Como fazer promoções eficientes em minha loja de presentes

Descontos, brindes, formas de pagamentos. As opções são muitas, mas final: Como fazer promoções eficientes em sua loja de presentes?

Promoção é um chamariz para ampliar as vendas em qualquer época do ano, principalmente nas datas especiais e, é claro, em tempos de crise em que é preciso incentivar ainda mais a compra.

O ponto positivo é que a sua loja pode se destacar de várias formas, afinal as pessoas dão presentes o tempo todo. Na troca de coleção ou temporada você pode “queimar” o estoque com estratégias de promoções atraentes.

Mas afinal, como fazer promoções eficientes?

É sobre isso que nós vamos falar. Se você quer aprender como fazer promoções em sua loja de presentes, esse post é para você! 😉 Confira nossas dicas abaixo.

1 – Defina o objetivo da ação

tenha um objetivo para fazer uma promoção

Uma dica essencial de como fazer promoções é definir o objetivo dela. A sua ação pretende eliminar um estoque que não teve saída ou chamar a atenção para uma nova linha de presentes? Você quer atrair mais clientes ou lançar um novo produto?

Faça isso: antes de começar a ação pense qual será o objetivo dela, para depois seguir os próximos passos. Coloque o seu objetivo “no papel” para que ele fique registrado e esteja claro para todos.

NÃO faça isso: manter a ideia apenas na sua cabeça pode gerar confusão, não deixe de registrá-la!

2 – Estipule o tempo da promoção

tempo da promoção

Defina a quantidade de produtos você quer vender e em quanto tempo. Exemplo: pretendo vender 50 canecas criativas em uma semana. Estipule o tempo de início, meio e fim da ação e deixe bem claro para os seus clientes não perderem.

Faça isso: defina a meta real, com base na sua experiência ou necessidade do momento, mas não hesite em criar uma certa dificuldade para que você e sua equipe se sintam desafiados e se empenhem mais.

NÃO faça isso: cuidado com prazos de promoções longos ou sem data de término, isso faz com que o consumidor não tenha urgência na compra.

3 – Tipo da ação

como fazer promoções de vendas

Decida qual técnica de promoção usar. As mais conhecidas são: descontos ou prazos especiais, vale-brindes, sorteios, jogos e “compre 3 pague 2”.

Faça isso: Use a criatividade na hora de criar e divulgar o tipo de promoção, ações diferenciadas e criativas chamam a atenção do consumidor diante de tanta concorrência.

NÃO faça isso:  cuidado para não fazer determinada promoção só porque todos estão fazendo, isso é perda de tempo e dinheiro, analise qual tipo de ação se encaixa mais no seu negócio e trará mais retorno.

4 – Defina o público-alvo

como fazer promoções de eficientes

Para saber como fazer promoções, você precisa primeiro saber onde qual público sua loja deseja atingir.

Faça isso: analise fatores como idade, sexo e classe social, por exemplo, quem é o consumidor que será atingido por essa ação. Você pode selecionar perfis diferentes de consumidores, mas que tenham características parecidas.

NÃO faça isso: pode parecer mais vantajoso tentar atingir todos os públicos, mas na realidade isso não acontece. Então, evite abrir demais as opções de compradores, principalmente se não forem seu público consumidor.

5 – Defina o preço

defina os preços dos produtos

Muito cuidado com a empolgação na hora de fazer promoções. Descontos de 50% chamam a atenção, mas será que você não terá prejuízo? Jamais venda o produto abaixo do custo (salvo em raras exceções).

Faça isso: você deve arcar com a sua ação. Já imaginou lotar sua loja e não ter produto suficiente para oferecer? Prometa apenas o que pode ser oferecido.

NÃO faça isso: evite repetir ações, isso dá a impressão no consumidor de que ela não é vantajosa e ele poderá participar novamente a qualquer momento.

6 – Meça os resultados

mensure os resultados

É muito importante medir os resultados frequentemente, para que assim você possa analisar se valeu a pena e o que pode mudar nas próximas ações.

Faça isso:  antes de começar a promoção, defina uma forma de estipular resultados.

NÃO faça isso: deixar de medir a ação impede que você analise se ela deu o resultado esperado.

Então, agora que você já sabe como fazer promoções, é só colocar essas dicas em prática!

Dúvidas e sugestões são bem-vindas! Abraços! 😉