Tudo que você precisa saber para vender no Instagram - Boas Vendas
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Tudo que você precisa saber para vender no Instagram

As redes sociais vem a cada ano se atualizando mais e mais para disponibilizar meios de vendas eficientes e práticos. E não dá para negar, o cenário atual incentivou um crescente no número de pessoas que se adaptaram ou que passaram a fazer muito mais compras através do computador ou celular. Portanto, vender no Instagram e em outras redes sociais é o nosso assunto de hoje. Por isso, trouxemos dicas e informações importantes que vão te ajudar na sua estratégia e execução. Então, vem com a gente!

As principais redes sociais em que você deve estar

Em um cenário de múltiplas opções, em que todo dia surge uma rede ou plataforma nova, a pergunta que muitos lojistas se fazem é: em qual delas devo estar? Assim, hoje contamos com 3 canais que são indispensáveis dentro da sua estratégia de vendas: Instagram, Facebook e WhatsApp. Todos com milhões de usuários no Brasil e muito usados por pessoas de diversas idades e gostos. Além disso, estas plataformas pertencem ao mesmo grupo de empresa. Sendo assim, é muito mais fácil a integração entre elas. Ou seja, vender no Instagram é ainda mais prático e dinâmico. 

Vender no Instagram – aposte na plataforma

Mas por que o Instagram? Hoje o Instagram é uma das redes sociais mais importantes para o segmento de presentes. Ela conta com diversos recursos que podemos aproveitar para posicionar marca/loja. Portanto, com nosso guia completo de como vender no Instagram você pode entender melhor todo o potencial que a plataforma oferece. A rede funciona como uma grande vitrine, além de ser um excelente canal de interações. E quando o assunto é vendas, o Instagram entrega tudo o que você precisa: anúncios, espaços para links, catálogos, loja online e possibilita que você leve pessoas da rede direto para o seu WhatsApp.

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Entenda a diferença as publicações do Instagram

O Instagram é uma plataforma super completa e isso às vezes pode gerar um pouquinho de dúvidas: onde postar? Confira abaixo a diferença entre posts, stories, reels e IGTV.  

Stories

Tempo de duração – O tempo máximo de um stories é de 24h. Por isso, esse é o espaço ideal para publicar conteúdos espontâneos e bem naturais.


Engajamento – Excelente ferramenta para gerar interação com seus seguidores! Use e abuse de recursos como enquetes, box de perguntas, testes e outras opções. Mas lembre-se: se seu cliente mandar mensagem ou interagir com perguntas, responda!

Venda x Posicionamento – Os stories contam com recursos extremamente importantes para a geração de vendas. A marcação de produtos e especialmente a possibilidade de inserir um link para a sua loja virtual. 

Posts no feed

Tempo de duração – O post não tem um tempo definido, afinal ele estará sempre presente no seu perfil. Mas ainda assim, o seu ápice terá duração média de 2 a 3 dias no feed dos usuários.

Engajamento – Aqui, o ponto chave é fazer com que as pessoas comentem em seus posts. Abra esse diálogo! Você pode fazer isso colocando perguntas em suas publicações ou pedindo que os seguidores interajam com um emoji.


Venda x Posicionamento – Já o post no feed também possui a possibilidade de marcação de produto, mas não é possível colocar link sem impulsioná-lo. 

Reels

Tempo de duração – O Reels é um tipo de publicação muito parecido com os stories, porém permite que você faça vídeos maiores, de até 30 segundos. 


Engajamento – Hoje o Reels é considerado um dos meios mais fortes de engajamento. O Instagram tem entregado muito mais os conteúdos nesse formato, mesmo sem investimento financeiro, você pode viralizar e alcançar pessoas que não seguem seu perfil. Use bem as hashtags. 

Venda x Posicionamento – O formato é ideal para se posicionar e ter reconhecimento. No quesito vendas, você pode abusar das ferramentas de edição para divulgar seus produtos de forma criativa e atraente. 

IGTV

Tempo de duração – Precisa postar vídeos longos ou quer deixar suas lives salvas? Esse aqui é o lugar. O IGTV permite postar vídeos de até 1h de duração e dá a opção de agrupar vídeos por temas em comum, as chamadas séries. 

Engajamento – Aproveite o espaço prolongado de vídeo para prender a atenção do seu público e instigá-lo a tirar dúvidas nos comentários, para que você responda em um próximo vídeo. 


Venda x Posicionamento – Esse formato, assim como post no feed, te permite marcar produtos e ainda deixar a publicação gravada em dois lugares: no seu feed e na aba referente ao IGTV. 

Configurando suas redes sociais

Configurar as redes sociais corretamente é fundamental para elevar a relevância para os seus clientes e seguidores. Isso facilita a comunicação, o entendimento sobre o seu negócio e o desejo pela compra.

  • Porquê ter uma página ou perfil comercial 

Para quem quer vender no Instagram esse é um tópico indispensável. A conta comercial te oferece alguns recursos como: Criar uma loja no seu perfil, em que é possível taguear os produtos nos posts e então levar mais pessoas pro seu e-commerce ou WhatsApp; Acompanhar estatísticas, analisando dados das suas publicações e público; Impulsionamento de posts, para investir financeiramente em posts que podem alcançar muito mais pessoas de forma segmentada e eficiente.

  •  Bio vendedora e atrativa

A “bio” do Instagram ou o “sobre” do Facebook são espaços específicos para você descrever seu negócio e oferecer mais informações de contato para os seus seguidores. No caso do Instagram, coloque em poucas palavras um resumo do seu negócio, sua missão, ou uma frase que defina bem o que você quer atingir com aquele perfil. Não esqueça de usar o recurso de link para levar o cliente ao seu site ou marketplace.

Já no caso do Facebook, a plataforma oferece mais possibilidades para uma descrição mais detalhada. Neste recurso, adicione todas as informações relevantes do seu negócio, desde telefones até um pouco da história e do propósito dele.

Que tipo de foto e vídeo você deve postar

As imagens que você compartilha dos seus produtos devem ser claras e enfatizar os diferenciais dele. Use uma iluminação natural se preferir. Além disso, componha a imagem com artigos relacionados, de preferência no contexto de uso dele. Assim, você cria valor e desejo de compra.

Como conversar e interagir com seu público

Como você se comunica também é muito importante! Portanto, analise o seu público: como ele fala, que tipo de conteúdo ele consome, quais as pessoas que ele segue.

  • Tom de fala
    É preciso ser simpático o tempo todo e deixar tudo o mais claro possível, evitando mal entendidos e erros nas compras. É importante também saber o momento de reconhecer o erro e se desculpar, mas sempre de forma sutil e delicada. Lembre-se, a conversa por texto é mais fácil de ser interpretada errado. 
  • Gerenciamento de crise – reclamações
    Tenha sempre respostas simpáticas, resolutivas e dê importância ao problema.
  • Dúvidas
    Seja claro, objetivo e atencioso. Busque responder exatamente o que a pessoa perguntou e se mostre disponível para outras questões.
  • Elogios e interações
    Aposte em respostas mais informais, com uso de emoji e que geram relacionamento de proximidade e amizade com seu cliente.

Faça do seu WhatsApp mais um canal de vendas

  • Tenha o WhatsApp Business Este recurso foi desenvolvido especialmente para os proprietários de pequenas empresas. Por isso, ele possibilita a criação de um catálogo para exibição de produtos e serviços, sendo crucial também para suporte ao cliente.
  • Para um perfil vendedor – Inclua as informações úteis de forma objetiva para seus clientes, como seu endereço físico com direito a mapa, pequena descrição da sua empresa, horários, endereço de e-mail e site.
     
  • Facilite as interações – Por ser um aplicativo voltado mais ao relacionamento com cliente, ele possibilita a ativação de mensagens automáticas, como respostas de perguntas mais frequentes ou até mesmo respostas fora do horário de atendimento, quando você estiver offline.

Quer entender melhor como funcionam as ferramentas de venda no Whatsapp? Então, saiba mais sobre como vender no Whatsapp neste conteúdo aqui.

E aí, curtiu? As redes sociais mudaram a forma que consumimos, por isso, administrando todos esses recursos da maneira correta, é possível criar um relacionamento forte além da porta da loja com o seu cliente, inserindo os produtos no estilo de vida que ele vive e mostrando a importância deles. Boas vendas!