Como vender mais através de sorteios - Blog Boas Vendas
Como vender mais através de sorteios

Como vender mais através de sorteios

Os sorteios são ótimas formas de atrair os consumidores para a sua loja e se relacionar com eles, além de gerar um grande aumento nas vendas quando são bem planejados. Mas, como vender mais através de sorteios?

Se você já realizou sorteios sabe da importância que eles têm para criar um público cativo e vender mais em várias épocas do ano. E se você ainda não fez e não sabe como vender mais através de sorteios, a gente explica:

Vantagens de realizar sorteios em sua loja

Para começar, nada melhor do que mostrar para vocês as inúmeras vantagens que os sorteios podem trazer para sua loja. Então, confira algumas delas:

  • Gerar mais vendas a curto prazo;
  • Liquidar um estoque;
  • Lançar uma coleção;
  • Movimentar a loja em épocas de pouco movimento;
  • Se destacar da concorrência (principalmente de quem vende produtos similares);
  • Fidelizar clientes;
  • Atrair clientes novos;
  • Tornar a loja mais conhecida;
  • Vender mais em datas comemorativas.

Como vender mais através de sorteios

Comunique o sorteio

Informe os clientes que sua loja vai fazer um sorteio incrível por meio de comunicações no seu interior usando display, adesivo de vitrine, banner, mobile, flyer e folheto (nesses casos você pode levar a informação para o público externo também). Então, se você utiliza redes sociais e aplicativos de celular, aproveite para divulgar também nesses meios.

Use o sorteio como argumento de venda

Um sorteio foge um pouco da rotina, sua equipe precisará estar alinhada para entender tudo sobre a ação. Então, aproveite e treine-a para usar o sorteio como um bom argumento de venda, isso irá influenciar o cliente na decisão de compra.

Relacione o seu sorteio aos produtos que sua loja trabalha

Vamos citar aqui alguns exemplos para que sua loja possa fazer a ligação de produtos com sorteios. Mas claro, tudo isso dependerá também da verba que você terá disponível para realizar está ação.

Por exemplo:

  • Almofadas de pescoço e mochilas estão relacionadas a férias e viagens, exemplo de sorteio: intercâmbio e cruzeiro;
  • Canecas, copos e garrafas estão relacionadas a bebida, exemplo de sorteio: happy hour com mais 5 amigos;
  • Porta-retratos estão relacionados momentos marcantes, exemplo de sorteio: salto de paraquedas;
  • Utensílios para casa estão relacionados ao lar e à família;
  • Jogos estão relacionados à diversão, exemplo de sorteio: parque de diversões.

Para ficar ainda mais claro, vamos supor que você escolha sortear um café colonial para duas pessoas na compra de canecas. Viu como uma coisa está bem ligada a outra? Isso instiga a vontade do cliente em participar, afinal, se ele gosta de canecas, certamente gostará de café também. 🙂

Hora de se planejar

Então, agora que você já sabe que pode vender mais através de sorteios você precisa se planejar e definir algumas questões:

Qual tipo de público pretendo atingir?

Por exemplo, mães, namorados, mulheres na faixa de 30 a 40 anos.

Qual o motivo do sorteio?

Por exemplo, lançar uma coleção, atrair novos consumidores.

Quais as regras para o sorteio?

Além de registrar seu sorteio na Caixa Econômica Federal, você precisará ter as regras bem claras e expostas em sua loja.

Qual a data de início e término?

É muito importante definir datas para gerar impulso de compra no consumidor.

Como será feita a comunicação?

É importante pensar na parte visual do sorteio, escolher os melhores elementos para comunicar e deixá-los bem visíveis em sua loja.

Fique ligado: crie sorteios diferentes, criativos, que fujam do comum. Acredite, o cliente percebe quando o sorteio é só mais uma ação, sem muita preocupação com a satisfação dele.

Com todas essas informações fica mais fácil definir o que será sorteado. O produto ou serviço precisa atrair a atenção do cliente, ter algum diferencial, fazê-lo comprar na sua loja para participar da promoção.

Como fazer parcerias com fornecedores que realizam sorteios

Uma boa alternativa para você que deseja realizar sorteios em sua loja, mas não tem verba para criar algo que surpreenda seus clientes, é buscar parcerias.

Mas afinal, como posso fazer sorteio em parceria com outras empresas?

Bom, isso pode ser mais simples do que você imagina! Então, vamos citar um exemplo bem simples, mas muito presente no varejo.

Sabe quando você vai ao supermercado e encontra algum banner dizendo: Na compra de um produto da marca XX você concorre a uma 10 tablets?  Então, isso significa que o mercado fez uma parceria com o fornecedor, que liberou o direto e a comunicação para o estabelecimento divulgar e deixar os seus consumidores finais a participarem do sorteio.

Mas o que eu vou gastar com isso?

Na maioria das vezes sua loja só vai ter que fazer uma compra de produtos com o seu fornecedor com os produtos que ele está promovendo na campanha. Mas como sua loja já deve fazer isso de costume, você só tem a ganhar. Assim como a Uatt? que realiza parcerias de sorteios com seus clientes lojistas para colaborar com o aumento de suas vendas.  Os lojistas que adquirirem determinados produtos e seguirem as regras, ganham o direito de deixar os seus clientes finais participarem do sorteio que está acontecendo em um determinado período ou campanha.

Ficou com alguma dúvida sobre como vender mais através de sorteios? Então, deixe um comentário abaixo. Até a próxima!