Você já fez alguma pesquisa sobre a sua loja virtual no Google e não encontrou nada, seu site apareceu nas últimas páginas da pesquisa? Ou, ainda, ele aparece na primeira página porém não no topo? Este é um problema que você tem que resolver para vender mais: aprender como atrair visitantes para sua loja virtual.
Neste post vamos passar os principais motivos que levam sua loja virtual a ter um bom resultado nos mecanismos de busca e te ensinar a colocá-los em prática. Então, vem com a gente!
1. Sua loja virtual é a alma do seu negócio
Antes de mais nada, você precisa saber que para atrair visitantes para sua loja virtual é importante que seu site tenha atualizações e melhorias constantes, principalmente para aumentar o alcance orgânico. Mas, antes de saber como atrair visitantes para sua loja virtual é preciso entender de que forma eles chegam até ela.
2. Como os visitantes chegam até o sua loja virtual
Existem algumas formas de sua marca ser encontrada na internet. Todas elas são um conjunto e você deve dar atenção a todas para que os resultados sejam os melhores possíveis.
- Orgânico: Os visitantes encontram o seu site nas ferramentas de busca, como Google, Yahoo, Bing, etc. Ou seja, ao buscar informações sobre produtos ou serviços do seu segmento. Porém, para conseguir um bom alcance orgânico, é interessante seu site possuir um blog e atualizá-lo com frequência com conteúdo relevante para o seu público.
- Direto: É quando os visitantes acessam sem intermediários, digitando o endereço do seu site no navegador.
- Pago: É quando alguém chega ao seu site depois de clicar em algum anúncio online. O mais comum é o Google Ads.
- Social: Este é o tráfego que chega ao site vindo das redes sociais (Facebook, Instagram, etc). Veja como usar as redes sociais de forma eficiente em nosso guia rápido redes sociais para lojistas!
- Referência: Quando o seu site é citado em algum outro canal (como blogs ou imprensa) e as pessoas clicam para saber mais sobre a indicação.
Então, agora que você já sabe os caminhos que seus visitantes percorrem, é hora de atraí-los para sua loja virtual!
3. Como atrair visitantes para sua loja virtual
Para atrair visitantes para sua loja virtual é importante você trabalhar todos os tipos de tráfego que mencionamos anteriormente: orgânico, direto, pago, social e referência. Outro fator importante é que seu site ofereça uma boa experiência para o usuário.
Para um bom rankeamento nos mecanismos de busca (Google, Yahoo, Bing) ele precisa ter conteúdo relevante. Outro fator importante é que ele deve ser responsivo, ou seja, que se ajusta de acordo com o dispositivo: desktop, tablet, smartphone, e a velocidade de carregamento da página ser rápida (entre 0,5 e 2 segundos). Com isso, além de conseguir melhores resultados nas pesquisas, a experiência dos usuários será boa.
Outra forma de atrair seu público é investir em mídias pagas, caso do Google Ads, Facebook Ads e Insta Ads.
A boa notícia para quem quer investir no meio digital é que manter a presença online é relativamente barato quando comparado aos custos para divulgar uma empresa em canais que não são próprios, como TV, revistas e jornais.
Então, está esperando o quê para fortalecer a presença online da sua marca?
Ainda não possui uma loja virtual, mas pensa em investir em uma? Então, leia nosso post 8 passos para montar uma loja virtual
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