Venda Consultiva X Tradicional: qual utilizar para fidelizar clientes?
Venda Consultiva X Tradicional: qual utilizar para fidelizar clientes?

Venda Consultiva X Tradicional: qual utilizar para fidelizar clientes?

Olá lojista! Neste artigo você vai entender a diferença de uma venda tradicional para uma venda de sucesso, que é a venda consultiva.

Venda Consultiva X Tradicional

Em primeiro lugar, gostaria de fazer uma pergunta: Você vende ou ajuda a comprar? Leia este post e reflita…

Em uma venda tradicional o processo ocorre como uma transação, em meias-palavras, uma troca de um produto por dinheiro. Por exemplo: você está na 25 de Março, centro de compras mais movimentado de São Paulo/SP, onde se vende de tudo, e você é bombardeado de informações e ofertas na rua e acaba comprando por impulso. Neste caso você nem sabe se vai utilizar o produto que comprou e pode ser que este “investimento” fique parado em um armário em sua casa. No fim das contas você vai pensar duas vezes antes de sair de casa para fazer novas compras na 25 de Março. Afinal, ninguém quer um amontoado de coisas jogadas no fundo de um armário. Não é mesmo?

Já em uma venda consultiva, o produto ou serviço ofertado tem algum valor para o cliente. O vendedor busca obter um diagnóstico sobre a “dor do cliente” e como pode ajudar. Uma simples pergunta pode ajudar a entender esta necessidade: você vai utilizar este produto para que?

O papel do vendedor é ter uma relação comercial e auxiliar ou criar situações onde o cliente possa utilizar o seu produto. Mesmo com o avanço da internet, onde o consumidor pesquisa muito antes de realizar uma compra, muitas vezes ele não sabe o que quer comprar. É aí que entra o vendedor!

Como ajudar no processo de compra?

É importante que o vendedor faça o diagnóstico sobre a necessidade do cliente.  Ou seja, saber ouvir é fundamental para entender o que o cliente precisa sanar, e com boas perguntas o vendedor vai saber oferecer o que mais se adequar a esta necessidade e fazer com que a compra se torne um momento especial e que o produto possa gerar emoção e o satisfaça. Parece simples, né?

De fato é simples! Mas é preciso haver sintonia entre sua equipe de vendas e que seus vendedores sintam-se motivados. Portanto, uma equipe motivada faz muita diferença na hora de um atendimento!

Leve estas boas práticas para todos os canais

Para manter um atendimento personalizado e fidelizar seus clientes, é importante que sua loja faça um bom atendimento em todos os canais. Ou seja, canais como: Telefone, Whatsapp, Redes Sociais e etc…

Adote também a prática do feedback. Quer saber mais sobre esta prática? Então, baixe o nosso guia: Uatt? stop uma ferramenta de feedback semanal!

Boas vendas!