Liquidação de Janeiro – O que fazer para vender mais

Pela falta de datas sazonais no início do ano, janeiro ficou conhecido como o mês das liquidações e promoções. Ou seja, Liquidação de Janeiro virou praticamente uma data sazonal do varejo. Afinal, a campanha normalmente começa após o término do Natal, com o intuito de estimular as vendas de produtos fora de linha e também dos que estão encalhados a um bom tempo no seu estoque.

Neste período os lojistas de todo o Brasil dão início as famosas campanhas de liquidações. E se você ainda não montou a sua ou ainda está com alguma dúvida, nós criamos esse post com algumas dicas para aumentar as vendas nesse período. Então, confira!

1 – Atendimento ao cliente

Não é porque os produtos estão em promoção, que o atendimento tem que ser ruim! Esse é um período para se ter muita atenção com o atendimento da loja. Afinal, muitos vendedores por serem comissionados, acham que liquidações só atrapalham no valor total da venda e também nas comissões. Portanto, reforce para sua equipe, que com um bom atendimento, as vendas e o número de clientes tendem a aumentar!

E para te ajudar ainda mais nessa etapa, nós preparamos um guia que vai melhorar o atendimento da sua loja e ainda deixar sua equipe motivada a vender mais. Clique abaixo e baixe gratuitamente.

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2 -Tenha um Objetivo para sua campanha de Liquidação de Janeiro

Objetivo - Liquidação de Janeiro

Pelo nome “liquidação de janeiro”, você pode pensar que o objetivo é liquidar os produtos fora de linha da loja. Mas, calma! Se você “atirar para todos os lados, pode não acertar nenhum”. Claro que liquidar os produtos é um fator super importante para sua loja, mas é preciso definir alguns fatores, para se ter controle do que vendeu e também para mensurar os resultados após o término da campanha.

Dicas:

  • Escolha os principais produtos que você deseja vender;
  • Dê destaque para eles na vitrine;
  • Coloque um prazo para o fim das promoções;
  • Defina o público alvo da sua campanha;
  • Tenha um controle de estoque X vendas.

3 – Produtos para Liquidação de Janeiro

Sabe aqueles produtos antigos, fora de linha e também aqueles que estão com baixo giro de estoque? Então, esse é o período para promovê-los em sua loja, para que eles voltem a vender! Mas, lembre-se que você precisa limpar o seu estoque, para a entrada de lançamentos nas próximas datas comemorativas do varejo.

4 – Vitrine para Liquidação de Janeiro

Sempre falamos aqui no Blog Boas vendas, sobre a importância de uma vitrine bem elaborada e o impacto que ela tem nas vendas, influenciando no fluxo de clientes que são atraídos para dentro da loja.

Com a campanha de Liquidação de Janeiro não é diferente, ela precisa ser criativa e atraente aos olhos do seus clientes. Com base nos produtos que você separou para essa campanha, você pode escolher uma temática para trabalhar.

Como um bom exemplo, nós separamos dois modelos da vitrine que a Uatt?, uma da liquidação de Janeiro de 2016 com o tema “Promoções Radicais” que se remete a um parque de diversões com ilustrações de montanha russa e elevador radical. Dá só uma olhadinha!

liquidação de janeiro como vender mais

E agora a simulação de como será em janeiro de 2017, o tema dessa vez é Máquina de Descontos!

Vitrine Maquina de descontos

5 – Controle de estoque

Controle todas as saídas de produtos, para você não correr o risco de ofertar um item, que já não tem mais em estoque. Em períodos de promoções e liquidações, o controle de estoque se faz ainda mais necessário, principalmente quando esses produtos estão expostos na vitrine.

6 – Vantagens de fazer liquidações em janeiro

Você já conhece quais são as vantagens para os lojistas que fazem em sua loja as famosas liquidações de janeiro? Muitos pensam que “só quem ganha é o cliente”, mas na real não é bem assim!

Separamos aqui algumas oportunidades, que vão te fazer acreditar que liquidações também trazem resultados positivos para seu caixa. Então, confira!

– Aumento de peças por atendimento

Clientes adoram promoções e liquidações, muitas vezes quando são impactados pela vitrine da sua loja recheada de descontos arrasados, eles acabam comprando mais do que esperavam. Além disso, alguns clientes que procuram sua loja por um determinado produto, acabam levando também um produto promocional por impulso, é aí onde ouvimos as famosas frases: “Vou levar porque está baratinho” ou “Não posso perder essa promoção”.

Então, aproveite essas compras por impulso, para aumentar o número de produtos por venda. 😉

– Giro de estoque

Sua loja está cheia de produtos fora de linha em estoque e sem espaço para lançamentos?

Então, está ai uma oportunidade! Sua loja fazer pode liquidar esses produtos e ainda  limpar o seu estoque para os lançamentos das próximas datas como: dia das mães, namorados, pais, e tantas outras que exigem novidades e lançamentos para movimentar as vendas.

– Aumento do ticket médio

Ticket médio é o valor médio que cada cliente costuma comprar na sua loja, ou seja, total das vendas realizadas no mês X número de clientes que compram em sua loja.

Exemplo: Se sua loja faturou 4.000,00 no mês, e o total de clientes que efetivaram a compra foi 100, o ticket médio da sua loja é: R$ 40,00.

Esse valor pode aumentar com promoções, liquidações, lançamentos e aumento no número de peças por vendas. Então, essa campanha acaba sendo um ótimo período para você também aumentar o ticket médio da sua loja. Aproveite!

– Aumento do fluxo de pessoas na sua loja

Se você seguir todas as dicas desse post, consequentemente o fluxo de pessoas da sua loja será muito maior, e aquele ditado que “janeiro quase não vende” vai ser passado! Então, mãos à obra!

Enfim, espero que você tenha gostado das nossas dicas! Se tiver mais sugestões deixem nos comentários.

Abraços e Boas Vendas 😉