live por mês. 

Ofereça alguma vantagem exclusiva

Por último mas não menos importante. Beneficie que está prestigiando a live e incentive a compra por impulso ou por meio do senso de urgência. Ofereça vantagens, como frete grátis, ou descontos para quem realizar compras durante o período de transmissão da live. 

Gostou das dicas? Continue acompanhando nosso blog e boas vendas!