Uma das principais influências na perda de vendas no varejo, a ruptura de estoque pode trazer consequências bem negativas para a loja e levar a perda de clientes.
Mas o que é, de fato, ruptura de estoque?
Resumidamente, é a falta do produto na gôndola e a principal inimiga das vendas.
Para exemplificar, pense nessa situação que com certeza já aconteceu com você diversas vezes: surgiu a necessidade de comprar um produto e você foi a uma loja em que está acostumado a comprá-lo, só que não o encontrou. Pois bem: isso foi uma ruptura de estoque! Provavelmente, o produto acabou na prateleira e não havia mais nenhum item em estoque, e por isso não foi reposto na gôndola. Ou seja, isso muito provavelmente aconteceu por um erro de cálculo na hora de compra do estoque.
Malefícios da ruptura
1 . Perda de receita
Cliente vai desistir do produto e, pior ainda, pode desistir da compra e ir para outra loja.
2. Perda de cliente
O cliente vai para outra loja, encontra o que deseja, cria um relacionamento com o seu concorrente e não volta mais para comprar no seu negócio.
3. Não fidelização de cliente
A ausência de produtos na loja é uma barreira para conquistar a preferência do seu cliente.
4. Desgaste da imagem da loja
Cliente pode supor que sua loja é desorganizada, ou até mesmo pensar que está em má situação financeira e prestes a fechar.
5. Cliente deixa de comprar por impulso
Pesquisas apontam que mais de 80% das compras são feitas por impulso. Portanto, se não há produto na gôndola, a oportunidade de vender nesse momento de impulso foi perdido.
6. Menos Lucratividade
O cliente substitui o item faltante por um de menor valor, ou pior ainda, deixa de comprar na sua loja.
Dicas para evitar a ruptura de estoque
Compre uma linha de produtos completa, que atenda diferentes perfis de cliente, e compre mais de 1 item por produto, garantindo um estoque recheado, pronto para substituir o produto vendido na gôndola.
Então, para conseguir organizar seu estoque, evitar a ruptura e conseguir atender a necessidades de seus clientes, é importante compreender alguns aspectos:
1. Conhecer o consumidor
Entender sobre os hábitos de compras dos consumidores é fundamental para acertar na perspectiva de compra de mercadoria e realizar ações promocionais corretas. Além disso, observar a tendência de compra é fundamental para realizar o planejamento e preparar a operação da loja.
Para entender cada um dos potenciais clientes, é necessário criar as personas do seu negócio. Quer saber um pouco mais sobre como identificar seus potenciais clientes? Então, leia o post Mapeie e defina seu público-alvo!
2. Controle de estoque
O controle de estoque deve funcionar como uma base de informações seguras sobre a movimentação de produtos na loja, portanto o controle de estoque deve servir como base para a reposição de estoque.
Por meio dos dados do controle de estoque será possível saber quais os produtos possuem giro maior e assim criar ações para evitar a falta desses itens. Em contrapartida, mercadorias que possuem giro menor devem ser reduzidas.
Para ajudar nesta tarefa, desenvolvemos a planilha de controle de estoque e curva ABC. Baixe grátis!
3. Reposição de estoque eficiente
Uma reposição de mercadoria eficiente resulta em segurança das vendas e aumento da lucratividade, evitando prejuízos causados por perdas de produtos e rupturas de estoque. Por isso, o lojista precisa implantar um processo para essa atividade, pois ela deve acontecer de acordo com os dados do controle de estoque e deve fornecer informações para o setor de compras, no momento de falta de produtos. Com a nossa planilha de controle de estoque e curva ABC você vai conseguir ter eficiência neste processo.
4. Estreite seus laços com seus fornecedores
Fornecedores e lojistas precisam agir juntos para evitar as rupturas, dessa forma as negociações precisam acontecem rapidamente, evitando demora na entrega e falta de produtos nas prateleiras da loja.
Portanto, ter os fornecedores como parceiros será um importante passo para o varejista evitar as rupturas, para a fábrica também é uma boa saída, pois evita que o consumidor não tenha acesso aos seus produtos.
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