Baixe Grátis: Planilha de controle de estoque para sua loja (Curva ABC)

Já ouviu aquele ditado do varejo: estoque parado, dinheiro parado? Por isso, é importante o controle de estoque para evitar que seus produtos não tenham giro. Então, vem com a gente que vamos compartilhar com você uma incrível planilha de controle de estoque e curva ABC.

Foi Vilfredo Pareto quem criou um princípio que pode ser aplicado a quase tudo na vida: o 80-20. No varejo, isso quer dizer que 20% dos seus produtos provavelmente são responsáveis por 80% do seu faturamento. Então, se você não estiver focando no 20% de produtos que geram 80% dos seus resultados, provavelmente você tem perdido muito dinheiro.

Entender como esse conceito se aplica a sua loja é importante para que você não deixe faltar produtos que são responsáveis pela maior parte do seu faturamento e também que invista menos em produtos que têm dado pouco retorno.

Por isso, compartilhamos com você uma planilha que vai te dar todos esses resultados de maneira automática! Basta preencher as colunas com:

  • Nome dos seus produtos;
  • Quantidade vendida;
  • Valor unitário;
  • Valor total faturado.

Deste modo, você vai ter a Curva ABC da sua loja. Agora veja como funciona a curva ABC.

Como funciona a Curva ABC

· Classe A: de maior importância, valor ou quantidade, correspondendo a 20% do total de itens e 70% do seu faturamento;
· Classe B: com importância, quantidade ou valor intermediário, correspondendo a 30% do total de itens e 20% do seu faturamento;
· Classe C: de menor importância, valor ou quantidade, correspondendo a 50% do total de itens e 10% do seu faturamento.

Se estiver assim, você está no caminho certo. Porém, se os números ficarem muito diferentes, significa que você precisa de uma boa revisão no seu mix de produtos.

Então, não espere mais! Baixe agora mesmo planilha de controle de estoque grátis!

planilha de controle de estoque grátis

Se ficar com alguma dúvida sobre a utilização da planilha, entre em contato com a gente nos comentários. 🙂