Você mudou, eu mudei, todo mundo mudou e seu cliente também, principalmente no último ano. A verdade é que as revoluções tecnológicas nos colocaram imersos em um universo de constantes mudanças. E nem adianta tentar lutar contra a maré digital, você precisa aprender a surfar a onda da inovação. E algo que todas essas mudanças têm em comum é a experiência! E é justamente nisso que se resume o PDX, nova sigla cada vez mais presente no mercado. Já conhece e entende o que é? Então, vem com a gente que vamos te contar sobre esse novo modelo de ponto de venda.
PDX – O novo ponto de venda
PDX é o seu bom e velho ponto de venda. Isso mesmo, a loja física ou online, mas um tanto quanto mais moderna. Ou seja, mais focada na experiência do seu cliente. É tempo de se preocupar em proporcionar uma vivência completa e agradável para quem está disposto a consumir seu produto.
Só dando uma olhadinha
A fala tão usada por muitos clientes que costumavam entrar na sua loja, não é mesmo?
Esquece! Isso não existe mais. O consumidor passou a ter cada vez menos tempo para executar esta tarefa em um mercado onde a oferta de produtos novos triplica a cada momento e o acesso à informação de preços e pesquisa é super prática.
Portanto, dar atenção e um sorrisinho não é mais suficiente pra conquistar quem entra na sua loja. Confira as dicas do que você deve fazer:
Transforme sua loja:
A forma com que você planeja, organiza e cuida da sua loja, como você recruta e treina seu time, o conhecimento profundo do perfil do cliente, o propósito pelo qual seu negócio existe e seus movimentos digitais, formam um conjunto de pré-requisitos básicos que o consumidor espera receber, sentir e visualizar durante a Experiência de Consumo com sua marca. Assim, tenha um ambiente dinâmico, moderno e tecnológico.
Monte um mapa do seu negócio:
Ao longo do aprendizado, sugerimos criar um plano de ação buscando a evolução, melhora de indicadores, segurança na gestão, entendimento do público, das novas oportunidades e formas de venda.
Faça uma análise do seu negócio:
E agora muita atenção para a dica de ouro!
O segredo se resume em criar uma conexão verdadeira com o seu cliente, encantá-lo e atraí-lo de forma rápida e eficiente. E sabe qual o melhor jeito de alcançar isso? Explore os seus 5 sentidos no PDX. Ou seja, olhe ao seu redor, preocupe-se com o desejo e com a forma com que o seu consumidor quer comprar. Pense como ele, aja como ele, exercite o ditado que diz: trate como gostaria de ser tratado.
AUDIÇÃO
A música é parte importante da experiência de compras. Ou seja, a playlist, as trilhas dos vídeos, stories e todos os momentos onde houver interação com música, deve estar alinhada ao seu público, ao sentimento que desejamos estimular: felicidade, realização, alegria, satisfação, etc. Ou ainda à energia que queremos promover: bem estar, otimismo, aconchego, e vários outros!
Aproveite para usar as várias playlists que criamos mensalmente em nosso Spotify! Clique aqui pra conferir.
OLFATO
O aroma personifica o ambiente e a marca, desperta o desejo de permanecer! Harmoniza o ambiente da loja física, aproxima o consumidor da marca quando ele compra on-line. Assim, ao receber o produto, ele sente o cheirinho da marca da loja que curte!
VISÃO
É o sentido que permite o consumidor comprovar que a loja, os produtos, as pessoas e tudo ao seu redor é exatamente atrativo e harmônico, ou melhor, vai muito além do que ele esperava. Promova a conexão perfeita. Afinal já diz o ditado… é preciso ver para crer! Deixe o ambiente da loja ainda mais atrativo, cuide bem do Visual Merchandising.
TATO
A decisão se fortalece no toque, na prova, na sensação de posse! Nada de plaquinhas “não toque”, “se quebrar, pagou”, ou qualquer mensagem semelhante. Estas mensagens afastam o consumidor da compra, limitando-o apenas ao “dar uma olhadinha”.
Por isso, temos vendedores e atendentes na loja, eles devem conduzir o atendimento e estimular o toque a aproximação do consumidor ao produto da forma correta e com o devido cuidado. Demonstração faz parte de função do time de vendas.
PALADAR
Promover sensações podem ajudar muito na jornada de compra! Assim, uma bala, um café e até um copo de água podem ter sabores indescritíveis na hora de comprar. Sempre que você oferece algo ao consumidor, há um gatilho psicológico que diz: preciso retribuir… Funciona em boa parte dos casos… e a retribuição é COMPRAR COM VOCÊ!
Continue acompanhando o blog para ter sempre dicas e conteúdos que te fazem vender muito mais!