Já imaginou sua loja usando o Instagram para vender mais? Sim, é possível! E melhor ainda: é simples!
Mas, se a sua loja ainda não tem perfil no Instagram, a gente te dá alguns motivos pra criar um agora.
Motivos a sua loja utilizar o Instagram para vender mais
1. Rede em ascensão
Instagram é uma rede de compartilhamento de fotos e vídeos em constante ascensão. É a segunda rede social mais acessada pelos brasileiros!
2. Fotos falam mais que mil palavras e, assim sendo, vendem mais!
100% visual, a plataforma é utilizada por seus usuários para definição de estilo de vida, pesquisa de compras, autoafirmação. E por isso possui grande potencial para desenvolver o seu negócio.
3. Fala a linguagem do público
Com o Instagram é possível falar diretamente com o seu público-alvo, expandir mercado, fidelizar clientes, criar desejo de compra e incrementar as vendas.
Então, veja agora como começar a usar a rede de forma profissional e incrementar as vendas do seu negócio.
Como ter um perfil de loja no Instagram
1. Faça um perfil comercial
Diferente de um perfil pessoal, usado pelos usuários que usam a rede como entretenimento, o perfil comercial, indicado para empresas, apresenta informações aprofundadas e relevantes sobre o seu negócio e a possibilidade de fazer anúncios da marca e impulsionar as publicações para que alcancem mais pessoas.
2. Crie uma Bio atraente
Sabe aquela breve descrição que aparece no seu perfil, logo abaixo do seu avatar? Então, é bio (vem de biografia) que chama! Enfim, na bio você deve contar sobre a sua loja e caso sua loja possua um site, blog, portal fora do app da rede social, direcionar para eles através de um link externo clicável.
3. Cuide da estética do Grid
Grid é o modo como as fotos são visualizadas quando um usuário acessa o seu perfil, ele pode mudar a visualização do modo grid para o modo timeline, que é quando as imagens aparecem maiores e o usuário passa o dedo pra ver uma imagem abaixo da outra, mas o grid é a forma mais visualizada.
Por exemplo, no nosso Instagram, as fotos são publicadas de forma que suas cores combinem entre si e a estética do grid fique harmônica.
Quer fazer bonito também? Então, espia algumas formas fáceis de organizar suas publicações e deixar o seu perfil mais atraente:
- Monte o grid antes de postar
- Pense de 3 em 3 fotos
- Cartela de cores
- Use o mesmo filtro em todas as fotos
- Escolha um tema
- Mosaico
4. Os Stories são ótimos aliados das vendas
O Stories é uma funcionalidade do Instagram que permite que os usuários compartilhem momentos em fotos, vídeos e textos que, a princípio, somem em 24 horas.
Como usar o stories na prática
Os formatos de mídia que o Stories permite são fotos (1080 x 1920 pixels) e vídeos (no máximo 15 segundos) e é possível utilizá-los de diversas formas, de acordo com a mensagem que você quer passar.
Formas de postar os stories
Individual: Você pode passar a sua mensagem através de um único Stories, com uma foto ou vídeo.
Sequência: Sua mensagem é mais complexa e/ou merece mais divulgação? Então, publique uma sequência de Stories, misturando (ou não) vídeo e foto, para contar a sua história.
Ao Vivo: É possível fazer Stories em vídeo ao vivo, sem limite de tempo, em que os usuários da rede podem interagir com você através de mensagens e reações (“mandar coraçãozinho” pra mostrar que estão curtindo a transmissão) simultâneas. Portanto, o Ao Vivo é ótimo para apresentar novos produtos, diferentes funcionalidades de um item, presentes em promoção, eventos que estão rolando na sua loja.
Então, agora que você conhece um pouco mais sobre a ferramenta, está preparado para criar um perfil comercial no Instagram para vender mais? Ou, ainda, incrementar a sua presença na rede? Então, deixe um comentário contando pra gente a sua experiência!
Veja o conteúdo completo no guia rápido redes sociais para lojistas!