Como Vender Pelo WhatsApp E 5 Passos Obrigatórios Para Melhorar Os Resultados - Boas Vendas

Como Vender Pelo WhatsApp E 5 Passos Obrigatórios Para Melhorar Os Resultados

Vender pelo WhatsApp pode não ser a tarefa mais óbvia do mundo, já que a rede não abre espaço para ferramentas de automação para dinamizar o processo de vendas.

No entanto, o aplicativo está presente em cerca de 98% dos celulares brasileiros. Isso significa que se você quer atingir um grande número de pessoas com seu negócio e facilitar a comunicação, você deve estar ativo no WhatsApp com um perfil voltado às vendas. 

Entenda como usar o WhatsApp para vender e quais as melhores estratégias para aumentar sua taxa de sucesso a seguir.

Por que Vender Pelo WhatsApp?

Uma estratégia clássica  de marketing de vendas é o omnichannel. Já ouviu falar dele?

Basicamente este conceito consiste em estar presente em todos os canais de vendas possíveis desde que haja clientes lá. No caso do WhatsApp, com quase 100% de presença nos celulares brasileiros, quem não usa está atrás da concorrência e está ignorando um dos fundamentos elementares do empreendedorismo.

Além disso, compare o WhatsApp com outros canais de comunicação que temos, como os e-mails e as redes sociais. Qual deles possui a maior taxa de abertura de mensagem? Em quais deles você tem mais chance de ser visualizado, lido e respondido – inclusive na mesma hora em que enviou a mensagem -?

Por todos estes fatores, o WhatsApp é hoje uma ferramenta que tem um papel crucial para as empresas que o utilizam como instrumento de vendas. É, também, uma grande ponte entre as marcas que não utilizam o WhatsApp para fechar vendas entre clientes e leads.

Agora que você entende os benefícios e vantagens de vender pelo WhatsApp, é hora de entender como fazê-lo.

1. Utilize o WhatsApp Business

Com um segundo chip (ou aparelho) e o WhatsApp Business, vender se torna menos complicado. 

Dessa maneira, você não misturará seus contatos pessoais com os comerciais e poderá fazer um perfil profissional, voltado estritamente para o atendimento dos clientes e representar a sua marca.

Algumas das vantagens do WhatsApp Business são:

  • O cliente tem mais segurança ao conversar com você pois tem mais recursos para confirmar a identidade da sua marca.
  • Você pode criar etiquetas para se guiar entre seus clientes: quem são os leads, clientes ativos, etc.
  • Você pode estabelecer respostas rápidas para certas situações e acelerar o atendimento.

Utilize-o para se organizar melhor e estar sempre por dentro de como abordar o cliente da melhor forma.

2.Registre Seus Contatos Em Sua Agenda E tente Fazer Com Que Você Seja Adicionado

Spams e ferramentas de automação não são bem-vindas no WhatsApp. Ou seja, você não poderá sair enviando mensagens para contatos desconhecidos sem saber se eles querem ouvir o que você tem a dizer/oferecer.

Sendo assim, o que você deve fazer é tentar sempre levar as conversas com interessados para o WhatsApp, de maneira que você envie seu número para o cliente, e ele, espontaneamente, entre em contato.

Assim, você estará liberado para mandar mensagens comerciais e listas de transmissões sem correr o risco de ser banido ou bloqueado.

3.Utilize As Redes Sociais Para Atrair Clientes Para o Seu WhatsApp

Uma das melhores maneiras de trazer clientes para o WhatsApp é utilizando o marketing de conteúdo. 

Se você possui redes sociais ativas e ensina conteúdo relevante para o seu público, você tem o potencial de convencer as pessoas a tomar ações. 

Portanto, ao criar um conteúdo, esporadicamente você pode criar promoções temporárias que contenham o link do seu WhatsApp. Para aumentar as chances de cliques, crie a condição de que o seguidor deverá mandar uma mensagem privada para o seu número de WhatsApp Business com uma mensagem exclusiva.

Para gerar um link diretamente para o seu contato, utilize o seguinte atalho:

https://api.whatsapp.com/send?phone=

Então, adicione o seu número de WhatsApp ao final do endereço acima.

https://api.whatsapp.com/send?phone=55 + (DDD sem o zero) + número de telefone

Dessa maneira, ao clicar, seus clientes já abrirão uma conversa com você.

4.Use Listas De Transmissão

Nada de grupos! Grupos = spam e baixa taxa de conversão. Você assustará seus leads dessa maneira. Ao invés disso, utilize listas de transmissões.

Você poderá marcar até 260 contatos para receber uma mensagem, que chegará na caixa de mensagem PRIVADA do seu cliente. Ele não saberá que você também enviou a mesma mensagem para vários outros contatos, então não se sentirá incomodado.

Se ele não quiser interagir, tudo bem. Pelo menos a notificação no celular ele terá recebido.

A propósito, mensagens de listas de transmissão muitas vezes não chegam aos destinatários caso o seu número não esteja na lista de contatos deles. Eis então a importância de trazer os seus clientes para o seu WhatsApp.

5.Realize Boas Práticas de Atendimento

Vendas no WhatsApp são o modelo de venda digital que mais se assemelham ao contato direto que as vendas físicas e por telefone realizavam. Afinal de contas, você estará se comunicando com clientes em tempo real, sem limite de caracteres, e em total sigilo.

Por isso, escrever e falar bem, ser cordial e ser objetivo são características cruciais para converter vendas.

Também, tenha em mente que você irá querer sempre ir ao ponto o mais rápido o possível: divida áudios em 2 ou 3 partes caso você tenha que transmitir mensagens maiores do que 30 segundos; tenha vídeos promocionais dos seus produtos e serviços prontos em seu celular; tenha imagens que explicam benefícios de maneira clara para enviar a seus clientes.

Por fim, pense que se seu cliente estiver fechando uma compra com você pelo WhatsApp, muito provavelmente ele estará utilizando o celular. Portanto, ao enviar o link de um produto para que ele efetue a compra, você não poderá simplesmente direcioná-lo para um site que não é otimizado para aparelhos móveis.

Para que seu cliente não desista da compra na metade, envie o link do produto específico, e tenha a certeza de que o design do seu site é responsivo (mobile friendly).