Checklist de como se preparar para as vendas de Natal - Boas Vendas

Checklist de como se preparar para as vendas de Natal

Boas notícias para o varejo! O primeiro semestre do ano de 2021 teve alta de 12,26% nas vendas em relação ao ano passado, de acordo com a Pesquisa Mensal de Comércio realizada pelo IBGE. Ainda de acordo com instituto, as previsões para o segundo semestre do ano são ainda mais positivas. Considerando datas importantes para o comércio, é bom já ir se preparando para as vendas de Natal, por exemplo. Saiba tudo que precisa estar em ordem no seu planejamento e na sua loja, para esse período.

01. Antecipação 

Falta pouquíssimo para chegar a data mais aguardada por comerciantes de diversos ramos. Por isso, essa é a última chance de você se antecipar e evitar problemas corriqueiros durante as vendas de Natal. Tenha previsibilidade do que o seu cliente deseja, negocie com fornecedores, antecipe suas compras e encomendas de materiais para garantir que tenha todo o necessário para alcançar sucesso em vendas.

02. Organização e limpeza

Mantenha sua loja organizada e sempre limpa. Um ambiente cheiroso e bem estruturado causa boa impressão e atrai mais pessoas. Além, é claro, de aumentar o tempo de permanência dos seus clientes em loja. 

03. Estoque para vendas de Natal

Atenção ao estoque, essa é uma das dicas mais importantes e que vale ser lembrada todos os anos. Garanta que esteja comprando os produtos certos na quantidade correta. Assim você evita produtos parados em estoque e, principalmente, evita a frustração de ter clientes buscando por mercadorias que você não tem mais para vender. Garanta um giro eficiente do estoque para vender muito mais neste Natal.

04. Embalagens

Detalhes que muitas vezes passam despercebidos, como as embalagens e todos os insumos necessários para complementar os embrulhos, fazem diferença na conclusão das vendas e fidelização de clientes. Mas também auxiliam no trabalho da equipe. Liste tudo que precisa para embalar produtos e presentes, como por exemplo:

  • Papel de embrulho;
  • Sacolas; 
  • Cartão da loja;
  • Cartão de presente;
  • Fita adesiva;
  • Laço decorativo; 
  • Plástico bolha. 

05. Decoração temática 

A decoração temática natalina tem um peso emocional e afetivo muito grande, e por mais que esteja presente em todos os lugares nesse período, possui grande importância para atrair clientes para a sua loja. A dica é buscar referências variadas para se diferenciar dos demais, mas não deixe de investir na decoração do seu comércio, incrementando vitrines e interior da loja. 

06. Treinamento de equipe 

Sua equipe pode estar preparada para as vendas rotineiras do dia a dia, mas será que está preparada para o período de maior movimento em loja? Segundo as estimativas, a tendência é uma crescente nas vendas de Natal em 2021, prepare o treinamento ideal para que seus vendedores atendam a todos os clientes com atenção, paciência, carisma, conhecimento de produto, soluções para possíveis problemas, etc. 

07. Produtos atrativos 

Os produtos mais procurados durante o Natal são para presentear. E quando se trata de presente muuuitas pessoas não sabem o que comprar. Abuse da criatividade e das tendências do momento, oferecendo produtos realmente atrativos, úteis e de qualidade. 

08. Meios de pagamentos

Garanta que todos os meios de pagamento estejam funcionando devidamente, e ofereça os principais e mais utilizados pela maioria das pessoas. 

  • Renove as maquininhas de cartão, se for necessário; 
  • Garanta os rolos de papel para a via impressa do pagamento;
  • Dinheiro em espécie para troco;
  • Pix ativo 
  • Totem com QRcode para apagamento por leitura digital; 
  • Link para pagamento de compras online. 

09. Planejamento e promoções 

Planeje todas as suas ações promocionais para aumentar suas vendas de Natal sem sair no prejuízo. Não deixe para pensar na promoção só na hora de fazê-la. Tenha planejado o período de execução e qual ação promocional que você vai adotar para o seu modelo de negócio e objetivo. 

10. Produção de conteúdo digital 

O conteúdo digital pode ser o seu maior aliado, e engana-se quem pensa que ele só serve para canais de vendas online. Use os principais canais digitais e redes sociais para divulgar seus produtos, loja e promoção, faça conexões entre o online e o pdv, para atrair e migrar pessoas entre canais. 

Gostou das dicas? Comece a colocar em prática agora mesmo e venda muito nas datas festivas de fim de ano. Continue acompanhando nosso blog.