Como evitar a inadimplência de sua loja

De acordo com um levantamento realizado pela Serasa Experian, a inadimplência de micro e pequenas empresas vem crescendo anualmente.

Existem algumas variáveis econômicas que impactam a inadimplência. No caso das empresas, é o crescimento econômico. Portanto, se ele não acontece, os negócios ficam com muita dificuldade.

Se você quer evitar que sua loja fique nesta situação, este post é para você! Então, continue lendo e veja como evitar a inadimplência de sua loja!

Como evitar a inadimplência

Para não se endividar, evite trabalhar no limite de gastos e manter uma margem para cortar, se for necessário.

Com a economia estagnada, as vendas ficam abaixo do previsto, porém, as despesas continuam iguais. Então, essa disparidade entre custos e receita faz com que fluxo de caixa das empresas não corresponda ao que seria necessário para manter pagamentos em dia.

Por isso, é importante ter um controle financeiro eficiente em sua loja.

Controle financeiro

Um dos principais motivos para inadimplência no Brasil vem do não investimento de tempo no controle financeiro. E isto reflete no excesso de gastos.

A maioria das micro e pequenas empresas é carente de gestão e de conhecimento de organização financeira. É preciso ser criterioso para saber no que vale a pena gastar e no que se deve economizar. 

Com a ajuda da nossa Planilha de Controle Financeiro para lojistas você vai conseguir organizar suas finanças de maneira simples e eficiente.

Estabeleça metas

Outro erro que empresas de pequeno porte cometem, e que podem contribuir para uma situação de mau desempenho e prejuízo, é a falta de planejamento.

Ou seja, além de uma organização do estoque inadequada, com compras de produtos descontrolada, e circulação de dinheiro mais lenta e em prazos mais dilatados, a falta de planejamento acaba sobrecarregando o empresário.

Portanto, é essencial que você faça o planejamento estratégico da sua loja!

Controle de estoque

Outra forma de manter a saúde financeira da sua loja, e evitar a inadimplência, é através do controle de estoque.

Ter um estoque controlado é saber que há a quantidade correta de produtos para que a empresa possa fluir corretamente e atender sua demanda do mercado, sem ter prejuízos com perdas.

Lojistas que não possuem um controle de estoque equilibrado e fazem compras em demasia de produtos, sem saber sua real necessidade ou mesmo deixam de comprar os que saem mais, acabam demorando para recuperar o capital.

Então, não espere mais! Baixe agora mesmo planilha de controle de estoque e faça uma gestão eficiente da sua loja!

Dicas de finanças para evitar a inadimplência

Para ajudar sua loja a evitar a inadimplência, separamos algumas dicas de finanças:

1. Cuide do orçamento

Faça uma análise sobre o que vale a pena gastar e o que vale a pena economizar. Você pode fazer isso com a ajuda da nossa Planilha de Controle Financeiro.

2. Compre somente o necessário

Quem está começando um novo negócio geralmente fica seduzido por produtos que não precisam, inicialmente. Portanto, evite compras impulsivas e pense se aquele produto é realmente necessário.

3. Antecipe-se

Se o resultado do mês não foi como esperado, não espere que as coisas sejam solucionadas sozinhas no próximo mês. Portanto, tome providências. Afinal, se as melhorias não acontecerem a situação pode se agravar.

4. Analise suas dívidas

Observe e tente eliminar as dívidas com taxas de juros maiores. Por exemplo, cartões de crédito, empréstimos e financiamentos.

5. Renegocie

Pegar um novo empréstimo para pagar dívidas não é um bom negócio. Afinal, os juros para inadimplentes são mais altos. Então, negocie com seu credor e tente parcelas que caibam no seu orçamento.

Enfim, na situação econômica que estamos passando, todo o cuidado é pouco. Portanto, organize sua loja e evite ficar inadimplente.

Gostou das nossas dicas sobre como evitar a inadimplência de sua loja? Então, continue acompanhando o blog Boas Vendas e receba mais dicas como esta.