Vender mais é bom e todo mundo gosta, certo? Certo! Mas para que isso aconteça o seu plano e modelo de negócio precisam estar bem estruturados. Então vamos iniciar esse manual respondendo a questão principal de forma simples e objetiva: os produtos rentáveis para vender na sua loja são aqueles que estão mais alinhados ao seu nicho de mercado e perfil de cliente. Mas para chegar a essa solução de forma eficiente e assertiva, é preciso seguir alguns passos. Confira abaixo o manual que preparamos para você.
1. Defina seu nicho de mercado
Para garantir a venda de produtos rentáveis que realmente alavancam o seu negócio, é importante ter em mente que atuar em segmentos específicos é um diferencial e tanto, pois é uma eficiente forma de fidelizar clientes e ser lembrado no momento de decisão de compra.
2. Estruture o seu modelo de negócio
Essa dica básica é essencial na hora de iniciar qualquer negócio também muito útil para facilitar a sua decisão da escolha dos produtos que vão impulsionar suas vendas lá na frente. Inicie o plano estratégico da sua loja criando planejamento e arquitetando como funcionará sua loja e quais soluções ela vai oferecer pro cliente. Exemplo: Loja física ou online? Loja externa ou dentro de galerias e shoppings? Funciona todos os dias da semana ou não? Em quais horários? Tem vendedor ou é autoatendimento? Entre outras questões.
3. Estude o perfil do seu público
Agora chegamos em uma das partes mais importantes: entender quem é o seu público, quais são as suas dores, que soluções eles buscam, de que forma consomem, classe social, etc. Contratar o serviço de empresas que fazem esse estudo de público e mercado pode ser o diferencial que vai te fazer sair ganhando. Invista! Com todas essas informações – e muitas outras – em mãos, fica fácil definir a sua persona e entender quais os produtos mais rentáveis que você pode oferecer em sua loja, aqueles que seu público realmente deseja e vai comprar.
4. Escolha o tipo e estilo dos produtos
Por fim, chegamos na parte de seleção dos produtos. E, sim, escolher o tipo e o estilo são coisas diferentes! Por exemplo, se sua loja vai oferecer luminárias, você definiu o tipo de produto, a categoria. Porém no mercado existem infinidades de luminárias dos mais variados estilos. Se o seu público é uma adolescente de 15 anos, provavelmente ela vai preferir luminárias descoladas, divertidas e fofas. Mas, se você identificou que seu público é um homem adulto na faixa de 40 anos e que mora sozinho, possivelmente o estilo de luminária que ele busca tenha um estilo mais sóbrio que combine com a decoração da sala recém mobiliada.
Mas não é só isso, produtos que convertem vendas também são aqueles associados a outros pontos de atenção, e existem algumas táticas para escolhê-los, como:
– Produtos que vendem em alta demanda
– Boa margem de lucro
– Produtos “chamariz”
– Sortimento da concorrência
– Marcas com boa aderência
– Produtos de alta qualidade
– Diversidade
Oferecer produtos rentáveis de verdade para a sua loja está diretamente associado ao ato de estudar e entender o seu público e suas necessidades. A partir desse movimento você maximiza as chances de acertar na oferta do que as pessoas estão buscando.
Gostou das dicas? Aqui no blog Boas Vendas você fica por dentro de tudo que precisa saber para a sua loja ser um sucesso. Acompanhe sempre!