Depois de identificar o público-alvo e saber para quem você vai vender em sua loja de roupas, chega a hora de adquirir seu mix de produtos. Será que vale investir em tendências? Ou melhor optar pelos produtos atemporais?
Se você está passando por essa fase e precisa de uma ajuda para decidir o que comprar, confira algumas dicas neste post!
Tenha seu público-alvo sempre em mente
Sabendo para quem se está vendendo, fica mais fácil selecionar os produtos que vão entrar no mix da sua loja de roupas. Por exemplo, se o seu público-alvo são mulheres dos 20 aos 40 anos, oferecer peças de vestuário e acessórios modernos, que seguem as tendências da moda, faz com que as vendas aumentem, já que essas escolhas atendem ao perfil de cliente.
Por outro lado, se o público for misto e as mulheres com mais idade também fizerem parte dele, é preciso repensar o posicionamento dos produtos para que elas também encontrem o que procuram na sua loja de roupas.
Sendo assim, não tem fórmula mágica: o produto ideal é aquele que combina bem com o seu público-alvo.
Falamos com mais detalhes sobre isso no post Como identificar o público-alvo da sua loja de roupas.
Produtos atemporais
Independentemente do seu público-alvo, você pode comprar alguns itens básicos, que nunca saem da moda. Esses são os produtos atemporais, que continuam vendendo bem independentemente de coleções ou estações.
Os produtos atemporais de uma loja voltada para mulheres adultas é diferente daqueles voltados para homens jovens. Por isso, vale procurar pelos clássicos que sempre vendem bem de acordo com o seu público-alvo.
Novidades
Assim como oferecer variedade, é importante ter sempre novidades da estação. Esses devem ser comprados com cautela e em menor número, para você testar com seus clientes.
É preciso acompanhar o comportamento dos consumidores em relação a determinados produtos para decidir se compra mais ou não.
Recuse algumas promoções
Imagine um lojista que compra uma quantidade certo produto só para aproveitar a promoção de um fornecedor. Caso o público não se identifique com a compra, é provável que as roupas fiquem encalhadas no estoque, e o que parecia uma boa compra acaba ficando no depósito.
Por isso, tome cuidado com fornecedores que tentam vender encalhes de fábrica para o lojista, mascarando-os com promoções irrecusáveis.
Cuidado com a variedade
Ter uma variedade de produtos disponíveis é importante para atrair mais clientes. Mas isso nem sempre significa lucro, pois aumentando a variedade aumentam também os custos.
Por isso, invista em variedade, mas de forma controlada, para não aumentar demais também os seus custos. É importante adquirir somente o que você sabe que vai vender.
Presentes criativos para complementar o mix
Se você não está satisfeito com os resultados de sua loja de roupas, que tal apostar em outras estratégias para diversificar o seu mix de produtos?
Investir em presentes criativos é uma ótima alternativa para ampliar a sua clientela e aumentar o seu faturamento. As tendências, modelos e cortes de roupas entram e saem do mercado de acordo com as estações e coleções, mas uma coisa é certa: os presentes nunca vão sair de moda.
Para saber mais, leia nosso post 12 vantagens de vender presentes criativos em sua loja de roupa.
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