Como usar o Facebook para vender mais em sua Loja
Como usar o Facebook para vender mais em sua Loja

Como usar o Facebook para vender mais em sua Loja

Na era digital, a divulgação em redes sociais de estabelecimentos comerciais é necessária. Principalmente quando estamos falando do facebook, uma ferramenta disponível gratuitamente e que tem um grande potencial de vendas e relacionamento com os clientes. Então, usar o Facebook para vender mais é uma ótima estratégia para sua loja!

Por isso, juntamos informações e dicas relevantes sobre Como usar o Facebook para vender mais em sua Loja e montamos esse mini tutorial para você aplicar em seu comércio o quanto antes! 😉

O Facebook noBrasil

O Facebook é uma rede social fundada por Mark Zuckerberg em 2004, nos EUA, mas, se popularizou somente em 2012. No Brasil os dados são impressionantes: Dos 1,5 bilhões de usuários, mais de 100 milhões ativos são brasileiros. No início do ano, o Brasil apareceu na lista dos cinco países que mais acessam o Facebook e não seria por menos, pois a cada 10 brasileiros, oito acessam a rede diariamente. Bom, depois da pequena amostra de como a rede é influente no nosso país, torna-se difícil não querer fazer parte dela. Então, aqui vão algumas dicas de Como usar o Facebook para vender mais em sua Loja.

Como usar o Facebook para vender mais em uma Loja

1 – Crie uma Fanpage

Primeiro passo é montar uma fanpage, existem duas maneiras. A primeira é você criar uma página com um endereço de e-mail próprio da loja, ou utilizando uma conta pessoal. O processo é simples, basta ir no painel esquerdo e clicar no link criar página. Logo após, clique em “negócios locais ou local”. Em seguida, preencha os dados pedidos a seguir (perfil, foto de perfil, e o público de interesse da página).

O outro método de criar uma página, é um pouco mais demorado, mas pode surtir um efeito maior. Caso você acredite que sua loja não tem força de marca o suficiente para gerar curtidas, você pode montar um perfil da sua loja. Isso mesmo, monte um perfil da loja com fotos, publicações rotineiras e interações, e claro, adicione muitos amigos. Espere alguns dias para o perfil da loja de roupas ter uma quantidade razoável de amigos e aí faça o seguinte: Publique o perfil da loja para se tornar uma página no Facebook, acesse o link https://www.facebook.com/pages/create/migrate e siga os passos para transformar o perfil em páginas.

O ganho dessa prática é que todos os amigos adicionados no perfil, automaticamente, serão ‘curtidores’ da página da sua loja. Resumindo: se o perfil da loja de roupa possuía 684 amigos, ao transformar em página você já terá 684 curtidas. Claro que nem tudo são flores, as publicações realizadas no perfil não migram para a página e você tem 14 dias para salvar e/ou repostar todo o conteúdo, até que o perfil seja definitivamente excluído.

2 – Link Personalizado para sua loja no facebook

Você também pode inserir um link direto para sua página. O trecho para personalização de endereço é durante o preenchimento ‘sobre’, no final da tela.

3 – Acerto de detalhes

Após a página no Facebook da sua loja de roupas ser criada, atente-se para os seguintes detalhes: ao lado esquerdo da tela acesso o sobre e preencha todos os dados da sua loja, como:

  • Foto principal da página deve representar a loja. Não coloque imagem de roupa ou da fachada;
  • Imagem de capa. Atente-se para o que chama atenção! Por exemplo, uma imagem sobre a coleção da época, lançamentos de produtos ou campanha vigente é uma boa dica.

No mundo do marketing, o Facebook é visto como a rede perfil para o cliente ter contato direto com a loja, receber informações úteis sobre a loja e o universo que a cerca e ser seduzido pelos produtos. Por isso, tome cuidado com a qualidade e tamanho da imagem, antes de publicar veja as dimensões para a rede.

Pronto, agora você está com tudo pronto para começar a gerar conteúdo. 😉

4 – Tamanho das imagens para sua página no facebook

  • IMAGEM DO PERFIL – dimensões de 160 x 160 pixels
  • CAPA – dimensões de 828 pixels de largura por 315 pixels de altura

5 – Publicações

Assim como nas outras redes, não existe um receita de sucesso que se aplique a todas as lojas. Afinal, as redes sociais são baseadas em comportamentos que alteram conforme a pessoa e a vontade dela. Entretanto, existem conteúdos que certamente podem gerar bons frutos e eles são os que geram interação na página. Então, aproveite a facilidade de aproximação que você tem ao seu cliente e faça um contato pré-venda, por exemplo. Apresente as próximas peças, pergunte a opinião dele. Ou, utilize posts como sanadores de dúvidas do cliente. Ou seja, aproveite para dar dicas de como usar os seus produtos e até do que fazer no final de semana. Atente-se também pelo uso da linguagem, tanto visual quanto escrita, ela deve condizer com seu comportamento de marca.

Criar conteúdos com informação também são ótimos, pois são eles que geraram interação na página. E o melhor, os posts não necessariamente precisam ser feitos por alguém de sua equipe. Em uma publicação, você pode compartilhar links de jornais e revistas, mas apenas aqueles que façam parte do universo da sua loja. Por exemplo, publicar fotos de modelos, desfiles e vídeos de dicas. E no final dela perguntar a opinião do cliente. Enfim, são as interações dos clientes que fazem a página se tornar mais e mais relevante.

Então, dá só uma olhadiha neste exemplo de uma publicação em nossa página:

Você também pode fazer alguns posts de publicidade/conversão. Ou seja, aqueles direcionados para a venda. Entretanto, faça com cautela e poucos. As publicações com conteúdos são as que mais fazer sua página crescer, então busque uma média de a cada 10 posts três serem de publicidade.

Lembre-se: o Facebook é visual e o maior objetivo de ter uma página de loja nele é o de criar envolvimento e força de marca, para levar o cliente até seu estabelecimento.

6 – Ganhar curtidas e patrocínio

Para aumentar o número de curtidas na página de uma loja de roupas no Facebook o segredo é divulgar. Espalhe o endereço de sua página nas demais mídias da loja. Outra forma é pedir para sua equipe divulgar entre os amigos, divulgue em outras redes e conte aos clientes. Você também pode criar promoções exclusivas para quem curte a página. Enfim, crie conteúdos que gerem compartilhamentos, são bons chamarizes para curtidas. Patrocínios também ajudam a fazer com que sua página apareça para os potenciais clientes, como ‘página sugerida’.

O patrocínio no Facebook existe há um tempo razoável e as métricas e acessos de informações são bem desenvolvidas. Usando o impulsionamento de publicações, você pode investir algum quantia na publicação para que apareça na linha do tempo de potenciais clientes seus. Ou seja, você seleciona esse público através de interesses relacionados e costume de rede, quando ele menos esperar será impactado por uma publicação de sua loja de roupa. Outro diferencial de uma publicação patrocinada é a possibilidade de incluir um botão que leve o cliente diretamente para seu site, o chamado call to action (chamada para ação).

Exemplo, você pode patrocinar uma fotografia onde apareça um botão escrito “saiba mais” e ele leve seu cliente para a página de tendências 2017. O próprio Facebook dá suporte para os mais leigos criarem os próprios anúncios, você pode acessar: https://www.facebook.com/business/products/ads/. Ou, você pode optar em contratar um social media, profissional especialista em redes sociais.

Enfim, estas são algumas ações para fazer com o Facebook para vender mais. Veja mais algumas:

7 – Extras para sua loja utilizar o Facebook para vender mais

  • Lembre-se de responder, o quanto antes, todas as perguntas feitas por comentário e/ou mensagem direta.
  • Tenha um profissional exclusivo para as redes sociais.
  • Nas publicações, cuide bem da língua portuguesa e respeita a postura da marca.
  • Não repita as fotos, inove e evite imagens com textos chamativos demais.
  • Esporadicamente, republique fotos de seus clientes.
  • Não faça publicações de cunho político, agressivo ou preconceituoso.
  • O Facebook é uma rede visual, preste atenção na qualidade da imagem.
  • Crie promoções exclusivas para a rede e divulgue para os clientes.
  • Não exagere na quantidade de informações, faça em média 2 por turno manhã/tarde/noite.

A sua loja possui página no Facebook? Se ainda não, aproveite nossas dicas e use o Facebook para vender mais!

Por fim, continue acompanhando o blog Boas Vendas e veja mais dicas como esta.