Para começar, é importante que fique claro que para reter e fidelizar clientes a estratégia é para médio e longo prazo. Com um calendário cheio de datas comemorativas para sua loja explorar, é essencial um planejamento para atingir os resultados. Por isso, separamos conteúdos importantes para ajudar sua loja se relacionar com seus clientes muito além da venda.
Como fidelizar clientes
Aproveitar campanhas sazonais, como no Dia dos Namorados, é uma excelente oportunidade para reter e fidelizar clientes. Já mencionamos em nosso blog algumas ferramentas que podem auxiliar nessa retenção e fidelização de clientes. Deste modo, a utilização de um CRM (Customer Relationship Management, que significa Gerenciador de Relacionamento com o Cliente) ou uma planilha de controle irão ajudar muito neste importante e necessário passo. Afinal, muitas pessoas passam por sua loja, mas apenas 3% entram em sua loja física ou virtual prontas para comprar.
Ou seja, muitas pessoas podem entrar em sua loja e não encontrar o que procuram, ou até mesmo, não estarem em um momento financeiro favorável para comprar um produto diferenciado. Então, este é um momento que você pode captar alguma informação sobre seus clientes para usar em uma futura campanha. Portanto, tente descobrir o que este cliente gosta e, sem ser invasivo, conseguir um telefone ou e-mail para contato futuro. Então, após consegui-las, guarde essas informações em alguma das ferramentas que escolheu para acompanhar sua carteira de clientes.
A importância das Redes Sociais para seu relacionamento com o cliente
Aproveite suas campanhas para aumentar o seu alcance e criar relacionamento com seus clientes em suas Redes Sociais. Mas fique atento, Redes sociais vão muito além de aparecer na internet! Afinal, elas representam sua marca na web e devem ser tratadas com o mesmo profissionalismo que sua loja física.
Hoje o consumidor busca conteúdo para relacionar-se com a marca. Afinal, com tantos produtos similares no mercado, sua loja precisa dar muito mais do que apenas vender.
É importante que suas ações nas Redes Sociais tenham um planejamento e que elas representem a sua marca. E para isso, é necessário que você tenha uma página da sua loja, ao invés de utilizar o seu perfil pessoal para realizar as ações. Outro fator importante para atentar-se, é que mesmo sendo ferramentas gratuitas, você precisará destinar verba para fazer seus anúncios.
Investir em mídia online como links patrocinados, Facebook Ads, Instagram Ads, é uma ótima maneira de acelerar o crescimento. Assim como, antecipar resultados no início, quando a empresa ainda não possui muita autoridade na web.
Caso sua loja seja de pequeno porte e você não tenha uma equipe de marketing digital, ou verba suficiente para terceirizar o serviço com uma agência de publicidade, procure por um profissional liberal da área para pelo menos produzir o design de sua campanha adequadamente para cada mídia que você investir. É preciso existir constância e coerência em toda comunicação, tanto para os meios digitais, quanto para o PDV (Ponto de Venda), caso contrário, a imagem da marca torna-se esquisita e será facilmente esquecida.
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Boas vendas!