Deixa a gente adivinhar, se você está lendo esse post é porque você tem uma loja, e se você tem uma loja você quer vender sempre mais e mais, certo? O segredo do sucesso de vendas nas lojas físicas a gente te conta aqui nesse post. As 5 dicas para que você faça uma incrível exposição em loja e valorize os seus produtos vêm das principais técnicas de visual merchandising. Confira agora!
81% das decisões de compra são tomadas no ponto de venda, segundo pesquisa realizada pela Popai Brasil – associação sem fins lucrativos, dedicada ao desenvolvimento da atividade de Marketing de Varejo no Ponto de Venda. As compras por impulso contribuem com um parcela significativa das entradas no seu caixa, e por isso técnicas que auxiliem nessa ação, merecem sua atenção.
01. Distribuição dos produtos
A distribuição dos produtos na exposição em loja deve ser feita sempre de forma estratégica para ter mais conversão em compra. Explore a vitrine para expor os produtos de alto giro, ou seja, que mais precisam ser vendidos naquele momento, como os produtos promocionais e lançamentos. No interior da loja, priorize os principais produtos no campo de visão do cliente, e os que forem mais baratos, exponha nas prateleiras inferiores, por exemplo.
Para melhor proveito da distribuição dos produtos, alinhe os itens com a altura ou a parte lateral um do outro. Deixe o espaçamento de até 40cm (vertical) entre prateleiras e 10cm (horizontal).
02. Produtos em destaque na exposição em loja
Quer chamar a atenção do seu consumidor e atrair ele para dentro da sua loja? Dê destaque aos principais produtos. Para isso você pode usar diversas técnicas: a vitrine é ponto indispensável para destacar produtos e chamar atenção de quem está fora. Outra ideia possível é trabalhar com banners e letreiros em locais específicos, no exterior ou interior da loja. Ilhas também são possibilidades criativas e atrativas para expor com destaque.
Fala especificamente de produtos e não de locais, uma ideia “matadora” é a massificação, que nada mais é do que repetir um item no momento agrupando por tipo, cor ou categoria. #Dica: Massifique usando as caixas dos produtos, elas podem ser usadas para elevá-los ou criar um fundo para os produtos transparente.
03. Alinhamento com campo de visão
Para que a percepção do produto seja mais rápida, logo, mais desejado, mantenha-os dentro do campo de visão do seu cliente. É natural que o consumidor sempre olhe na linha do horizonte, por isso é importante garantir que seus produtos não estejam nem muito abaixo e nem muito acima dessa linha.
No campo de visão de uma exposição em loja, também entram as áreas de destaque em pontos focais. Garanta que esses pontos (vitrines internas, materiais de comunicação, displays, etc), assim como os produtos que necessitam de destaque, estejam dentro de um campo de visão de no mínimo 50cm e no máximo 2m de altura.
04. Categorização e blocos por cores
Para facilitar e melhorar a experiência do cliente, e também aumentar suas vendas, disponha e organize produtos similares através da exposição por categorização e blocos de cores.
A categorização pode acontecer por preço, coleção, marca e perfil de consumidor, por exemplo. A exposição por cores também é muito eficiente e chama atenção mesmo à distância.
Crie pequenos grupos de itens que conversem entre si, no caso das cores atente-se a cartela de cores que combinem ou aposte na escala de degradê.
05. Explore as melhores áreas da loja
As áreas nobres da sua loja são aquelas que os seus consumidores têm o primeiro contato. Identifique essas áreas analisando os lugares de maior circulação e permanência de tempo visualizando produtos.
Não desperdice as áreas nobres com itens “encalhados”, abuse desses locais para expor produtos de alto giro, garantindo volume e agilidade nas vendas.
Gostou das dicas e está com tudo pronto para aplicá-las em sua loja? Depois conta para sempre os seus resultados e continue acompanhando o blog Boas Vendas! Até mais.