O WhatsApp tornou-se um dos aplicativos com maior número de usuários no mundo com quase 1 bilhão de usuários. Só no Brasil são mais de 100 milhões. Mas, como usar o WhatsApp para vender?
Usado para trocar mensagens, o WhatsApp é indispensável na estratégia de marketing e vendas de uma loja de presentes, não só porque vai fazer você vender mais, mas porque as pessoas se amaram no aplicativo.
Uma pesquisa feita pela Mobile Time/Opinion Box fez a seguinte pergunta: se você pudesse instalar apenas um aplicativo no seu smartphone, qual escolheria? Disparado na liderança, o WhatsApp aparece com a principal escolha para 53% dos internautas. Com o estudo é possível perceber o quanto aplicativo é importante para as pessoas. Por isso, veja a seguir como usar o WhatsApp para vender e formas de tirar proveito desta ferramenta para sua loja de presentes.
Como usar o WhatsApp para vender mais
Milhares de lojas do varejo já tem o WhatsApp como um dos principais canais de venda. Afinal, a ferramenta pode ser usada para enviar fotos de presentes para as clientes, negociar e acertar pagamento. E se sua loja oferecer entrega, combinar a melhor data e horário de entregar o presente na casa ou trabalho do cliente.
O WhatsApp é uma poderosa ferramenta para gerar vendas. Um dos motivos é fato das pessoas terem uma relação muito próxima com seus smartphones e tablets, e por isso se torna tão fácil negociar e vender. Ou seja, o imediatismo é uma das principais vantagens. Afinal, as pessoas checam o aplicativo dezenas de vezes ao dia, por isso uma venda pode ser feita em poucos minutos.
O ideal é que você tenha uma pessoa dedicada a atender os clientes via aplicativo. Mas, lembre-se de sempre manter um tom profissional, sem exagerar em emojis e abreviações.
Como usar o WhatsApp para divulgar minha loja
Chegou produto novo? Tem promoção entrando no ar? Então, que tal compartilhar essas novidades pelo WhatsApp com seus clientes? Aproveite a ferramenta para divulgar sua loja de presentes.
O WhatsApp, por ser tão próximo as pessoas, como falamos no tópico anterior, é muito eficiente para divulgar uma empresa. Diferente de um e-mail, onde as taxas de abertura são baixas, ou das redes sociais, no WhatsApp é quase impossível que sua mensagem não seja visualizada. Então, aproveite isso!
Mas, lembre-se de não ser invasivo e enviar propaganda diariamente. Pois, se isso acontecer, as chances de você ser bloqueado são grandes.
Outro ponto importante é o spam. Jamais compre lista de telefones para disparar propaganda para quem não pediu. Além de ser uma prática antiética, a reputação da sua loja pode ficar seriamente comprometida. Comunique-se apenas com quem autorizou.
Use o WhatsApp para manter contato com seus clientes
Além de servir para negociar e divulgar, o WhatsApp é uma excelente ferramenta para manter contato com seus principais clientes. Diferente das ligações, que são invasivas, o WhatsApp é um ótimo local para conversar com os clientes.
É importante manter uma conversa com seus principais geradores de receita e não apenas contatá-los quando quer oferecer um produto. Enfim, use a ferramenta também para enviar felicitações por aniversários e datas especiais, como no dia das mães.
Dicas úteis e rápidas para aproveitar o WhatsApp
– Não demore mais que 12 horas para responder seus clientes. Claro, durante o dia o ideal é que o cliente não espere mais que 30 minutos, mas a noite em geral as mensagens serão respondidas apenas no outro dia;
– Tenha um número exclusivo de WhatsApp para a sua loja. Ou seja, não use o seu telefone particular para isso;
– Nunca envie vídeos ou conteúdos com pautas como política, futebol e religião. Sobre conteúdo com duplo sentido não precisamos nem falar, né?
– Use o WhatsApp Web na sua loja. Pois, você vai conseguir se comunicar melhor e mais rápido;
– Jamais deixe um cliente sem resposta ou o deixe falando sozinho. Se assumiu o compromisso de atender por WhatsApp, atenda;
– Divulgue seu número em todos os lugares onde você possa encontrar o seu público alvo: site, flyers e qualquer outro material de divulgação;
– Tenhas respostas padrões prontas para agilizar o atendimento. Por exemplo, para perguntas como: quais cartões a sua loja aceita, se é possível parcelar, o endereço e etc. Lembre-se de sempre se apresentar e perguntar pelo nome do cliente no início da conversa.
Concluindo
Além de ajudar você a vender mais, aderindo ao WhatsApp, sua loja estará oferecendo um serviço desejado pelo consumidor. E isso é o mais importante. Ao invés de exigir que o cliente te ligue para saber alguma informação, dê a ele a opção de falar pelo aplicativo e o faça mais feliz.
Mas o fundamental nessa conversa toda é: explore ao máximo a ferramenta e acompanhe a evolução das suas vendas. Temos certeza que você irá se surpreender com os resultados.
E você, tem mais alguma dica sobre como usar o WhatsApp para vender? Como tem sido os resultados com o uso do WhatsApp na sua loja? Nos escreva nos comentários!