O ano de 2019 está chegando ao fim é já é hora de acompanhar as tendências de consumo para 2020!
Quem trabalha no varejo já sabe que este mercado é bem exigente e concorrido, e por isso é preciso sempre estar inovando e se diferenciando.
Descobrir para onde o mundo está se direcionando e como isso vai afetar o negócio. Encontrar respostas sobre os novos comportamentos é o que torna importante saber sobre tendências
Para te ajudar a descobrir o que promete bombar em 2020, listamos neste post as principais tendências de consumo! Vem com a gente?
1 – Lifestyle

Para começar a entender as tendências do varejo é importante entender o novo consumidor, saber para onde está olhando, o que ele deseja, o que ele não quer mais.
O estilo de vida mais “clean” é o conceito da população mais jovem. Com mais acesso à informação, muitos jovens acreditam que realmente podem fazer a diferença no mundo e que as suas escolhas impactam diretamente no planeta.
Estes novos consumidores possuem hábitos mais saudáveis, não querem comprar produtos testados em animais e inclusive têm os bichinhos como familiares. Esses jovens preferem ficar em casa relaxando em vez de uma vida noturna, por exemplo.
E já que o assunto é hábitos saudáveis…..
2 – Produtos reutilizáveis

Esta é uma tendência que estourou esta década e virá ainda mais forte em 2020!
Agora a tendência é evitar o lixo, principalmente o plástico. E isso pode ser feito com estilo e praticidade.
Apostar na linha reutilizável da Uatt? é uma oportunidade de inovar no mix de produtos e satisfazer ainda mais os clientes lifestyle!
3 – Identificação com o produto

O consumo de produtos massificados, que todos têm, já não é mais válido. As pessoas querem se identificar com aquilo que compram, que os produtos tenham significado e levem uma mensagem para elas.
De acordo com pesquisas, cerca de 55% dos consumidores entre 15 e 44 anos querem ser vistos como diferentes dos outros. Ou seja, querem algo que seja somente delas. Por isso, aposte em produtos diferentes!
4 – Avaliação das experiências de consumo

O consumo pode ter diminuído para o novo perfil de cliente, mas a exigência está cada vez maior. Com as redes sociais, uma simples reclamação pode resultar em uma grande “dor de cabeça” à uma empresa ou marca. Com o crescimento constante do acesso à internet, especialmente smartphones, o uso de “ hashtag” e de avaliações no Google e Facebook é cada vez mais comum. Inclusive para pesquisar e decidir sobre um produto ou marca se utiliza mais as avaliações do que uma propaganda da marca.
A empresa que se recusa a enxergar esse movimento pode ser dar muito mal. No Brasil, cerca de 80% dos internautas publicam nas redes sociais, ao menos, uma vez por semana. Imagine então se for para falar mal de sua marca?
E já que estamos falando de consumidores conectados…
5 – Ambientes instagramáveis

Algumas tendências permanecem de ano para ano, e com a ascensão do Instagram este conceito fica cada vez mais forte!
Ter um ambiente instagramável, ou seja, um local que possa proporcionar boas imagens para o Instagram, com design impecável, ousado, bem iluminado e com cores pensadas para que a foto fique perfeita, faz toda diferença para o sucesso da sua loja e tenho certeza que você não vai querer ficar de fora dessa!
Saiba um pouco mais sobre o assunto no post como tornar sua loja instagramável?.
6 – Conceito de loja perfeita
A loja perfeita é aquela que de fato engaja o consumidor, não só atraindo o cliente até o ponto de venda, mas o envolvendo quando ele já está lá dentro. É aquela que faz com que o consumidor deixe de ser um mero visitante e se torne um cliente fidelizado.
A disposição de produtos, a precificação e outras iniciativas no PDV devem motivar a compra, provocar engajamento e fidelização. Ou seja, “loja perfeita” é, de fato, uma experiência perfeita para o consumidor.
PDVs que trabalham o conceito de loja perfeita têm mais conversões de visitantes para cliente e ticket médio maior do que lojas comuns. Afinal, a loja perfeita faz com que o cliente sinta-se à vontade no ponto de venda e a jornada de compra passa a ser prática, rápida e curta, ocasionando uma experiência de consumo bem sucedida.
Saiba mais em: Como montar uma loja perfeita.
Que tal mais algumas dicas para sua loja? Temos materiais que dão dicas desde o controle do estoque até a gestão das redes sociais da sua loja!
Tenha acesso a estes e muitos outros materiais no nosso kit de conteúdos para lojistas!
