Como usar o LinkedIn para contratar funcionários

Ter dificuldades em encontrar profissionais qualificados não é nenhuma novidade, não é mesmo? Isso faz com que muitas empresas tenham que pensar diferente na hora de recrutar os melhores talentos. Por isso, é importante saber como usar o LinkedIn e encontrar os colaboradores ideais para sua loja.

Somente postar uma oferta de emprego na internet e aguardar que os currículos cheguem já não é mais o suficiente. Uma boa estratégia para montar um super time é usar as redes sociais, particularmente o LinkedIn, que permanece como a principal ferramenta de procura de emprego e recrutamento.

Como usar o LinkedIn

Comece se perguntando: faz sentido procurar candidatos para o seu negócio no LinkedIn? Com certeza! Afinal, a rede social inclui pessoas com experiência e diversas habilidades. Se você gostaria de incluir esta rede no seu recrutamento, aqui estão algumas dicas sobre como usar o LinkedIn:

1. Crie uma conta no LinkedIn e se envolva com a rede

Se você ainda não tem uma página da sua empresa no LinkedIn, é hora de criar uma! 

Uma página empresarial no LinkedIn permite que os seguidores se mantenham informados sobre as novidades do seu negócio. Nela, as pessoas podem ficar por dentro das vagas de emprego da sua loja. Agora, veja como criar um LinkedIn para empresa.

Como criar um LinkedIn para empresa

Passo 1: Clique em “Soluções” no canto direito superior da tela inicial.

Passo 2: A seguir, selecione a opção “Crie uma Company Page”.

Passo 3: Coloque o nome da sua empresa e a URL com a qual os usuários poderão encontrar a sua página corporativa. Depois, aceite o termo de compromisso de responsabilidade para falar pela empresa. Por fim, clique em “Criar Página”.

Passo 4: Insira a logomarca e a descrição da empresa nos campos selecionados abaixo. Se quiser, também é possível escolher uma imagem de capa, que ficará ao fundo.

Passo 5: Complete os demais campos, principalmente a URL do site e a localidade.

Requisitos para criar uma Company Page no LinkedIn

Se algo acima não deu certo, assegure-se de cumprir com todos os requisitos para criar uma página de empresa no LinkedIn:

  • Ter uma conta pessoal no LinkedIn (em seu nome).
  • Ser ativo. Além de ter conexões pessoais, seu perfil deve ser intermediário ou campeão.
  • Ser funcionário da empresa que criará a Página. Além de ser seu cargo atual, ele deve estar cadastrado na seção “Experiência”.
  • Ter um e-mail corporativo com o domínio da empresa confirmado na sua conta do LinkedIn. Você não terá sucesso se usar algo como seunome@gmail.com ou seunome@hotmail.com.br.

Pronto! Já pode começar a divulgar seu negócio, atualizar a página e adicionar novos seguidores.

Agora, vamos para as estratégias. Então, confira!

2. Procure pessoas que tenham as habilidades que você precisa

Por exemplo, você pesquisou por vendedor em Florianópolis/SC, e o LinkedIn retornou 322 pessoas que têm essas palavras no seu perfil. Ficou um pouco extenso, não é mesmo? 

Então, você pode também fazer pesquisas mais sofisticadas, optando por pagar para utilizar a ferramenta de recrutamento do LinkedIn e encontrar um perfil mais adequado, otimizando seu tempo de pesquisa.

3. Solicite indicações

O LinkedIn mostra quando alguém de sua rede de contatos está conectado a um profissional que você está interessado em conversar. Então, aproveite esta oportunidade para perguntar para o seu contato mais informações sobre o candidato ao trabalho.

Porém, você também pode mandar uma mensagem inbox para o candidato diretamente no LinkedIn, se preferir. 

4. Aproveite as conexões pessoais dos seus colaboradores

Quando você tiver uma vaga de emprego aberta, peça para os seus colaboradores compartilharem a oportunidade em suas redes sociais, particularmente no LinkedIn. 

Poste vagas de emprego

O LinkedIn oferece a possibilidade de criar anúncios de vaga online para divulgar cargos abertos na sua empresa. Afinal, profissionais à procura de emprego podem pesquisar essas oportunidades em toda a rede do LinkedIn. Além disso, anúncios de vagas serão recomendados para potenciais candidatos através do recurso “Vagas que podem ser do seu interesse”.

Confira como você pode anunciar uma vaga no LinkedIn, clicando aqui.

Contudo, assim como em qualquer rede social, o melhor a se fazer é encarar o LinkedIn como uma forma de construir relacionamento com as pessoas, e não apenas como mais um site para postar vagas de emprego. Portanto, forneça informações que possam encorajar os seus potenciais empregados a seguir a sua empresa no LinkedIn, participando de grupos relevantes para a sua indústria e fazendo conexões com empregados bem avaliados. Ou seja, isso vai ajudar você a atrair as pessoas que você quer para a sua empresa.

Para ajudar ainda mais na escolha da sua equipe, preparamos o Manual de Como Contratar um Bom Vendedor. Nele você vai encontrar:

  • Etapas do Processo de Recrutamento e Seleção
  • Competências para a área de vendas
  • Roteiro para Entrevista
  • Sugestões de Perguntas
  • Formulário de Entrevista
  • Avaliação de Experiência

Quer saber mais? Então, clique aqui para baixar.

Enfim, agora que você sabe como usar o LinkedIn, encontre os colaboradores ideais e tenha uma super equipe.