Como usar o Instagram para vender mais em sua loja

Varejista que se preze sabe que a alma do negócio é uma boa divulgação, ainda mais quando a loja é novidade na região. O que alguns varejistas ainda não perceberam é a força que as redes sociais tem em atingir milhares de pessoas. E o melhor, gastando pouco. Enfim, são essas novas formas de mídias, como o Instagram, que estão criando novos casos de sucesso e trazendo, à visão dos consumidores, produtos que antes não chegavam ao conhecimento da massa.

É pensando nessas novas opções de divulgação que elaboramos esse post para ensinar a vender mais pelo com o Instagram. Então, vem com agente!

Como usar o Instagram para vender mais em sua loja

O Instagram é a maior rede social de fotografias e vídeos, foi criado em outubro de 2010, mas foi em meados de 2011 que começou a ganhar notoriedade. Atualmente a rede pertence a Mark Zuckerberg, o mesmo dono do Facebook – rede que linkou algumas funções ao Instagram. São mais de 500 milhões de usuários ativos (sendo deles 7% brasileiros, aproximadamente 35 milhões) e 95 milhões de fotos compartilhadas a cada 24 horas. O grande diferencial do Instagram é a capacidade de poder fotografar, editar e compartilhar a imagem dentro do próprio aplicativo. Sem contar a possibilidade de utilizar hashtags, navegar por outros perfis e utilizar a nova ferramenta Instagram Stories (uma espécie de Snapchat da rede).

Bom, vamos ao que interessa: Como usar o Instagram para vender mais em sua loja

1 – Primeiros passos

Primeiramente, se você ainda não tem, crie uma conta para a sua loja. Para isso você vai precisar de:

  • Um e-mail, ou, número de telefone;
  • Escolher um nome de usuário fácil, preferencialmente o nome da sua loja, sem números ou sinais.
  • Criar um texto curto que apresente o estabelecimento,que convença o cliente a te conhecer.
  • Se você tiver um site ou página no facebook, também poderá colocar em seu perfil.
  • Escolha uma imagem para por de perfil da rede. Mas, antes de mais nada, certifique-se que a imagem escolhida está em boa qualidade e dimensão (mín 110×110 pixels). Para o perfil é recomendado utilizar a logo da loja, nada de colocar imagem da fachada ou de um manequim.

Como usar o Instagram para vender mais em sua loja

2 – Perfil Comercial

Depois de finalizada a primeira etapa, vem um passo importante e bem fácil. Transforme o perfil da sua loja em perfil comercial. Para fazer a transição acesse as configurações e aperte em “Mudar para perfil comercial”, conceda permissão ao Facebook a linkar suas contas e fim. Então, agora oficialmente você possui uma página comercial no Instagram. E quais são as vantagens? Mudando de conta pessoal para comercial, você tem acesso a informação de visitas, localidade, informações de contatos e possibilidade de patrocínio – adiante tocaremos nesse assunto.

3 – Publicações

O Instagram, no mundo do marketing, é visto como a rede onde os usuários irão procurar por estilos de vida, desejos de consumo e dicas de estilo. Por isso, as fotografias do seu perfil dever estar em ótima qualidade. São as imagens das roupas, presente, flores ou produtos da sua loja que vão subjetivamente dizer ‘comprem aqui e adquiram esse estilo de vida’.

Como usar o Instagram para vender mais em sua loja

As dicas práticas de zelo pela imagem de sua loja no Instagram são:

  • Cuide da angulação e, preferencialmente, peça para alguém da sua equipe utilizar a peça (descarte os manequins para esse serviço).
  • Uma boa fotografia para usar no Instagram deve ter no mínimo 1080 x 1080 pixels. Então, se o seu celular não tiver uma câmera razoável, tire a fotografia em uma máquina digital.
  • Ao usar filtros (ou ao editar uma imagem) não exagere. Corrija poucas coisas e deixe o produto o mais natural possível. Ou seja, é preferível que você selecione bem o local da fotografia para na edição o mínimo ser retocado.

4 – Legendas

Use legendas com sabedoria. Lembre-se que o Instagram é uma rede rápida, onde as pessoas prezam pelo visual e não por textos e links. Então, diga o básico: modelo, valor e tendência. Mais do que isso pode se tornar chato. Ou, se preferir, faça uma legenda sobre momentos da vida e convide a pessoa a visitar seu site. Ah!, links não são bem vindos na legenda.

5 – Hashtags

Já as hashtags são pequenas palavras, ou, frases que veem acompanhadas do jogo da velha (#). A utilidade da ferramente é alocar sua imagem dentro de um assunto, por exemplo, você quer divulgar uma composição com vestido azul: #azul #vestido #lookdodia. Ou seja, as tags nada mais são que marcações que indicam qual o assunto que a fotografia aborda. Por isso, pense bem antes de lotar de tags que dizem a mesma coisa, ou aquelas ENORMES que não levam a lugar nenhum.

Como usar o Instagram para vender mais em sua loja

6 – Ganhar seguidores

Não existe uma fórmula mágica de ganhar seguidores no Instagram, muito vai depender da relevância da sua loja e da forma visual que ela é apresentada na rede. Então, as dicas para potencializar o número de seguidores são: siga perfis de potenciais clientes e, possivelmente, ele seguirá você de volta; Comente em páginas de lojas famosas, possivelmente, alguém possa se interessar pelo seu perfil; divulge seu perfil do Instagram em outras redes sociais e em mídias da loja; faça ações exclusivas para seguidores

7 – Patrocínio

O patrocínio no Instagram ainda é algo recém lançado e as métricas não são bem desenvolvidas para perceber se o investimento equivale o resultado. Enfim, assim como no Facebook você pode investir algum quantia na publicação para que apareça na linha do tempo de potenciais clientes seus. Você seleciona esse público através de interesses relacionados e costume de rede, quando ele menos esperar será impactado por uma publicação de sua loja. Outro diferencial de uma publicação patrocinada é a possibilidade de incluir um botão que leve o cliente diretamente para seu site, o chamado call to action (chamada para ação). Por exemplo, você pode patrocinar uma fotografia onde apareça um botão escrito “saiba mais” e ele leve seu cliente para a página de tendências 2017.

8 – Extras

  • Lembre-se de responder, o quanto antes, todas as perguntas feitas por comentário e/ou mensagem direta.
  • Nas publicações, cuide bem da língua portuguesa.
  • Não repita as fotos, inove e evite imagens com textos chamativos.
  • Esporadicamente, republique fotos de seus clientes.
  • Utilize hashtags padrão do segmento da sua loja.

Perfis de inspiração:

Loja de Presentes: https://www.instagram.com/uattoficial/

Floricultura: https://www.instagram.com/gigifloresconceito/

Lojas de Roupas: https://www.instagram.com/riachuelo/
https://www.instagram.com/adorofarm/

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