Vender mais no Dia das Crianças é uma tarefa difícil para muitos lojistas. É que, mesmo com o comércio aquecido na data, alguns lojistas “deixam de vender” por seu público não ser infantil.
E aí, podem estar cometendo um grande erro. Afinal, seu negócio não precisa atender o público infantil para aproveitar da data comemorativa para incrementar as vendas.
Você pode decorar a sua loja de forma mais divertida e apostar em ações que tem tudo a ver com o Dia das Crianças, mas que encantam todas as faixas etárias. Ou mesmo adicionar ao seu mix de produtos itens que atendem todas as idades, como os presentes criativos da Uatt?. Ou seja, a ideia é entrar no clima da diversão e contagiar o cliente final independente da idade. Afinal, todo mundo tem uma criança interior, não é mesmo?
Pensando nisso, preparamos dicas para fazer a diferença e deixar sua loja divertida para vender mais no Dia das Crianças.
Como vender mais no Dia das Crianças
Todo negócio sobrevive de vendas, seja de produtos ou de serviços! Porém, o varejo sofre com sazonalidades e precisa ser estratégico para sobreviver. Por isso, para vender mais no Dia das Crianças é preciso fazer um planejamento com antecedência para saber se vale a pena, ou não, investir em ações de venda neste período.
Portanto, leia com atenção nossas dicas sobre como vender mais no Dia das Crianças e não fique com dúvidas. Então, vamos lá!
Selecione os produtos da campanha
Mesmo que sua loja não foque em produtos de linha infantil, como brinquedos, você pode atrair os olhares dos pais, e até dos pequenos, com produtos que se insiram no mundo deles.
Vale a pena apostar em um novo mix de produtos neste período para conquistar novos clientes e aumentar suas vendas. Escolha presentes infantis, com desenhos e cores chamativas para ficar em destaque em sua loja. Esse tipo de ação demanda interesse, tempo e conhecimento nos ícones que envolvem o universo das crianças.
Mas, se o público da sua loja não abrange crianças, você pode apostar em um mix de produtos que não tenham esse empecilho da idade. Ou seja, que encantem a todas as faixas etárias. Dessa forma você, além de vender para os pais, também pode acabar incrementando suas vendas com itens para os filhos pequenos, que vão com os pais à loja, por exemplo. Tudo isso sem interferir na identidade do seu negócio.
Para este Dia das Crianças, a Uatt? trouxe diversos lançamentos nas linhas de Infantil Masculino, com a coleção Diverssauro. Além disso, trouxemos temáticas clássicas como a Game Geek e muita fofura com a linha Panda. A família Catcórnio, que está sendo um sucesso, ganhou mais produtos e a nossa querida Bubu está de cara nova, agora com cores vibrantes e modernas! Além do mais, normalmente nossas temáticas, mesmo as mais infantis e inocentes, encantam a todos.
Sua loja com a temática de Dia das Crianças
Já começou a planejar sua temática de Dia das Crianças? Para quem é lojista é bom se antecipar com o planejamento, para que no dia da montagem dê tudo certo!
Para essa data tão especial, todo o trabalho e planejamento tem que valer a pena. Sabemos que quanto mais criativa e inovadora for sua vitrine e a exposição dos produtos, mais vendas serão geradas, ainda mais quando a decisão de compra pode vir de um criança. E cada vez mais elas fazem parte da decisão de escolha de seus próprios presentes, com os pais ficam apenas os pagamentos.
As vitrines são ótimas chamadas para atrair clientes para sua loja, por isso use sua criatividade e surpreenda os seus clientes. Pensando nisso, preparamos dicas para montar a exposição da sua loja e uma vitrine arrasadora para o Dia das Crianças.
1 – Defina um tema para sua Vitrine de Dia das Crianças
A escolha do tema para a Vitrine do Dia das Crianças, pode estar relacionado com os seus produtos, como também pode ser criado um momento que remeta a data. O tema ou momento escolhido para compor sua vitrine tende a proporcionar para os pequenos ou para quem compra para presentear, uma experiência positiva.
2 – Cuide da iluminação da sua Vitrine de Dia das Crianças
Para realçar os produtos que estão expostos em sua vitrine, nada melhor do que uma iluminação adequada para eles. Além de realçar e dar mais valor ao produto, a iluminação também é responsável por atrair a atenção dos consumidores quando usada corretamente.
Com o objetivo de criar uma Vitrine de Dia das Crianças mais atraente aos olhos dos clientes, a iluminação tem que ser aplicada com cuidado. Ou seja, sem deixar os produtos sobrecarregados, evitando assim uma vitrine poluída visualmente e cansativa.
3 – Ponto Focal
Pontos focais, são espaços na sua loja que ganham destaques. Além de atrair mais clientes para a parte interna do seu negócio, eles também são responsáveis pelo aumento das vendas. Eles fazem com que seus clientes percorram por toda sua loja, conhecendo assim todos os seus produtos.
Crie pontos focais em sua loja de acordo com o caminho que você deseja que seus clientes trilhe e com os produtos expostos que mais precisam vender. Por exemplo: um mesão central com produtos da linha infantil, decorados com balões e algumas guloseimas.
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Promova ações de vendas
Lembre-se que sua loja é um sistema e seus colaboradores são as peças fundamentais que fazem ela funcionar corretamente. Então, incentive-os a buscarem um sucesso maior ao seu lado. Promova metas a ser batidas com premiações no final e jogos internos para que todos entrem no clima do Dia das Crianças.
Agora para o seu público final, você pode criar ações de vendas especiais. Hora de promoção relâmpago, produtos especiais, descontos casados, comprou levou… Ou até mesmo ter alguma atração dentro de sua loja para chamar a atenção tanto de crianças, quanto de adultos.
São inúmeras as opções de ações simples e de baixo custo que mantém o cliente estimulado a voltar e compartilhar a sua loja. Veja algumas:
1 – Otimize a experiência do cliente
Que tal apostar em pipoqueiras? Além de fazer pipoca para expor nas almofadas de pipoca e deixar o PDV mais atraente, você pode receber seus clientes com saquinhos de pipoca e fazê-los ter uma experiência incrível na sua loja. Além disso tudo, seu PDV vai ficar com cheirinho de pipoca no ar!
Veja como usar a pipoqueira para vender mais:
1 – Fazer pipoca na loja e deixar um cheirinho bem gostoso!
2 – Ofereça como cortesia, quem resiste a uma pipoca quentinha?
3 – Exponha a almofada de pipoca com a guloseima e faça o cliente se apaixonar ainda mais pelo produto!
Além de ações com a pipoqueira, você pode fazer várias outras, como: distribuir balões Uatt? pras crianças que entrarem na loja, deixar joguinhos montados para as crianças brincarem, etc.. Assim, aumentam as possibilidades de atrair clientes e, consequentemente, sua loja vai vender mais no Dia das Crianças!
Imagens produzidas pelo Estúdio Frau com o mini pebolim da Uatt?
2 – Técnicas de Vendas
Você já parou para pensar o que faz o seu cliente retornar em sua loja?
Sempre falamos aqui no Boas Vendas sobre a importância de prezar por um bom atendimento. E hoje muito mais do que vender produtos, é preciso oferecer uma experiência de compra positiva para o seu cliente. Essa experiência engloba diversos fatores que o cliente passa dentro da sua loja. Entre eles estão: música, aroma, iluminação, organização, qualidade dos produtos, inovação do mix de produtos, atendimento e as técnicas de vendas, considerados os principais pelos consumidores.
Para ter e manter um ótimo atendimento em sua loja, é preciso que sua equipe de vendas se mantenha alinhada e treinada para que essa experiência de compra supere as expectativas dos seus clientes.
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3 – Cross Selling
Você já foi ao mercado ou a alguma loja comprar um produto específico, mas levou para casa mais 1 ou 2 itens complementares? Se isso já aconteceu antes, significa que você participou de uma ação de cross selling.
Por exemplo: Uma cliente entra numa loja de presentes criativos para comprar uma almofada da Bubu e a vendedora, antes de direcionar para o caixa, sugere um kit papinha Corujinhas por mais R$49,90.
Na fila do caixa, a cliente vê um pacotes de balas Go Jelly – Bubu e as Corujinhas que ela acha maravilhoso e também adiciona o produto na compra.
Você deve ter entendido a ideia, né?
Cross selling é a técnica de fazer uma oferta de um produto complementar ao que o cliente decidiu comprar para aumentar o faturamento da loja.
4 – Lembre-se das caixas e embalagens para presentes
Se você pretende ter sua loja como uma referência para seus clientes, que tal fazer o serviço completo e literalmente vender o pacote? As caixas e embalagens para presentes são ótimas armas para vender mais no dia das crianças! Além disso, você pode aumentar o ticket médio e evitar que seu cliente vá em outras lojas procurar um embrulho.
Utilizando suas próprias técnicas você pode oferecer um presente, por exemplo, numa embalagem especial para criança.
Crie eventos incri-cri-críveis com a Bubu e venda mais!
Com a Bubu você cria eventos incri-cri-críveis, fortalecendo seu relacionamento com os clientes. Desta forma, você acaba aumentando o ticket médio de seus pedidos, agregando valor e gerando experiência nos pontos de vendas!
Então, consulte seu representante comercial e veja como levar a Bubu para sua loja.
Divulgue nas redes sociais
Ótimas ferramentas de marketing e vendas, as mídias digitais fazem parte da rotina de qualquer marca de sucesso. Afinal, com elas você promove tanto a divulgação dos produtos e serviços, quanto para o relacionamento com os clientes.
Para sua campanha do Dia das Crianças, utilize temas como:
1 – O interior da sua loja – Aproveite para apresentar seu ponto de venda com a temática para o Dia das Crianças.
2 – Promoções – Sua loja está em liquidação? Divulgue os produtos infantis com precinhos nas “histórias”.
3 – Produtos diferenciados – Promova seus produtos mais diferentões que casam com a temática de Dia das Crianças! Às vezes eles podem não ser os que mais giram na sua loja, mas com certeza são chamariz e ajudam a fechar outras vendas.
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