A época mais esperada pelos lojistas chegou! Novembro é o mês dos descontos no varejo e com o Guia Black Friday 2018 você vai saber como vender mais no período!
Vem aí a Black Week, Black Friday, Black Weekend e Cyber Monday, com descontos agressivos, e com cada vez mais força no Brasil.
Para sua loja não ficar de fora dessa, preparamos este conteúdo sobre o que é cada um destes eventos e que ações você deve fazer para se destacar neste período. Vem com a gente vender muito? Então, bora!
Black Friday
Para quem ainda não sabe, o termo Black Friday, conhecido também como sexta-feira negra. Ele foi criado na Filadélfia na década de 60, uma data que acontece todo ano na 4° sexta-feira de novembro, após o feriado de Ações de Graças. Nos Estados Unidos a Black Friday já é considerada uma das datas que mais vendem no país, dá para acreditar?
E aqui no Brasil também já podemos considerar essa uma das melhores datas do varejo! Isto, por que os números em vendas superaram 2,2 Bilhões em 2017. Com isso, a Black Friday se tornou uma ótima data para vender mais e também uma boa oportunidade para sua loja limpar o estoque para a entrada dos lançamentos de Natal.
Então, vamos lá dar uma reforçada nas ações de venda?
1. Faixas de preço
Lembre-se que a Black Friday é o dia D para as compras e, por isso, os melhores preços devem ser aplicados neste dia! Então, para que o consumidor se sinta beneficiado com a promoção, identifique seus produtos com as famosas tags com a mensagem “De R$XX por R$XX”, evidenciando que realmente está concedendo um desconto.
Isso é importante porque, devido a repercussão dos últimos anos, consumidores e órgãos de defesa estão atentos às lojas participantes. Por isso, para participar da Black Friday é preciso que você crie descontos verdadeiros e que sejam realmente atrativos aos olhos do cliente.
2. Organização de loja
Agora, que tal deixar toda sua loja em clima da data? Talvez montar um espaço específico com os produtos que realmente estão com descontos…
É importante que na Black Friday sua loja esteja diferenciada da Black Week e demais campanhas para ter maior destaque.
Essa sinalização no interior da sua loja vai orientar os seus clientes diretamente para os itens promocionados.
Mas como fazer isso? Bom, vamos às dicas!
Tags: Sinalize seus produtos com precificadores especiais para a Black Friday. Coloque o famoso “De R$XX por R$XX”, isso vai colaborar com a decisão de compra dos seus clientes. Dessa forma ficará mais claro quais são os preços reais, e o desconto da Black Friday será mais evidenciado.
3. Vitrine
A vitrine vai ter um papel super importante neste período, afinal, é um ótimo atrativo de clientes. Pois, independente se a sua loja seja na rua ou num shopping, tem fluxo de pessoas a todo o momento. Então, capriche!
Adesivo ou banner na Vitrine de Black Friday
Como já falamos acima, sua vitrine tem o grande poder de chamar a atenção de quem passa em frente sua loja! Por isso, um adesivo ou banner com o tema da Black Friday na sua vitrine vai deixar ela linda e também ajudar a trazer mais clientes para sua loja!
Balões são sempre um grande atrativo, eles simbolizam promoções e ações e vendas especiais.
4. Oferta de produtos
Promocionar os produtos mais vendidos é uma ótima ação para você surpreender seus clientes e vender mais na Black Friday. Mas para ter lucro nesta ação, consulte os seus fornecedores para analisar se estão com preços diferenciados para lojistas.
5. Redes Sociais
O Facebook e o Instagram são excelentes canais de comunicação direta com o seu público. Com eles sua loja pode ter retornos positivos utilizando esta estratégia na Black Friday.
Portanto, crie ações de divulgações em redes sociais, como uma contagem regressiva no stories do Instagram, por exemplo.
Com o nosso guia rápido redes sociais para lojistas você vai ter uma ajudona pra sua loja voar rumo ao sucesso e vender mais através das redes sociais neste período. Baixe grátis clicando aqui!
Para sua campanha ficar ainda melhor, vale a pena apostar na Black Week, na Black Weekend e Cyber Monday. Então, vamos falar um pouco sobre elas!
Black Week
Diferente da Black Friday, que é apenas um dia de descontos, a Black Week, como o nome já diz, abrange uma semana de descontos. Ou seja, ela ocorre na semana da Black Friday, começando na segunda-feira e tendo seu término na quinta-feira anterior ao evento.
1. Faixas de preço
A Black Week é um aquecimento para a Black Friday. Portanto, é interessante fazer descontos menores e também vale fazer os desconto progressivos até que chegue na Black Friday com os descontos imbatíveis.
2. Organização de loja
Por se tratar de um esquenta para a Black Friday, a organização da sua loja deve ser um pouco diferente. Você pode fazer promoções por setores em dias diferentes até chegar na Black Friday, onde você pode promocionar toda a loja.
Siga as mesmas dicas que mencionamos anteriormente para a Black Friday:
Tags: Sinalize seus produtos com precificadores especiais para a Black Week. Coloque o famoso “DE: R$ XX,xx POR: R$ X, isso vai colaborar com a decisão de compra dos seus clientes. Assim, ficará mais claro quais são os preços reais e com o desconto da Black Week.
3. Vitrine
A vitrine vai ter um papel super importante na Black Week e deve destacar que será UMA SEMANA de descontos, diferenciando da Black Friday.
4. Redes Sociais
Replique as ações que sugerimos na Black Friday e comunique os melhores produtos que entraram em promoção.
Black Weekend e Cyber Monday
Depois de uma semana repleta de descontos em lojas por todo o Brasil, a Black Friday estende-se com Black Weekend. Ou seja, um fim de semana exclusivo para “queimar” o estoque restante da Black Friday.
Já a Cyber Monday, ou segunda-feira cibernética, é dedicada exclusivamente aos descontos online apenas para a data. Com ela, encerra-se um mês de Novembro cheio de promoções.
Portanto, para quem possui uma loja virtual ou e-commerce é uma ótima opção para escoar o estoque antes da chegada do Natal. Mas, se você não faz vendas online, não tem problema em replicar a ação em sua loja física!
Enfim, aposte em preços agressivos, organize sua loja para a campanha, decore sua vitrine, divulgue nas redes sociais e venda MUITO, mas MUITO mesmo!
E que fique claro que é bem provável que sua margem de lucro seja reduzida, mas a ideia aqui é que esse fator seja compensado no volume de vendas e na percepção de marca. Então, aqui também entra a gestão do seu estoque: a Black Friday aumentará o giro do produto na sua loja, liberando estoque e preparando o seu ponto de venda para a data mais importante do varejo, o Natal.