Dicas de como preparar a sua loja para a Black Friday 2020

Novembro é o mês que dá a largada para as datas de varejo mais aguardadas por lojistas. E lembramos que nem só de Natal se faz o fim de ano varejista, nesse momento em que vivemos é importante dedicar um olhar especial para a Black Friday 2020 e focar sua atenção em como vender mais, mesmo em situação de crise.

Vale lembrar que a data é importante para além do comércio, muitas pessoas esperam pela Black Friday para adquirir produtos por valores mais acessíveis. Confira aqui o que o mercado espera das vendas neste ano de 2020, e abaixo confira nossas melhores dicas para você aquecer suas vendas nesse período.

Como preparar a sua loja para a Black Friday 2020

Loja Física

  • Considere o cenário atual de pandemia e faça um planejamento. É importante reforçar que ainda vivemos em situação de alerta, por isso é necessário limitar o número de pessoas dentro da loja, mas com estratégia. Uma boa ideia é fornecer catálogo de produtos com descontos através do WhatsApp para quem já é cliente. Dessa forma a pessoa poderá decidir com antecedência o que deseja comprar e, então, irá até à loja apenas para retirar o produto.
  • Tenha ofertas ou produtos exclusivos para a loja física. Como falamos anteriormente, o e-commerce já tem uma tendência a vender mais devido ao comportamento do consumidor. Estratégias que envolvem exclusividades e vantagens na loja física, são a chave de ouro do seu negócio nesse momento.
  • Sua vitrine é seu maior ponto de atenção, invista em uma comunicação atrativa, e certifique-se de que todos os itens possuem preço visível. É necessário se sobressair diante das outras lojas, mas também passar informações claras e objetivas para os clientes.
  • Organize-se para comprar com antecedência dos seus fornecedores. Não dá pra ficar na mão uma hora dessa, né? Certifique-se de que você terá em tempo hábil todos os produtos que precisa para vender mais. E não esqueça dos materiais extras como: sacolas, embrulhos, durex, etc. A nossa super dica aqui é: aproveite para comprar produtos que já estão com desconto dos seus fornecedores! Dessa forma, você pode oferecer um bom desconto ao seu consumidor, mantendo o markup do produto em um nível saudável.
  • Treine sua equipe para esse momento. O seu maior diferencial pode estar aqui: no atendimento. É muito comum chover reclamações durante esse período, devido a falta de atenção e suporte que os clientes recebem de muitas lojas, então reforçamos que se sua equipe for treinada para tirar dúvidas, ser cordial e gentil no atendimento, esse vai ser o seu maior diferencial para além dos descontos. Na Black Friday 2020 ofereça excelência do início ao fim, da divulgação ao pós-venda.
  • Comunicação é tudo. Quanto mais informações o seu cliente tiver, maiores as chances dele comprar em um lugar onde não existem dúvidas. Informe sobre o que ele pode aguardar na sua Black Friday, dê spoiler de alguns produtos, identifique e exponha seus canais de comunicação direta, informe sobre horários, limite de pessoas em loja, soluções para eventuais problemas (como troca de produtos), medidas de segurança contra a COVID-19, etc. 

Loja Online

Quando o assunto é Black Friday, todo cuidado com seu site é fundamental. É super comum que durante esse período equipes façam plantão para garantir o funcionamento das plataformas de venda, pois devido ao alto número de acessos no site, o servidor pode apresentar instabilidade e quedas. Você não vai desejar que suas vendas sejam interrompidas, né? Então, considerando os fatos que já citamos anteriormente, onde indicam que a Black Friday 2020 promete quebrar recordes de vendas online, prepare-se:

  • Cheque o seu servidor. Análise se o servidor onde seu site está hospedado realmente dá conta do recado. Se ele já apresenta instabilidade em dias comuns, aconselhamos entrar em contato com o suporte pra entender como estão se preparando para o período de muitas vendas e, se for o caso, considere trocar de fornecedor.
  • Certifique-se de que tenha estoque suficiente tanto para venda das lojas físicas como para as vendas das lojas online. Cruze os dados de vendas que você já possui, para analisar onde precisa investir mais e quais os produtos com mais saída e buscas.
  • Caso você possua equipe de T.I., mantenha-a de plantão para quaisquer urgências e necessidades. 
  • A equipe de suporte – chat – também deve auxiliar para maiores dúvidas, além de garantir que estejam online para ajudar os clientes em momento de decisão de compra e pós-venda, é necessário que a equipe tenha o treinamento correto e agilidade para esse suporte volumoso. 
  • Comunique com antecedência! Faça um teaser e chamadas para cadastros antecipados e lembretes. As landing pages são ótimas aliadas nesse momento. Com cadastro prévio e informações, você evita uma grande quantidade de pessoas online no site ao mesmo tempo, sobrecarregando algumas páginas. Além do que, essa é uma excelente forma de garantir que seus clientes irão retornar para a compra.
  • Checagens nunca são demais. Revise todos os itens, informações e processos do site. Verifique se está tudo certo com os métodos de pagamento, envio e estoque.
  • Esteja certo de que os descontos entrarão automaticamente no site à meia noite e evite dúvidas e reclamações desnecessárias.
  • O visual gráfico deve ser peça fundamental na comunicação do seu site. Caso você ofereça descontos apenas em produtos selecionados, tenha uma página especial para eles e um banner na home que link para esta página. Facilitar a vida do seu cliente, nesse caso, faz com que ele converta e passe mais tempo no seu site. Mas, caso o site inteiro entre em promoção, a dica é colocar um selo de desconto e % ao lado de cada produto do site. 

Seja transparente e fidelize clientes

Todo ano no Brasil o Procon divulga a lista de lojas denunciadas na Black Friday, devido às inúmeras fraudes no valor dos produtos que deveriam realmente estar em promoção. Por isso, muita gente ainda tem receio e dúvidas sobre se devem comprar e onde comprar. Seja 100% transparente com os seus clientes, adote boas práticas e busque métodos de mostrar o quanto suas ofertas são vantajosas e suas promoções são verdadeiras. 

  • Anúncie antes o preço atual do produto e incentive as pessoas a aguardarem a compra desse mesmo produto com descontos na Black Friday 2020
  • Ofereça cupons especiais, exclusivos e antecipados aos seus clientes atuais. 
  • Disponha ofertas e comunicação direta com estratégias para aqueles que ainda não compraram, mas flertam com a sua loja e produtos.

Acompanhe sempre aqui, no blog da Uatt?, dicas e orientações de como vender mais e ter um melhor relacionamento com seus clientes. Boas vendas!