Como usar o Instagram para vender mais

Já imaginou sua loja usando o Instagram para vender mais? Sim, é possível! E melhor ainda: é simples!

Mas, se a sua loja ainda não tem perfil no Instagram, a gente te dá alguns motivos pra criar um agora.

Motivos a sua loja utilizar o Instagram para vender mais

1. Rede em ascensão

Instagram é uma rede de compartilhamento de fotos e vídeos em constante ascensão. É a segunda rede social mais acessada pelos brasileiros! 

2. Fotos falam mais que mil palavras e, assim sendo, vendem mais!

100% visual, a plataforma é utilizada por seus usuários para definição de estilo de vida, pesquisa de compras, autoafirmação. E por isso possui grande potencial para desenvolver o seu negócio.

3. Fala a linguagem do público

Com o Instagram é possível falar diretamente com o seu público-alvo, expandir mercado, fidelizar clientes, criar desejo de compra e incrementar as vendas.

Então, veja agora como começar a usar a rede de forma profissional e incrementar as vendas do seu negócio.

Como ter um perfil de loja no Instagram

1. Faça um perfil comercial

Diferente de um perfil pessoal, usado pelos usuários que usam a rede como entretenimento, o perfil comercial, indicado para empresas, apresenta informações aprofundadas e relevantes sobre o seu negócio e a possibilidade de fazer anúncios da marca e impulsionar as publicações para que alcancem mais pessoas.

2. Crie uma Bio atraente

Sabe aquela breve descrição que aparece no seu perfil, logo abaixo do seu avatar? Então, é bio (vem de biografia) que chama! Enfim, na bio você deve contar sobre a sua loja e caso sua loja possua um site, blog, portal fora do app da rede social, direcionar para eles através de um link externo clicável.

3. Cuide da estética do Grid

Grid é o modo como as fotos são visualizadas quando um usuário acessa o seu perfil, ele pode mudar a visualização do modo grid para o modo timeline, que é quando as imagens aparecem maiores e o usuário passa o dedo pra ver uma imagem abaixo da outra, mas o grid é a forma mais visualizada.

Por exemplo, no nosso Instagram, as fotos são publicadas de forma que suas cores combinem entre si e a estética do grid fique harmônica.

Quer fazer bonito também? Então, espia algumas formas fáceis de organizar suas publicações e deixar o seu perfil mais atraente:

  • Monte o grid antes de postar
  • Pense de 3 em 3 fotos
  • Cartela de cores
  • Use o mesmo filtro em todas as fotos
  • Escolha um tema
  • Mosaico

4. Os Stories são ótimos aliados das vendas

O Stories é uma funcionalidade do Instagram que permite que os usuários compartilhem momentos em fotos, vídeos e textos que, a princípio, somem em 24 horas.

Como usar o stories na prática

Os formatos de mídia que o Stories permite são fotos (1080 x 1920 pixels) e vídeos (no máximo 15 segundos) e é possível utilizá-los de diversas formas, de acordo com a mensagem que você quer passar.

Formas de postar os stories

Individual: Você pode passar a sua mensagem através de um único Stories, com uma foto ou vídeo.

Sequência: Sua mensagem é mais complexa e/ou merece mais divulgação? Então, publique uma sequência de Stories, misturando (ou não) vídeo e foto, para contar a sua história.

Ao Vivo: É possível fazer Stories em vídeo ao vivo, sem limite de tempo, em que os usuários da rede podem interagir com você através de mensagens e reações (“mandar coraçãozinho” pra mostrar que estão curtindo a transmissão) simultâneas. Portanto, o Ao Vivo é ótimo para apresentar novos produtos, diferentes funcionalidades de um item, presentes em promoção, eventos que estão rolando na sua loja.

Então, agora que você conhece um pouco mais sobre a ferramenta, está preparado para criar um perfil comercial no Instagram para vender mais? Ou, ainda, incrementar a sua presença na rede? Então, deixe um comentário contando pra gente a sua experiência!

Veja o conteúdo completo no guia rápido redes sociais para lojistas!