Com um calendário cheio de datas comemorativas, apostar em uma loja de presentes criativos é uma excelente estratégia para empreendedores obstinados pelo sucesso. Aqui no Brasil, as pessoas adoram presentear e serem presenteadas. Por isso, investir neste setor é garantia de venda o ano todo!
Então, continue lendo este post e veja 6 passos para montar uma loja de presentes criativos.
1 – Defina sua Missão, Valores e Visão
Os objetivos do seu negócio começam aqui. Saber pra onde ir, como fazer e qual a postura que vai adotar para chegar ao resultado são os primeiros passos para um negócio de sucesso. Missão, Visão e Valores são a forma mais simples e poderosas de inspirar, motivar e engajar todos em sua empresa, afinal, representam a identidade organizacional da mesma.
Alguns dos passos para você definir estes 3 pilares são:
- Saiba o que é cada um
- Leve a elaboração a sério
- Ajustes, sim. Desvios, não
- Metas
- Tenha um sonho realizável
2 – Faça uma pesquisa de mercado
Esse é um ponto essencial na sua estratégia: avaliar o mercado. Ou seja, é preciso saber se a sua cidade, bairro ou rua comporta uma nova loja de presentes, caso já existam na sua região.
Neste caso o ideal é realizar uma pesquisa de mercado. Mas, pensando que você está iniciando um negócio e a verba pode estar curta, simplificamos esta etapa.
Dependendo do tamanho da sua cidade, seu foco pode ser apenas o seu bairro. Portanto, faça uma lista de todas as lojas de presentes do seu bairro ou cidade. Com isso em mãos, veja quantas lojas ficam perto de onde você pretende montar seu negócio.
Então, veja qual é a proposta destas lojas: quais segmentos atendem, a classe social de seus clientes e quais marcas vendem.
Com esses dados em mãos, faça uma análise SWOT (forças, fraquezas, ameaças e oportunidades). Essa análise vai te ajudar a montar um cenário do mercado em que pretende atuar, a escolher o ponto de venda adequado e posicionar sua marca.
3 – Defina suas personas
Antes de escolher o seu ponto comercial, você deve primeiro definir o posicionamento de sua loja e qual o público que pretende atingir. Inicialmente, crie as personas do seu negócio, ou seja, perfil com informações sobre as pessoas que consomem seus produtos. Você pode levantar os dados dos seus clientes através de pesquisas de satisfação e conversas informais ou Redes Sociais. Desta forma, é possível saber como atingir de forma amigável o universo do cliente e entender melhor quais são os seus desejos e sonhos de consumo. Essas informações vão dar uma boa indicação da localização ideal para o seu ponto comercial.
4 – Defina o local e a estrutura da sua loja de presentes criativos
Agora que você já analisou o mercado e definiu suas personas, é hora de definir a localização do negócio e avaliar o tamanho que a sua loja vai ser. O tamanho da loja de presentes vai determinar, por exemplo, a quantidade de mercadorias que você deverá ter em estoque, para preencher todas as prateleiras.
O local deve ser capaz de expor seus produtos, ser agradável e chamativo, com espaços destinados à área de atendimento e circulação de clientes, e o restante reservado para área de escritório, caixa e estoque de produtos.
O tamanho da loja também será decisivo para o valor que você terá que investir de início em mercadorias. Aqui vale calcular quantos produtos e quanto custaria para preencher as prateleiras. Mas, fique atento também a expectativa de público: quantos clientes a loja comporta ao mesmo tempo?
Outra questão relevante é a facilidade de acesso à sua loja de presentes criativos e a comodidade que ela oferece. Ofereça estacionamento e avalie também a presença de pontos de ônibus ou estações de metrô nas proximidades. Além de garantirem fluxo para a sua loja, facilitam o acesso aos clientes. Um bicicletário também pode ser um diferencial se seu público tiver este tipo de hábito.
#FicaDica: Quer saber como tornar sua loja aconchegante para o cliente? Então, leia o post como tornar sua loja instagramável?
Shopping ou loja de rua?
Como essa é uma dúvida que todo lojista têm ao decidir abrir seu negócio, nós criamos um post completo sobre esse assunto, nele você vai conseguir tirar suas dúvidas e também pode analisar as vantagens das duas opções. Clique aqui para ler!
5 – Defina sua estratégia de marketing
Aqui nós voltamos para os pontos iniciais. Você já fez uma análise SWOT, definiu suas personas, o ponto comercial e agora precisa definir a forma de se comunicar com o seu público, desde a fachada da loja até suas redes sociais. Vamos lá:
- Invista em uma fachada atrativa, apostando em novidades para atrair clientes;
- Tenha um PDV (Ponto de venda) envolvente, acolhedor e principalmente vendedor. Baixe o nosso índice de visual merchandising e confira as principais técnicas de merchandising;
- Anuncie sua loja nas mídias (jornal, outdoor, rádio, TV e redes sociais) em que suas personas se encontram;
- O ideal é criar páginas corporativas, ou seja, diferentes das suas pessoais e exclusivas para a sua loja. Como as redes sociais são canais bastante visuais, tome cuidado com as fotos e o conteúdo que vai publicar. Portanto, ambos devem ser de boa qualidade, e, por isso, não é má ideia contar com um profissional de mídias sociais para lhe ajudar nessa tarefa.
#FicaDica: Quer saber mais sobre o assunto? Então, baixe nosso infográfico: Venda mais com suas Redes Sociais e veja no post Branding: Por que sua loja deve fazer? alguns exemplos que a Uatt? utiliza.
Além destes pontos, lembre-se sempre em focar no cliente. Ter uma loja de presentes criativos significa ajudar pessoas a surpreenderem e marcarem ocasiões especiais. Afinal, você estará lidando com quem quer expressar carinho e admiração. Portanto, satisfaça essas demandas e certamente você terá sucesso.
6 – Defina seu mix de produtos
Aqui voltamos o foco para as personas. Dependendo dos produtos que você for vender, você vai alcançar determinada clientela. Portanto, para ter sucesso nesta etapa é fundamental que você conheça muito bem elas.
Você deve ter domínio sobre com o que elas gostam de presentear, qual valor investem em um presente, que marcas consomem e em quais datas presenteiam. Isso vai ajudar você a definir seu mix de produtos e cumprir seu objetivo final: vender.
Além disso, é importante observar fornecedores, logística, custo de frete e etc. Ou seja, a sua operação precisa ser viável e a mercadoria se encaixar no seu orçamento.
Estes passos irão ajudar seu projeto a sair do papel e tornar sua loja de presentes criativos campeã em vendas na sua região!
Agora, quer conhecer na prática como os presentes criativos encantam e emocionam?
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