Como se preparar para a Black Friday 2021 - Boas Vendas

Como se preparar para a Black Friday 2021

Está chegando um dos períodos mais aguardados por lojistas e comerciantes do mundo todo. A Black Friday 2021 traz boas expectativas para o comércio, que busca recuperar o fôlego no fim do ano e conta com as datas de varejo para isso. O natal e a Black Friday, que esse ano acontece no dia 26 de novembro, são datas muito importantes e que devem ser consideradas no seu calendário. Mas, mais do que isso, você deve se preparar para esse período de forma eficiente e inteligente.

O ano anterior sempre serve de termômetro para analisarmos tendências do ano seguinte. 2020 foi um ano que mudou consideravelmente a forma como as pessoas consumiram e o que consumiram. E apesar do interesse geral ter sido direcionado a fatores emocionais como: valor agregado do produto, conforto, bem-estar, praticidade na hora de comprar, identificação com a marca, etc, precisamos lembrar que, ainda assim, a Black Friday é sobre preço. E é nesse ponto que queremos focar hoje.

4 DICAS DE COMO PRECIFICAR SEUS PRODUTOS NA BLACK FRIDAY

Dica 01: Markup 

Já falamos aqui no blog e reforçamos a importância do markup na hora de precificar, qualquer produto em qualquer época do ano. Para calcular o valor com desconto, essa fórmula também é indicada e reduz a gente de precificação errada que pode resultar em prejuízo.

Para chegarmos a fórmula do cálculo, considere os seguintes elementos:

  • Utilizar a base percentual 100 para preço unitário total de venda
  • Utilizar DV para despesas variáveis
  • Utilizar DF para despesas fixas
  • Utilizar LP para margem de lucro desejada
  • A partir daí temos a fórmula:
  • 100/[100-(DV+DF+LP]

Importante: considere um valor de desconto que seja vantajoso para o seu negócio mas que também seja impactante e atrativo para o cliente, afinal, esse é o diferencial da Black Friday. Lembre-se que você ganhará no volume de vendas. 

Dica 02: Ofereça desconto em produtos parados em estoque e produtos mais desejados

Utilize a estratégia de precificar os produtos certos. 
Uma opção é oferecer descontos significativos nos produtos mais desejados pelo cliente, no entanto mais difíceis de serem vendidos devido ao valor um pouco mais alto. Muitas pessoas aguardam a Black Friday para comprarem produtos que estão “namorando” há tempos.

Outra opção é oferecer descontos maiores ainda em produtos encalhados em loja. Assim você resolve duas questões de uma vez só. Descontos altos elevam as chances da compra por impulso, invista nesse comportamento do consumidor para girar o estoque. 

Dica 03: Faça um esquenta Black Friday 2021

Essa é uma tendência que vem ganhando força a cada ano e funciona muito bem no Brasil.
Para testar os valores do produtos, os índices de compra e porcentagens de desconto, faça um esquenta Black Friday, e já anuncie alguns produtos do mesmo segmento dos que estarão na Black Friday, com descontos iniciais. Use essa estratégia para medir o interesse do público e ajustar os descontos e preços para o dia oficial da Black Friday 2021. 

Dica 04: Negocie com antecedência

Para que você consiga dar descontos maiores e precificar bem sem sair no prejuízo, negocie com antecedência com seus fornecedores e consiga preços mais em conta na compra dos seus produtos.

Importante: A fama da Black Friday no Brasil não é das melhores. Use isso a seu favor! Além de ser a coisa correta a se fazer, dar descontos de verdade nos produtos da sua loja, passam confiança para o consumidor e fidelizam clientes que já conheciam sua média de preço e identificaram os descontos vantajosos.

Gostou das dicas? Continue acompanhando o Blog e boas vendas!