Como cobrar um cliente e evitar inadimplência?

Um dos assuntos mais delicados para o lojista é a inadimplência, não é mesmo? Como cobrar um cliente sem ser indelicado ou gerar algum constrangimento? O 1º passo para evitá-la é conhecer os motivos que causam a inadimplência.

A inadimplência pode ser causada por fatores. Por exemplo, o esquecimento da data do pagamento, ou, o cliente não se organizou financeiramente para liquidar todos os valores devidos, entre outros motivos. 

Por isso, o blog Boas Vendas trouxe dicas sobre como cobrar um cliente, evitar a inadimplência e não impactar na sua relação comercial com seus consumidores.

Como evitar a inadimplência

Apesar de ser um problema difícil de resolver, existem algumas estratégias para diminuir a taxa de inadimplência. Então, vamos às dicas!

Tenha um cadastro de cliente

O 1º passo para evitar a inadimplência é organizar sua loja para ter o controle total sobre os clientes e suas compras.

Por exemplo, a inadimplência pode ser minimizada se sua loja utilizar um cadastro de clientes organizado. Com isso, você terá um melhor monitoramento dos pagadores.

Discriminar a pontualidade dos pagamentos de cada cliente é uma forma de identificar quais possuem mais dificuldades em manter os compromissos em dia. Então, poderá adotar estratégias para contornar a situação. 

Além disso, identificando os melhores pagadores, você poderá oferecer vantagens a eles. 

Faça o acompanhamento e pós-vendas

Uma forma de lembrar seu cliente sem ser inconveniente é fazer contato alguns dias antes do vencimento, pesquisando sua satisfação. 

Algumas perguntas podem ser feitas, como, por exemplo:

  • O produto está de acordo com o que você esperava?
  • Você foi bem atendido pelo nosso vendedor?
  • Você precisa de algum suporte?
  • As condições estão boas para você? Se a resposta for não, sugira uma nova forma de pagamento.

Com certeza, seu cliente vai ter uma boa impressão do atendimento de sua loja e, em contrapartida, você saberá se o cliente conseguirá cumprir com seus pagamentos.

Agora, se mesmo com essas estratégias para evitar a inadimplência, seus clientes ficarem devendo, é hora de fazer as cobranças. Então, vamos às dicas sobre como cobrar um cliente e evitar inadimplência.

Como cobrar um cliente

Como cobrar um cliente inadimplente sem causar desgastes ou transtornos ainda maiores na relação comercial com ele? 

Listamos algumas técnicas eficazes de cobrar dívidas sem causar mais constrangimentos e, principalmente, evitando reclamações nos órgãos de defesa do consumidor.

Seja cordial e não tenha medo de cobrar

Alguns cuidados são importantes na hora de cobrar clientes inadimplentes. Afinal, é preciso seguir as regras do Código de Defesa do Consumidor, e não constrangê-los é uma delas.

Mas, isso não significa que você deve ter medo de cobrar dívidas. Afinal, o comerciante também tem seus direitos resguardados pela lei.

Lembre-se que o atraso da entrada de dinheiro em caixa previsto nas vendas prejudica o negócio e impede o seu crescimento saudável. Portanto, a cobrança é uma atividade que vai fazer parte da rotina da sua loja.

Para fazer uma cobrança eficiente, seja atencioso, discreto e cordial ao falar com o cliente a respeito do vencimento do prazo das faturas. Explique, amigavelmente, que sua empresa precisa de caixa para cumprir compromissos.

Um bom meio de realizar o primeiro contato com um cliente que já está com pagamentos em atraso é enviando um e-mail formal. Como esse é um canal de comunicação bastante impessoal e restrito ao destinatário, ajuda a prevenir qualquer possível constrangimento. 

Essa estratégia pode, por exemplo, ajudar o cliente a se lembrar do seu compromisso com a loja, levando-o a entrar em contato para saber como regularizar sua situação. É uma maneira de cobrar sendo gentil, sem colocar ninguém contra a parede.

Saiba negociar

É essencial conhecer as melhores estratégias de negociação. Isso dará um passo rumo à quitação do débito. 

Você também precisa saber a situação do cliente para poder negociar com ele. Então, para evitar problemas, tenha em mãos o histórico do inadimplente. Faça o possível para demonstrar que você quer ajudá-lo.

E quando o cliente não conhece sua situação, não sabe quanto deve e questiona o que você fazer para ele, pergunte qual é a sua proposta para quitar seus débitos.

Ofereça alternativas

É sempre importante compreender a situação do cliente, pois muitos deles desejam pagar as dívidas, mas não possuem meios. Juros altos e condições de parcelamento abusivas não ajudam em nada. Afinal, isto prende o cliente nas contas e dificulta a quitação dos débitos.

Se a empresa fornece meios fáceis de pagar, ao menos uma parte da dívida, ambos saem ganhando. Afinal, é essencial manter o cliente interessado.

Por exemplo, se uma parcela ficar em atraso porque o cliente teve um mês financeiramente ruim ou porque o débito que ele programou na conta não se concretizou, facilite o pagamento! Você pode dividir essa mensalidade em mais vezes, a serem cobradas junto com os meses seguintes. Assim, o cliente evita ficar em atraso e você garante o recebimento.

Portanto, tão importante quanto fazer um cliente inadimplente quitar a sua dívida, é mantê-lo como consumidor de sua empresa. Então, nunca se esqueça de ser cordial e evite a todo modo constrangimentos para seus clientes.

Então, agora que você sabe como cobrar um cliente e evitar inadimplência, que tal organizar as contas da sua loja? Com a ajuda da nossa Planilha de Controle Financeiro você vai fazer a gestão financeira de sua loja de maneira simples e eficiente. Baixe grátis!