O ponto que você escolher para sua loja é um dos principais aspectos na hora de abrir um negócio.
Ao abrir uma nova loja é comum o varejista se deparar-se com a dúvida: loja de rua ou em shopping, afinal o que é melhor? Se por um lado a loja de rua tem um custo 30% menor do que a loja do shopping, sabemos que na segunda opção a movimentação de pessoas é garantida.
Mas, antes de você decidir entre loja de rua ou em shopping, confira as diferenças de cada uma e avalie qual se encaixa melhor no perfil do seu negócio:
Loja de Rua ou em Shopping: principais diferenças
Lojas de Rua
A principal diferença da loja de rua com a em shopping é o investimento mais baixo. Porém, existem outros aspectos que devem ser avaliados:
- O relacionamento com o cliente se torna mais íntimo, o que gera fidelidade;
- Há mais flexibilidade para alternar a proposta da sua loja de acordo com o que o cliente deseja;
- Há mais liberdade para mudanças de horários;
- Maior liberdade de promover ações estratégicas;
- Menor rotatividade de funcionários;
- Menor garantia de fluxo de pessoas;
- O investimento de divulgação sai totalmente do seu bolso;
- O clima interfere no movimento;
- Há dificuldade de estacionamento.
Loja de Shopping
Na loja de shopping o movimento é mais garantido do que a loja de rua. As outras diferenças são:
- Estacionamento: mais facilidade para o cliente;
- Garantia de movimento frequente;
- Segurança;
- O clima de fora interfere pouco no movimento;
- Os shoppings centers realizam campanhas promocionais ao longo do ano e mantêm-se na memória do consumidor;
- A loja de shopping facilita a compra por impulso, já que o cliente vai também para outras atividades;
- Esse tipo de loja tem valor elevado em comparação à loja de rua, devido às taxas de aluguel, condomínio, fundos de promoção (geralmente 20% do valor do aluguel);
- Alto valor da luva (a taxa para entrar no shopping);
- Fidelização mais difícil;
- Maior concorrência;
- Muitas vezes as ações promocionais dependerão da aprovação e calendário do shopping.
Loja de Rua ou em Shopping: como tomar a decisão certa?
Para escolher se é melhor ter uma loja de rua ou em shopping o empreendedor deve, principalmente, definir o público que pretende atender e quanto de recurso tem e pode investir. Essas são as principais decisões antes de abrir um negócio. Mas, vale lembrar que o público que você pretende atender, muitas vezes pode não ser aquele que compra o seu produto. Portanto, analise com cuidado qual o perfil do seu consumidor, a idade dele, classe social, seus comportamentos de consumo.
Perceba ainda se o público do seu produto é frequentador de determinado shopping ou se ele costuma comprar mais em lojas de rua. Então, veja se o seu produto é comprado por impulso ou se a compra é programada. No shopping as compras acontecem mais por impulso do que em lojas de rua, onde as pessoas já estão mais conscientes do que precisam. Mas nada impede que você incentive essa forma de consumo na sua loja de rua, através de vitrines ou ações promocionais.
Cheque também a concorrência. Evite abrir uma loja próxima de outra com artigos similares aos seus. Isso acontece com mais frequência nos shoppings, a não ser que o seu negócio seja ainda pouco explorado.
No mais, foque no atendimento, fidelize seu cliente, faça campanhas promocionais e se organize para ter capital de giro até que o negócio comece a dar lucro.
Se você fizer tudo da forma correta, independentemente de ser no shopping ou na rua, sua loja com certeza será um sucesso!
Ficou com alguma dúvida sobre qual é a melhor opção: loja de rua ou em shopping? Então, deixe seu comentário que teremos prazer em ajudá-lo. Até mais!