Gestão de redes sociais para lojas de produtos naturais

Com as pessoas adotando um estilo de vida cada vez mais saudável, estético, visual e de autoafirmação, fazer a gestão de redes sociais para lojas de produtos naturais será uma “mão na roda” para o seu negócio deslanchar!

Então, está esperando o quê para começar a utilizá-la na sua loja?

Com nossas dicas você vai com seus seguidores. Vem com a gente? Então, bora!

Como fazer a gestão de redes sociais

Além de serem um canal de comunicação direto com um grande número de pessoas ao mesmo tempo, existem vários outros motivos para a sua loja estar nas redes sociais:

  • Proximidade com o público-alvo;
  • Criar defensores da marca;
  • Aumento nas vendas;
  • Melhor relação custo x benefício;
  • Barrar a concorrência.

Uma das premissas para fazer uma boa gestão de redes sociais é conhecer o seu público-alvo e saber qual rede social ele mais usa.

Mas, como o blog Boas Vendas está aqui para te ajudar a vender mais, vamos facilitar a gestão de redes sociais para lojas de produtos naturais como uma super dica:

O Instagram e o segmento de produtos naturais possuem um público-alvo bem semelhante! Portanto, é a rede social ideal para sua loja!

Em sua grande maioria de usuários/consumidores estão as mulheres jovens que se interessam pelo estilo de vida saudável.

Agora, vamos aprofundar um pouco mais sobre esta rede social que é a que mais cresce no Brasil e no mundo!

Instagram

Como usar o Instagram para vender mais

Por ser 100% visual, a plataforma é utilizada por seus usuários para definição de estilo de vida, pesquisa de compras, autoafirmação.

E por isso possui grande potencial para desenvolver o seu negócio. Com o Instagram é possível falar diretamente com o seu público-alvo, expandir mercado, fidelizar clientes, criar desejo de compra e incrementar as vendas.

Para que sua gestão de redes sociais seja eficiente, o primeiro passo é criar um perfil comercial!

Perfil Comercial

Desde 2016 as empresas podem ter perfis comerciais no Instagram. Sendo assim, muitas marcas estão presentes na rede.

Por isso, é importante você fazer um gestão eficiente e se destacar perante a concorrência!

Diferente de um perfil pessoal, usado pelos usuários que usam a rede como entretenimento, o perfil comercial apresenta informações aprofundadas e relevantes sobre o seu negócio, e a possibilidade de fazer anúncios da marca e impulsionar as publicações para que alcancem mais pessoas.

Saiba como transformar o perfil da sua loja em comercial acessando a Central de Ajuda disponibilizada pela própria rede social.

Agora, vamos começar a deixar seu perfil com a cara da sua loja? Veja como criar a bio:

Criando a Bio

Sabe aquela breve descrição que aparece no seu perfil, logo abaixo do seu avatar? É bio (vem de biografia) que chama!

Na bio você deve contar sobre a sua loja e apresentá-la através de um link externo clicável, ou seja, um link que leva para um site, blog, portal fora do app da rede social (o Instagram só permite links clicáveis na bio e nos stories, e isso significa que você deve aproveitar essa oportunidade – quase – única com sabedoria).

Agora chegou a hora de cuidar do visual do seu perfil, começando pelo grid!

Planejando o Grid

Quando falamos em grid, estamos falando do modo como as fotos são visualizadas quando um usuário acessa o seu perfil.

Ele pode mudar a visualização do modo grid para o modo timeline, que é quando as imagens aparecem maiores e o usuário passa o dedo pra ver uma imagem abaixo da outra, mas o grid é a forma mais visualizada. Veja:

 

Grid do instagram faz parte da gestão de redes sociais

As fotos podem ser publicadas de forma que suas cores combinem entre si e a estética do grid fique harmônica.

Veja como organizar suas publicações e deixar o seu perfil mais atraente:

1) Monte o grid antes de postar – A primeira e mais importante dica é evitar publicar as fotos isoladamente.

2) Pense de 3 em 3 fotos – Levando em consideração o fato do Instagram mostrar as publicações em linhas de 3 fotos, uma superdica é combinar os posts de 3 em 3.

3) Cartela de cores – Que tal fotografar produtos que possuem as mesmas cores no mesmo cenário e publicar suas fotos em sequência de 3? Essa é uma forma de montar uma cartela de cores.

4) Use o mesmo filtro em todas as fotos – Escolha um filtro do Instagram ou de outro aplicativo e aplique em todas as suas fotos. Isso fará com que as imagens combinem as cores entre si, criando uma unidade estética.

5) Mosaico – Essa é uma forma bem legal de inovar e deixar o seu perfil mais divertido, mas cuidado para que as fotos sozinhas façam sentido.

É importante ter um banco de imagens próprio da loja. E assim, despertar um interesse maior para os produtos e pratos da loja.

Para divulgação dos produtos e promoções da sua loja o stories vai ser importante. Veja como usá-lo!

Stories

O Stories é uma funcionalidade que permite que os usuários compartilhem  fotos e vídeos que somem em 24 horas.

Existem algumas formas de postar no Stories.

  • Individual – um único Stories, com uma foto ou vídeo.
  • Sequência – uma sequência de Stories, misturando (ou não) vídeo e foto, para contar a sua história.
  • Ao Vivo – É possível fazer Stories em vídeo ao vivo, sem limite de tempo, em que os usuários da rede podem interagir com você através de mensagens e reações simultâneas.

Uso das hashtags

As hashtags são como etiquetas e servem para organizar as publicações e torna a gestão de redes sociais eficiente.

Use aproximadamente 3 por publicação para atrair realmente seu público-alvo e aposte em hashtags como: #produtosnaturais, #vidasaudavel e #fitness

Inclusive este engajamento com seus seguidores é um dos motivos para você pensar na próxima estratégia, contratar um influenciador digital!

Influenciadores digitais

São pessoas que têm a capacidade de influenciar outras pessoas a tomarem decisões, seja estilo de vida ou consumo. Ou seja, contam com uma grande visibilidade e influência nas redes sociais.

Na sua grande maioria, influenciadores tem um nicho bem segmentado, como, por exemplo a vida fitness, e usam uma linguagem certeira, seja ela textual, visual ou audiovisual, para comunicar com este público. Dessa forma, conseguem atingi-lo com propagandas de produtos, que supostamente consomem, de forma sútil e certeira.

Saiba mais sobre o assunto no post influenciadores digitais: por que apostar em sua loja?

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