CRM – Customer Relationship Management, um termo em inglês que significa Gerenciador de Relacionamento com o Cliente, em livre tradução, é uma ferramenta muito utilizada para as gestões de vendas, relacionamento e fidelização, através do cadastro de clientes.
Mas como o CRM ajuda a aumentar suas vendas?
A gente responde: quando usado como uma das estratégias de vendas da sua loja, seja ela virtual ou física. Aqui nossas dicas estão voltadas mais no cadastro de clientes e como ele vai influenciar no seu faturamento. Essa é uma das principais maneiras de focar sua atenção nos desejos e necessidades do consumidor, e não somente na saída de produtos.
E para você entender um pouco mais, sobre como o cadastro de clientes vai impactar nas suas vendas, nós separamos algumas dicas e argumentos para sua loja adotar esta estratégia o quanto antes. 😉
5 motivos para utilizar o cadastro de clientes
Se você ainda não utiliza cadastro de clientes na sua loja, vai ter vários motivos para começar a usar:
#1 Cada contato é ouro
Você já parou para contar quantas pessoas entram na sua loja todos os dias mas não compram? Vários estudos dão conta que apenas 3% das pessoas que entram em uma loja física ou virtual estão prontas para comprar. Mas atenção, os 97% que não estão prontos para comprar agora, são potenciais clientes no futuro. E o que você tem feito para ser a opção número um de compra para esta parcela de “visitantes” quando eles resolverem comprar? Nada? Pois é aqui que você aumenta suas vendas! Para fazer isso acontecer você deve manter contato com cada um. A melhor notícia é que isso é de graça. Saiba como no próximo item.
#2 Pegue o contato e não deixe-o escapar
Após atender um possível cliente que tenha decidido por não comprar, tente descobrir o motivo e, então, peça um e-mail, telefone ou WhatsApp de contato (ou todos se possível) de acordo com a situação.
Veja alguns exemplos mais comuns:
– O cliente procurava algo que não encontrou? Peça seus dados e diga que entrará em contato assim que o presente estiver à venda;
– O cliente achou tudo muito caro? Diga que pretende fazer uma promoção em breve e peça seu contato para avisá-lo;
– O cliente não gostou de nenhuma opção? Peça os seus dados e diga que o avisará quando a nova coleção estrear.
E por aí vai! Se o cliente se recusar, tudo bem, não insista.
Com os contatos em mãos, passe essas informações para um software de CRM ou construa uma planilha. Separe seus contatos por objeções: uma coluna para aqueles que não gostaram do preço, outra para quem não encontrou o que procurava e assim por diante. Passe tudo para o computador de forma organizada, nada de rascunhos. Depois de um tempo mínimo você precisa olhar para essas informações.
Dica: use as respostas do clientes para aprimorar sua loja, descobrindo as principais causas pelas quais eles deixaram de comprar e revertendo a situação.
#3 Seja visto, seja lembrado
Já dizia o velho ditado: quem não é visto, não é lembrado. Por isso, fique de olho em sua lista, faça observações ao lado de cada contato, e entre em contato de acordo com a necessidade de cada um (preço, novas opções de presentes, lançamentos, promoções e etc).
O contato pode ser por e-mail (dê preferência, por ser menos invasivo), por WhatsApp ou telefone. Faça por onde o cliente preferir. Não seja inconveniente ao ponto de ficar ligando todo o dia para importuná-lo, mas mostre-se preocupado e dê retorno para a sua demanda em um tempo razoável. O ideal é que o cliente lembre de você a cada 30 dias pelo menos.
Com essa estratégia, as chances de você transformar um simples visitante em um cliente são muito maiores. Cada pessoa que entra na sua loja é preciosa e um potencial comprador, por isso não desperdice!
#4 O que mais posso fazer com os contatos?
Se você tiver ferramentas para envio de e-mail em massa ou SMS, importe estes contatos para sua base e faça relacionamento. Envie promoções, notícias da sua empresa e outros conteúdos. Você vai perceber como suas vendas vão aumentar com a simples ação de pegar o contato de quem entra na sua loja e seguir se relacionando com ela. É a estratégia de marketing mais barata que você vai conseguir. Mas cuide para não exagerar na quantidade de envios.
Dica: Existem ferramentas gratuitas para disparos de e-mail em massa como o MailChimp, para até 2.000 contatos.
#5 Mantenha contato com seus clientes e fidelize
O contato virou um cliente? Jamais o esqueça. Depois de transformar um visitante em comprador, é hora de fidelizar. Siga conversando e se relacionando para que sua loja nunca seja trocada pela concorrência. Claro, além de manter um relacionamento, para fidelizar você precisa que seus clientes se sintam satisfeitos. E satisfação vem com bons produtos + bom atendimento (entre outras coisas) e as vezes um descontinho também ajuda muito! 😉
Está tendo problemas em formar um time para o atendimento? Aproveite nosso manual de como contratar um bom vendedor.
Lembre-se: clientes satisfeitos falarão bem do seu produto ou serviço, indicarão você para os amigos e certamente defenderão sua loja quando ouvirem críticas.