Estamos em um período muito importante para grande parte das lojas de varejo, principalmente porque no início do ano não temos muitas datas sazonais para movimentar as vendas. Por isso, é muito importante dar uma bom destaque para sua vitrine de volta às aulas e atrair clientes para sua loja.
Se os letreiros, fachadas e luminosos da sua loja atraem clientes, as vitrine tem esse poder dobrado, por isso merecem, uma atenção maior em sua montagem. Pois, é através dela que você vai convencer os clientes a entrarem em sua loja. Porém, para isso acontecer, você certamente vai precisar estar com uma vitrine de volta às aulas atraente e criativa.
Já ouviu aquele ditado “a primeira impressão é a que fica”? Neste caso, a primeira impressão que causamos no cliente é através da vitrine! Pois, é ela vai montar os produtos que eles vão encontrar na sua loja.
Pensando nisso, separamos aqui algumas dicas e recomendações importantes para o sucesso das vendas na sua loja, através da montagem da vitrine de volta às aulas.
Cuidado com as falhas
O que é muito comum acontecer no varejo, é que os lojistas querem apenas vender, vender e vender. Afinal, quem não quer né? Mas, sem ter nenhum planejamento, deixando de lado pontos importantes, como: estoque, produtos, preços, temáticas e etc, fica mais difícil. Então, com a montagem de vitrine não é diferente.
Hoje encontramos muitas lojas que querem deixar todo o seu estoque exposto na vitrine, acreditando que isso vai aumentar o volume de vendas. Mas, no final o efeito é totalmente ao contrário. Então, lembre sempre: excesso de informação é o mesmo, que informação nenhuma!
Portanto, para não errar na sua vitrine de volta às aulas, é importante que você já tenha um estratégia clara. Então, pense: Qual o seu objetivo principal com a montagem da sua vitrine de volta às aulas?
Escolha seus Produtos
Você já sabe quais produtos você vai trabalhar na sua vitrine de volta as aulas? A escolha dos produtos que vão ser expostos na sua vitrine, vai ter total influência nas vendas. Além disso, lembre-se de verificar se você terá os produtos em estoque, para conseguir atender os pedidos dos seus clientes.
Aproveite também esse período do volta às aulas, para massificar os seus produtos de papelaria em sua vitrine. Outro ponto importante é, sua loja trabalhar produtos diferentes e criativos que os seus concorrentes não trabalham. Com isso, já terá um diferencial para sua loja se destacar diante de seus consumidores.
Promova um produto na sua Vitrine de Volta às Aulas
Escolha um produto por dia para promover em sua vitrine, seja com um desconto especial apenas para aquele dia ou um produto que é lançamento. Dê a ele um destaque especial, para que os seus clientes perceberem que tem algo diferente na sua loja.
Isso vai ajudar a aumentar o fluxo de pessoas na sua loja. Além disso, você vai conseguir ter um bom giro dos produtos em seu estoque.
Se possível, tente também mudar alguns produtos da sua vitrine de volta às aulas ao menos uma vez por semana. Substitua aqueles que não estão vendendo por outras novidades. Desta forma, as pessoas que passam todo os dias na calçada ou no corredor onde fica loja terão a oportunidade de conhecer melhor a variedade de produtos oferecidos.
Temática da sua Vitrine de Volta às Aulas
A escolha do tema para sua vitrine tem total relação com a escolha do seu objetivo. Então, pergunte sempre: o que você deseja transmitir para o seus clientes? O tema escolhido vai combinar com os seus produtos? Tudo isso é para se pensar com calma.
Tente criar ambientes inovadores, imaginação é sempre bem-vinda. Use adereços para complementar sua vitrine, como: manequins, adesivos, tecidos de fundos e acessórios. Crie cenários, use os produtos para contar uma história, por exemplo: organize os produtos do mesmo jeito que um estudante organizaria em sua mesa da escola. A criação de enredos prende a atenção do cliente a sua vitrine e pode despertar nele a vontade de comprar não apenas um produto, mas quem sabe o conjunto todo!
Fachadas das lojas
Já imaginou sua vitrine toda trabalhada e sua fachada com o letreiro caído, banner desbotado e luz queimada? Todo o seu trabalho em desenvolver uma bela vitrine foi por “água abaixo”.
A fachada da sua loja acaba se tornando um complemento da sua vitrine, que juntos se formam a imagem da sua loja. Portanto, uma manutenção periodicamente é sempre válida para manter sua loja impecável.
Inove e surpreenda os seus clientes
Seus clientes já estão cansados de encontrar os mesmo produtos na sua loja, todo ano?
O período do volta às aulas é uma boa oportunidade para sua loja inovar o mix de produtos, surpreender seus clientes e consequentemente, aumentar suas vendas.
Separamos aqui algumas opções de produtos e presentes criativos da Uatt? que você pode trabalhar na sua vitrine de volta às aulas. Então, confira!
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Mas, não adianta deixar tudo lindo para atrair seus cliente e depois não conseguir transformar as visitas em vendas, não é mesmo? Então, vamos para mais algumas dicas importantes para o volta às aulas!
Controle de estoque
Se o seu estoque não está organizado, as suas compras de reposições e lançamentos serão sem planejamento. Tendo em vista que muitos produtos que você está comprando, podem já estar no seu estoque e você não sabe, devido à falta de controle. Para ajudar nesta organização, separamos a Planilha de Controle de Estoque e Curva ABC.
Com o seu estoque organizado e controlado através de entradas e saídas, ficará muito mais fácil para você analisar o que você ainda tem armazenado. Assim como, a quantidade correta que realmente precisa ser comprada.
Atendimento
Um dos fatores que influenciam seus clientes na decisão de compra, é o atendimento dos seus vendedores. Nem sempre seus clientes estão em busca de preços, e um bom atendimento pode fazer com que ele opte pela sua loja, e não pela dos seus concorrentes. Lembre-se que o bom atendimento deve ser bem feito independente se o cliente vai comprar apenas uma caneta ou uma lista completa de materiais, presentes e demais artigos que você comercializa.
É importante você manter seu time de vendas alinhado e capacitado com as novidades e promoções da sua loja. E não esqueça de treinar os argumentos de vendas alinhados aos seus produtos. Uma equipe bem treinada e alinhada, precisa saber das seguintes informações:
- Conhecer a linha de produtos que vende em sua loja.
- Como abordar e sondar um cliente.
- Como contornar situações negativas.
- Como concluir uma venda para que o cliente retorne a sua loja.
E não se esqueça de divulgar que sua loja está com produtos lindos, promoções e preparada para receber seus clientes!
A propaganda é a alma do negócio
Com certeza você já deve ter ouvido o ditado que diz que, quem não é visto não é lembrado, não é mesmo?
Para atrair os seus clientes antigos e chamar a atenção de novos, é preciso entender seu público-alvo e pesquisar em quais meios de divulgação eles estão presentes, seja ele online ou offline!
A Uatt? ajuda sua loja com materiais de divulgação no PDV como: Adesivos, Voal, Display e Saia de Gôndola.
Para as mídias digitais, ajudamos com imagens para Facebook, Stories no Instagram e Whatsapp, tudo pensado para incrementar suas vendas e divulgar sua loja.
Crie ações de divulgações em redes sociais, como divulgar ítens e coleções diferentes no stories do Instagram, por exemplo.
Com o nosso guia rápido redes sociais para lojistas você vai ter uma ajudona pra sua loja voar rumo ao sucesso e vender mais através das redes sociais neste volta às aulas. Então, baixe grátis clicando aqui!
Se você trabalha com varejo, é importante que você comece a planejar e montar sua Vitrine de Volta às aulas o quanto antes, use sua criatividade, siga nossas dicas e mãos à obra!