Quer saber como montar uma loja de presentes e vender o ano todo? Então, vem com a gente que vamos fazer um passo a passo para que seu sonho saia do papel.
Como montar uma loja de presentes
E quem não ama presentear e ser presenteado? Afinal, dar presente é um dos atos mais comuns no mundo e, em geral, expressam carinho e amor. E todo esse movimento cultural é responsável por nada menos que 10% de todas as vendas mundiais. É muita coisa! Então, para você aproveitar essa onda e ter seu próprio negócio, listamos os passos essenciais sobre como montar uma loja de presentes:
1 – Defina sua Missão, Valores e Visão
Os objetivos do seu negócio começam aqui. Pois, saber pra onde ir, como fazer e qual a postura que vai adotar para chegar ao resultado são os primeiros passos para um negócio de sucesso. Missão, Visão e Valores são a forma mais simples e poderosas de inspirar, motivar e engajar todos em sua empresa. Afinal, representam a identidade organizacional da mesma.
Alguns dos passos para você definir estes 3 pilares são:
- Saiba o que é cada um
- Leve a elaboração a sério
- Ajustes, sim. Desvios, não
- Metas
- Tenha um sonho realizável
2 – Faça uma análise do mercado
Esse é um ponto essencial na sua estratégia: avaliar o mercado. Afinal, é preciso saber se a sua cidade, bairro ou rua comporta uma nova loja de presentes, caso já existam na sua região.
Neste caso o ideal é realizar uma pesquisa de mercado. Mas, pensando que você está iniciando um negócio e a verba pode estar curta, simplificamos esta etapa.
Dependendo do tamanho da sua cidade, seu foco pode ser apenas o seu bairro. Portanto, faça uma lista de todas as lojas de presentes do seu bairro ou cidade. Com isso em mãos, veja quantas lojas ficam perto de onde você pretende montar seu negócio.
Então, veja qual é a proposta destas lojas: quais segmentos atendem, a classe social de seus clientes e quais marcas vendem.
Com esses dados em mãos, faça uma análise SWOT (forças, fraquezas, ameaças e oportunidades). Pois, essa análise vai te ajudar a montar um cenário do mercado em que pretende atuar, a escolher o ponto de venda adequado e posicionar sua marca.
3 – Defina suas personas
Antes de escolher o seu ponto comercial, você deve primeiro definir o posicionamento de sua loja e qual o público que pretende atingir. Então, inicialmente, crie as personas do seu negócio, ou seja, perfil com informações sobre as pessoas que consomem seus produtos. Você pode levantar os dados dos seus clientes através de pesquisas de satisfação e conversas informais ou Redes Sociais. Desta forma, é possível saber como atingir de forma amigável o universo do cliente e entender melhor quais são os seus desejos e sonhos de consumo. Essas informações vão dar uma boa indicação da localização ideal para o seu ponto comercial.
4 – Escolha o local da sua loja de presentes
Agora que você já analisou o mercado e definiu suas personas, é hora de definir a localização do negócio e avaliar o tamanho que a sua loja vai ser. O tamanho da loja de presentes vai determinar, por exemplo, a quantidade de mercadorias que você deverá ter em estoque, para preencher todas as prateleiras.
O local deve ser capaz de expor seus produtos, ser agradável e chamativo, com espaços destinados à área de atendimento e circulação de clientes, e o restante reservado para área de escritório, caixa e estoque de produtos.
O tamanho da loja também será decisivo para o valor que você terá que investir de início em mercadorias. Por isso, aqui vale calcular quantos produtos e quanto custaria para preencher as prateleiras. Mas, fique atento também a expectativa de público: quantos clientes a loja comporta ao mesmo tempo?
Outra questão relevante é a facilidade de acesso à sua loja e a comodidade que ela oferece. Portanto, ofereça estacionamento e avalie também a presença de pontos de ônibus ou estações de metrô nas proximidades. Pois, além de garantirem fluxo para a sua loja, facilitam o acesso aos clientes. Um bicicletário também pode ser um diferencial se seu público tiver este tipo de hábito.
#FicaDica1: Quer saber como tornar sua loja aconchegante para o cliente? Então, leia o post como tornar sua loja instagramável?
Shopping ou loja de rua?
Como essa é uma dúvida que todo lojista têm ao decidir abrir seu negócio, nós criamos um post completo sobre esse assunto, nele você vai conseguir tirar suas dúvidas e também pode analisar as vantagens das duas opções. Clique aqui para ler!
#FicaDica2: Quer saber o que analisar na hora de escolher o local da sua loja? Então, leia o post checklist para alugar um ponto comercial.
5 – Escolha o nome da sua marca
Criar o nome da empresa não é uma das tarefas mais simples, exige trabalho, criatividade e muita pesquisa, e deve observar detalhes como a facilidade de pronunciar, escrever e lembrar.
É importante também fazer uma pesquisa junto ao INPI (Instituto Nacional da Propriedade Intelectual) para saber se o nome da sua marca está disponível, ou se tem algum nome semelhante no mesmo segmento que pode causar “dor de cabeça” futuramente.
Porém, o ideal é que você saiba o passo a passo de como registrar o nome de uma marca.
6 – Defina a estrutura da sua loja de presentes
Agora que você já analisou o mercado e definiu a localização do negócio, é importante avaliar o tamanho que a sua loja vai ser. Pois, o tamanho da loja de presentes vai determinar, por exemplo, a quantidade de mercadorias que você deverá ter em estoque, para preencher todas as prateleiras.
Enfim, o local deve ser capaz de expor seus produtos, ser agradável e chamativo. Uma loja de presentes padrão pode ter entre 30m² e 45 m², sendo cerca de 20m² destinados à área de atendimento e circulação de clientes, e o restante reservado para área de escritório, caixa e estoque de produtos.
Lembrando que, o tamanho da loja também será decisivo para o valor que você terá que investir de início em mercadorias.
7 – Escolha sua equipe
Como montar uma loja de presentes sem a equipe certa? Aqui está um dos principais pontos para o sucesso de sua carreira como empreendedor: contatar bem. Afinal, uma boa equipe é essencial para fazer um negócio dar certo. Sendo assim, dependendo do tamanho da sua loja você vai precisar de um comprador, alguém para a área administrativa, gerente e vendedores.
Em muitos casos, no início do negócio, o empreendedor acaba sendo um faz tudo e contrata alguém para auxiliar na área de vendas. Mas, mesmo que esse seja o seu caso, tenha em mente em apostar em alguém capacitado e experiente – ou ofereça treinamento. Afinal, o vendedor está diretamente ligado a lucratividade do seu negócio, bem como a reputação da sua loja. Pois, um mau atendimento pode fazer você perder um cliente para sempre.
O tamanho da sua equipe também será determinado por alguns pontos técnicos, como horário de funcionamento da empresa. Porém, nesse primeiro momento não se preocupe em ter uma grande equipe. Pois, em geral a estrutura com empreendedor + equipe de vendas funciona muito bem no início do negócio.
Aproveite e leia também: Técnicas de vendas para sua loja vender mais! Esse post pode ser usado para treinar e qualificar os seus vendedores. 😉
8 – Defina sua estratégia de marketing
Aqui nós voltamos para os pontos iniciais. Você já fez uma análise SWOT, definiu suas personas, o ponto comercial , o nome e agora precisa definir a forma de se comunicar com o seu público, desde a fachada da loja até suas redes sociais. Então, vamos lá:
- Invista em uma fachada atrativa, apostando em novidades para atrair clientes;
- Tenha um PDV (Ponto de venda) envolvente, acolhedor e principalmente vendedor. Baixe o nosso índice de visual merchandising e confira as principais técnicas de merchandising;
- Anuncie sua loja nas mídias (jornal, outdoor, rádio, TV e redes sociais) em que suas personas se encontram;
- O ideal é criar páginas corporativas. Ou seja, diferentes das suas pessoais e exclusivas para a sua loja. Como as redes sociais são canais bastante visuais, tome cuidado com as fotos e o conteúdo que vai publicar, pois, ambos devem ser de boa qualidade. Por isso, não é má ideia contar com um profissional de mídias sociais para lhe ajudar nessa tarefa.
#FicaDica: Quer saber mais sobre o assunto? Baixe nosso guia rápido redes sociais para lojistas! e veja no post Branding: Por que sua loja deve fazer? alguns exemplos que a Uatt? utiliza.
Além destes pontos, lembre-se sempre em focar no cliente. Afinal, ter uma loja de presentes significa ajudar pessoas a surpreenderem e marcarem ocasiões especiais. Você estará lidando com quem quer expressar carinho e admiração. Portanto, satisfaça essas demandas e certamente você terá sucesso.
9 – Defina seu mix de produtos
Lembra quando falamos que escolher o ponto de vendas é fundamental para focar em determinar público alvo? Então, esse tópico tem a mesma importância na hora de montar uma loja de presentes. Dependendo dos produtos que você for vender, você vai alcançar determinada clientela. Por isso, para ter sucesso nesta etapa é fundamental que você conheça muito bem seu público alvo.
Você deve ter domínio sobre com o que ele gosta de presentear, qual valor investe em um presente, que marcar consome e em quais datas presenteia. Pois, isso vai ajudar você a definir seu mix de produtos e cumprir seu objetivo final: vender. Para obter essas informações não é preciso nenhuma proeza. Então, converse com potenciais clientes, os ouça, e extraia o maior número de informações sobre seus hábitos ao presentear.
Além disso, é importante observar fornecedores, logística, custo de frete e etc. Afinal, sua operação precisa ser viável e a mercadoria se encaixar no seu orçamento.
10 – Fornecedor de Presentes – Onde comprar para revender
Quando se decide montar uma loja de presentes, é importante que você selecione alguns fornecedores de confiança e que realmente vão te entregar um produto de qualidade. Ou seja, uma empresa como a Uatt? que é a rede de presentes que mais cresce no Brasil.
Aqui Uatt? você encontra mais de 1.500 opções de presentes criativos para revender em sua loja, além disso, você pode contar com nossos consultores de vendas, que vão te orientar com dicas de exposição, vitrine e até mesmo, te ensinar a comprar produtos que realmente vão surpreender o seu público alvo, fazendo com que sua loja de presentes se mantenha em um crescimento constante.
11 – Fique atento a sua verba
De nada adianta estar alinhado para montar uma loja de presentes com todos os passos citados até agora, se não há verba, não é mesmo? Então, se você for montar uma loja multimarcas terá que colocar tudo em uma lista e somar, desde orçamento para as prateiras da loja, até o telefone no caixa. Coloque ainda na conta contador, investimento em produtos, impressora, equipe, aluguel do seu ponto de venda e tudo mais que for investir. Enfim, não esqueça nada. Se essa conta não der certo, você pode se perder e não dar conta de pagar tudo. Então, planeje-se!
12 – Fique atento às questões legais para montar uma loja de presentes
Para abrir e montar uma loja de presentes, você precisa seguir uma série de procedimentos legais, entre eles a contratação de um contador. Cá entre nós, essa parte e bem chatinha, mas absolutamente necessária. Então, leia com muita atenção, abaixo, os pontos a serem seguidos, segundo o SEBRAE:
Antes de abrir e montar uma loja de presentes, será necessário:
- Registros junto à Secretaria de Receita Federal, para obtenção do CNPJ;
- Registros na Junta Comercial;
- Registros junto a Receita estadual, para obtenção da inscrição estadual;
- Registros junto a prefeitura, para obtenção do alvará de localização;
- Registros na Secretaria Estadual da Fazenda;
- Enquadramento na Entidade Sindical Patronal em que a empresa se encaixa (é obrigatório o recolhimento da Contribuição Sindical Patronal por ocasião da constituição da empresa até o dia 31 de janeiro de cada ano).
- Cadastro na Caixa Econômica Federal (CEF) no sistema Conectividade Social;
- Autorização de funcionamento junto ao Corpo de Bombeiros – CBM;
- Indicação da Convenção Coletiva de Trabalho a ser utilizada, que neste caso, geralmente é o Sindicato dos Comerciários;
- Cadastro Municipal de Vigilância Sanitária (CMVC), do Sistema Estadual de Vigilância Sanitária (Sevisa);
Além disso, o SEBRAE recomenda que, além do contador, você fique atendo às leis federais para uma loja de presentes:
- Constituição da República Federativa do Brasil. Art 5°. Incisos XVII, XVIII e XIX.
- Código de Defesa do Consumidor (Lei nº. 8.078, de 11 de setembro de 1990).
Enfim, esses são os principais pontos legais que você deve prestar atenção na hora de montar sua loja de presentes. Com a ajuda de um contador tudo vai ficar super fácil!
O passo a passo que montamos reúne os principais pontos para começar uma loja de presentes. Mas lembre-se: cada caso é diferente e merece um olhar diferente. Portanto, tenha em mente sua realidade e comece seu negócio com os pés no chão.