A Copa começa hoje e muitas marcas buscam aquecer suas vendas com campanhas de marketing para a Copa do Mundo. Mas, fique atento sobre o que você pode e o que não pode usar na divulgação!
Quais campanhas de marketing para a Copa do Mundo você pode utilizar
Regulamentadas junto ao INPI (Instituto Nacional da Propriedade Intelectual), palavras como “Copa do Mundo”, “Copa do Mundo 2018”, “Rússia 2018” e “FIFA” são marcas registradas e para utilizá-las em campanhas de marketing para vendas é preciso ser um patrocinador oficial do evento. Então, se não for o caso, a propaganda pode ser considerada uma infração e pode gerar multa. 😱😱😱
Portanto, para não correr riscos, é importante que você pesquise bem antes de fazer seus anúncios. O mesmo vale para o uso de termos como “Seleção Brasileira”, que pertencem à CBF e acarretam os mesmos problemas caso utilizadas indevidamente.
Evite um 7×1 e utilize termos similares como: Nossos Craques, Queremos a Taça, etc..Afinal, sabemos que na briga entre a “seleção da sua loja” e “seleção FIFA” quem pode levar goleada é a sua!
Outra dica! Antes de pensar sua campanha, é bom você inteirar-se sobre algumas leis:
-
- Lei nº 9.279/96 – Lei da Propriedade Industrial
- Lei nº 9.610/98 – Lei de Direitos Autorais
- Lei nº 8.078/90 – Código de Defesa do Consumidor
- Código do CONAR – art. 31
Veja o que você pode e principalmente o que não pode fazer em suas campanhas:
Promoções e sorteios offline e online
O uso de ingressos da Copa 2018 para realização de concursos, sorteios (cupom ou redes sociais), rifas, loterias, não serão permitidos. O mesmo vale para produtos personalizados da loja com símbolos oficiais ou palavras registradas pela FIFA. Pois, estas são práticas que visam arrecadação direta ou promoção de marca e atribuem associação comercial indevida ao evento. Então, aproveitamos o “gancho” para destacar que para qualquer realização de sorteio ou promoção, independente se for para Copa ou outras datas sazonais, será necessário o registro do sorteio ou promoção, determinado pela Lei nº. 5.768/71, junto à Caixa Econômica Federal.
Decoração de loja
Na decoração de loja está proibido o uso de marcas e símbolos oficiais de propriedade da FIFA. Mas, é permitido o uso de elementos genéricos como: bandeiras, bolas e outras figuras vinculadas ao futebol, à times, etc.
Espero que este artigo lhe ajude com sua campanhas de marketing para a Copa do Mundo e que você marque um gol de placa nessa Copa!
Quer saber o que a Uatt? está preparando para a Copa? Acompanhe o nosso Facebook e Instagram.
Veja mais conteúdos para sua empresa em nosso blog Boas Vendas!
Material Complementar
Para encontrar mais informações você pode consultar o Guia: uso das marcas da FIFA e o Regulamento de Mídia e Marketing para a Copa do Mundo de 2018 na Rússia, disponibilizados pela FIFA.
Ps: Estes documentos estão em inglês.;)