O que é CRM e como ele pode ajudar sua loja a vender mais?

Mais do que uma ferramenta, uma estratégia para a captação e manutenção de clientes fiéis, é isto o que é CRM e como ele pode ajudar sua loja a vender mais.

Então, vem com a gente que vamos contar mais a fundo sobre esta excelente estratégia de vendas!

O que é CRM

CRM – Customer Relationship Management, um termo em inglês que significa Gerenciador de Relacionamento com o Cliente, é utilizado para captar alguns dados importantes sobre o cliente, como seu nome, número de telefone, endereço de e-mail, idade e hábitos de consumo, e utilizar estas informações em seus contatos comerciais e de marketing.

Não fique com dúvidas sobre o que é CRM. Portanto, continue lendo este post!

Como ele pode ajudar sua loja a vender mais?

A informação é a maior aliada do empreendedor, independentemente de seu segmento e tipo de negócio. E o empreendedor que utiliza um CRM sabe disso.

Mas, para ter sucesso nessa estratégia, os dados registrados no sistema precisam ser atualizados com frequência, já que eles serão a base de suas negociações.

O CRM é a ferramenta perfeita para gerir esse fluxo de informações e aplicá-las de maneira efetiva no negócio.

Mas esses não são os únicos benefícios! Então, agora que você sabe o que é CRM, é hora de saber como ele pode ajudar sua loja a vender mais.

1. Automatizando os processos

Podemos afirmar que a tecnologia é uma grande aliada para qualquer empreendedor. Ou seja, com o CRM sua loja economiza tempo e dinheiro, otimizando os processos.

A equipe não precisará mais recorrer às planilhas de Excel, onde as informações são bem limitadas e desorganizadas, podendo ser mais estratégicos em suas atividades.

A plataforma permite criar agendas para tarefas e compromissos, envios automáticos de notificações e emitir alertas de cobrança. Assim, os vendedores não se esquecem de nenhum processo essencial no dia-a-dia.

2. Planejando as vendas

Com a ajuda de uma boa plataforma de CRM, é possível ter uma visão panorâmica sobre a carteira de clientes e os prospects.  Desta forma, fica mais rápido fazer a gestão de relacionamento com o público-alvo e gerenciar as informações que serão usadas para divulgar seu trabalho.

As vendas são otimizadas quando a empresa se antecipa e está preparada para atender as necessidades do cliente potencial.

3. Otimizando o relacionamento com os clientes

Toda empresa precisa  promover uma relação saudável com seus consumidores. Ou seja, prever e satisfazer os desejos da clientela devem ser os objetivos principais da empresa que almeja o crescimento.

Então, saber o que seus clientes querem nem sempre é fácil, mas um CRM torna a tarefa muito mais simples. Afinal, por meio da ferramenta, você pode padronizar as abordagens de venda feitas ao consumidor, arquivar documentações importantes, fazer registros que poderão ser consultados, gerar tabelas e gráficos com os dados obtidos e muito mais.

As múltiplas funcionalidades ajudam a conhecer profundamente o perfil de seu público-alvo e surpreendê-lo com ações de marketing . Entre elas estão o envio de ofertas e promoções, anúncios de ações e e-mail marketing.

4. Analisar os resultados

Com o CRM você pode facilmente emitir relatórios e pode analisar, de maneira dinâmica e ilustrativa, o desempenho do time de vendas e de suas campanhas.

Através dos gráficos, você analisa quais ações estão dando resultado e quais merecem ser repensadas, alinha a linguagem da comunicação ao que atrai o consumidor até sua loja.

Como escolher um CRM?

Para escolher o CRM ideal é necessário avaliar a estrutura interna da sua loja para fazer a aquisição correta.

Entretanto, comprar um CRM não tem a ver apenas com tamanho. A grande relação aqui diz respeito aos processos dentro da sua empresa. Considere as seguintes perguntas durante a sua análise:

  • qual o porte da minha empresa?
  • quantos funcionários eu tenho?
  • como é o meu ciclo de vendas?
  • quais as vantagens a ferramenta trará para o meu negócio?
  • quais pontos eu quero/preciso melhorar nas minhas vendas?

Sabe porque esse check-list é importante?

Porque um CRM só faz sentido em uma empresa se ela tiver uma estrutura mínima de vendas definida. O sistema tem como objetivo organizar e otimizar o processo comercial e, se ele ainda não existir ou for insuficiente, não trará resultados.

Mas qual o melhor momento para comprar a ferramenta? O ideal é ter o sistema no momento de abrir a loja para começar a estratégia de vendas e armazenamento de dados todo organizado.

Existem alguns CRM´s gratuitos, porém, primeiramente você precisa ter um processo de vendas bem estabelecido. Dessa forma, o CRM agregará valor ao seu empreendimento.

Agora que você já sabe o que é CRM e como avaliar se sua empresa precisa de um sistema, vamos te ajudar a escolher um. Preparado? Então, vá para o próximo tópico.

CRM gratuitos para sua loja otimizar resultados sem gastar nada

Agora que você se convenceu a deixar o papel e a caneta (ou o Excel) de lado para gerenciar sua relação com os clientes, é hora de entrar na nossa lista de uma vez por todas.

Então, aqui estão alguns CRM gratuitos:

1. HubSpot CRM

A HubSpot é uma das empresas mais conhecidas do mundo em softwares de automação de marketing, e é a maior prova de que um CRM gratuito pode ser de qualidade.

O sistema é um dos mais recomendados, tanto pela marca que está por trás dele quanto pelas funcionalidades que oferece.

Baseado na nuvem, o software da HubSpot tem todas os recursos necessários para gerenciar o processo de vendas e integração com aplicativos de terceiros.

2. SugarCRM

O SugarCRM é um software de código aberto que promete a você a possibilidade de enxergar toda a jornada dos seus clientes, do início ao fim, de forma transparente.

A organização defende a ideia de que os CRMs ficaram complicados demais, com funcionalidades desnecessárias e supervalorizadas.

Por isso, você não vai encontrar no Sugar nada além do essencial para conhecer seus clientes e se aproximar deles de forma genuína.

3. Insightly

O propósito do Insightly é gerenciar contatos, organizar o processo de vendas e realizar projetos de forma mais eficaz.

Para isso, conta com recursos que permitem acompanhar o progresso de uma atividade, criar alertas e gerenciar o fluxo de e-mails.

A limitação do Insightly é de 2 usuários, então deve servir mesmo para operações bastante enxutas. Além disso, você pode ter até 2.500 contatos e guardar no máximo 200 MB de dados.

4. ZohoCRM

O ZohoCRM, apesar de estar na lista de CRMs gratuitos, é referência em qualidade.

O app já ganhou prêmios pela excelente experiência do usuário que oferece e já foi escolhido como o melhor por especialistas em CRM.

O ZohoCRM tem uma estrutura muito robusta de soluções, e conta com versões pagas conforme sua necessidade aumentar. Porém, o plano gratuito é limitado a 3 usuários.

5. Contatos do Google

Quem disse que você precisa de um sistema totalmente novo para usar como CRM?

O Google Contacts passou por um redesign e se tornou uma boa opção para organizar seus contatos comerciais com simplicidade e eficácia.

Só atente para o fato de que essa é uma boa alternativa para uso pessoal, não para equipes. Portanto, só use se você é o seu negócio e não divide a operação com mais ninguém.

Com o app, é possível para criar grupos de contatos e adicionar notas específicas sobre eles. Assim, você pode montar uma espécie de pipeline de vendas manual.

O que vem agora é o mais importante para você tomar a decisão na escolha do CRM. Então, leia com atenção!

Teste o CRM

Nunca pule essa etapa. Pois, ela é importante para você entender, na prática, o que é CRM e como ele  pode melhorar a rotina dos seus colaboradores e da sua empresa. Portanto, quando você testa o sistema, você tem a possibilidade de conferir se ele cumpre o prometido.

Além disso, pode ter acesso a funcionalidades que extrapolam as suas necessidades, porém são compatíveis com as demandas da sua loja, podendo adotá-las.

Uma coisa é certa: ter um CRM, em qualquer momento na sua empresa, dará mais vantagem competitiva para o seu negócio.

O software permite que a sua organização ganhe em produtividade e inteligência, facilitando a tomada de decisões mais planejadas. Portanto, aliar estratégia com dados é crucial para ter um bom desempenho no mercado.

Então, agora que você sabe o que é CRM, chegou a hora de começar a por em prática suas estratégias para fazer a gestão da sua loja de maneira eficiente.

Continue acompanhando o blog Boas Vendas que vamos continuar trazendo dicas para sua loja VENDER MAIS!