Inúmeras empresas subestimam o poder das metas de vendas em seus negócios. Outros acreditam que as metas de vendas são para grandes empresas, mas a realidade é bem diferente. Metas são importantes para todos, desde uma loja que acabou de abrir como uma diversos anos de mercado. E em sua loja de presentes não é diferente: você precisa ter metas. As metas são tão importantes que podem definir se você continua com seu negócio ou fecha as portas – e todo esse poder pode ser constatado no exemplo a seguir.
Metas vão fazer a sua loja de presentes crescer
Que as metas são poderosas, isso todo mundo já sabe. Mas em uma pesquisa revelada no livro “What They Dorít Teach You at Harvard Business School” (O que não é ensinado na Escola de Administração de Harvard), o autor Mark McCormack comprova, através de estudo feito em Harvard com formandos do programa de MBA da universidade, que metas podem mudar uma empresa ou pessoa (para melhor). Os formandos responderam à pergunta: “Você estabeleceu metas de vendas claras, por escrito, para o seu futuro e fez planos para concretizá-las?“.
O estudo então conclui que “apenas 3% dos formandos tinham suas metas claras e haviam escrito seus planos e metas. Outros 13% tinham metas, mas não as tinham registrado no papel. Já a grande maioria, 84% dos estudantes, não tinham qualquer meta específica”.
Após 10 anos da primeira parte da pesquisa, os cientistas procuraram os formandos de Harvard novamente. Os resultados foram assustadores.
Segundo o relato em “What They Dorít Teach You at Harvard Business School“, “13% que tinham metas, mas não escritas, estavam ganhando duas vezes mais que os 84% de estudantes que não tinham meta alguma”. E pasmem: os 3% que tinham suas metas por escrito estavam ganhando, em média, dez vezes mais que os outros 97% juntos.
Todos os estudantes passaram pelo mesmo programa de estudos, a única diferença de quem foi mais bem sucedido em relação aos demais foi: eles tinham metas claras.
Esse exemplo deixa muito claro algo que parece óbvio: se você não sabe onde quer chegar, como vai chegar lá? Resumindo, como você pode crescer 20% em um ano se ao mesmo você está perseguindo esse número?
As metas servem para te dar um norte sobre o que você e sua equipe devem perseguir. Elas têm um papel central nas suas vendas, e estão totalmente vinculadas ao crescimento da empresa como um todo. Mas lembre-se: metas devem ser claras, objetivas e alcançáveis.
Quais metas de vendas usar na minha loja de presentes?
A meta mais importante em uma loja de presentes é a meta de vendas, mas ela não deve ser a única. É importante você ter outras metas, mas não exagere, pois isso deixará sua equipe sem foco.
É importante que sua loja pense em estabelecer metas de pós-venda, como por exemplo, aumentar a satisfação em 20%. Ou ainda, aumentar o ticket médio de R$ 80,00 para R$ 100,00. Esses são apenas alguns exemplos de metas que você usar na sua loja de presentes. É importante identificar onde você tem enfrentado dificuldades em evoluir e dar mais atenção a essas áreas.
As metas são essenciais e devem sempre ter um número. Exemplo: crescer 15% no natal. Se você apenas dizer que ‘quer crescer’, isso não é uma meta, é um objetivo. Por exemplo, o objetivo de uma determinada empresa é aumentar o caixa. A meta, por sua vez, terá de vir acompanhada de dois dados: a quantidade de dinheiro que ela pretende acumular e em quanto tempo.
Metas devem ter números alcançáveis, para que motive sua equipe a atingir determinados números. Além disso, você deve apontar o caminho para alcança-las, dizendo quantas ligações a mais precisam ser feitas, ou quais produtos agregar para aumentar o ticket médio e etc.
Concluindo – Porque a sua loja de presentes deveria ter metas
Como vimos ao longo do texto, ter metas é fundamental para quem quer crescer. Sem metas você será apenas mais uma loja sem direção e poucas perspectivas de sobrevivência. Por mais que criar metas eficientes não seja tarefa fácil, é de extrema importância que você se debruce sobre esse tema.
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