Campanhas de marketing para a Copa do Mundo

A Copa começa hoje e muitas marcas buscam aquecer suas vendas com campanhas de marketing para a Copa do Mundo. Mas, fique atento sobre o que você pode e o que não pode usar na divulgação!

Quais campanhas de marketing para a Copa do Mundo você pode utilizar

Regulamentadas junto ao INPI (Instituto Nacional da Propriedade Intelectual), palavras como “Copa do Mundo”, “Copa do Mundo 2018”, “Rússia 2018” e “FIFA” são marcas registradas e para utilizá-las em campanhas de marketing para vendas é preciso ser um patrocinador oficial do evento. Então, se não for o caso, a propaganda pode ser considerada uma infração e pode gerar multa. 😱😱😱

Portanto, para não correr riscos, é importante que você pesquise bem antes de fazer seus anúncios. O mesmo vale para o uso de termos como “Seleção Brasileira”, que pertencem à CBF e acarretam os mesmos problemas caso utilizadas indevidamente.

Evite um 7×1 e utilize termos similares como: Nossos Craques, Queremos a Taça, etc..Afinal, sabemos que na briga entre a “seleção da sua loja” e “seleção FIFA” quem pode levar goleada é a sua!

Outra dica! Antes de pensar sua campanha, é bom você inteirar-se sobre algumas leis:

    • Lei nº 9.279/96 – Lei da Propriedade Industrial
    • Lei nº 9.610/98 – Lei de Direitos Autorais
    • Lei nº 8.078/90 – Código de Defesa do Consumidor
    • Código do CONAR – art. 31

Veja o que você pode e principalmente o que não pode fazer em suas campanhas:

Promoções e sorteios offline e online

O uso de ingressos da Copa 2018 para realização de concursos, sorteios (cupom ou redes sociais), rifas, loterias, não serão permitidos. O mesmo vale para produtos personalizados da loja com símbolos oficiais ou palavras registradas pela FIFA. Pois, estas são práticas que visam arrecadação direta ou promoção de marca e atribuem associação comercial indevida ao evento.  Então, aproveitamos o “gancho” para destacar que para qualquer realização de sorteio ou promoção, independente se for para Copa ou outras datas sazonais, será necessário o registro do sorteio ou promoção, determinado pela Lei nº. 5.768/71, junto à Caixa Econômica Federal.

Decoração de loja

Na decoração de loja está proibido o uso de marcas e símbolos oficiais de propriedade da FIFA. Mas, é permitido o uso de elementos genéricos como:  bandeiras, bolas e outras figuras vinculadas ao futebol, à times, etc. 

Espero que este artigo lhe ajude com sua campanhas de marketing para a Copa do Mundo e que você marque um gol de placa nessa Copa!

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Material Complementar

Para encontrar mais informações você pode consultar o Guia: uso das marcas da FIFA e o Regulamento de Mídia e Marketing para a Copa do Mundo de 2018 na Rússia, disponibilizados pela FIFA.

Ps: Estes documentos estão em inglês.;)