Como fazer promoções eficientes em minha loja de presentes
Como fazer promoções eficientes em minha loja de presentes

Como fazer promoções eficientes em minha loja de presentes

Descontos, brindes, formas de pagamentos. As opções são muitas, mas final: Como fazer promoções eficientes em sua loja de presentes?

Promoção é um chamariz para ampliar as vendas em qualquer época do ano, principalmente nas datas especiais e, é claro, em tempos de crise em que é preciso incentivar ainda mais a compra.

O ponto positivo é que a sua loja pode se destacar de várias formas, afinal as pessoas dão presentes o tempo todo. Na troca de coleção ou temporada você pode “queimar” o estoque com estratégias de promoções atraentes.

Mas afinal, como fazer promoções eficientes?

É sobre isso que nós vamos falar. Se você quer aprender como fazer promoções em sua loja de presentes, esse post é para você! 😉 Confira nossas dicas abaixo.

1 – Defina o objetivo da ação

tenha um objetivo para fazer uma promoção

Uma dica essencial de como fazer promoções é definir o objetivo dela. A sua ação pretende eliminar um estoque que não teve saída ou chamar a atenção para uma nova linha de presentes? Você quer atrair mais clientes ou lançar um novo produto?

Faça isso: antes de começar a ação pense qual será o objetivo dela, para depois seguir os próximos passos. Coloque o seu objetivo “no papel” para que ele fique registrado e esteja claro para todos.

NÃO faça isso: manter a ideia apenas na sua cabeça pode gerar confusão, não deixe de registrá-la!

2 – Estipule o tempo da promoção

tempo da promoção

Defina a quantidade de produtos você quer vender e em quanto tempo. Exemplo: pretendo vender 50 canecas criativas em uma semana. Estipule o tempo de início, meio e fim da ação e deixe bem claro para os seus clientes não perderem.

Faça isso: defina a meta real, com base na sua experiência ou necessidade do momento, mas não hesite em criar uma certa dificuldade para que você e sua equipe se sintam desafiados e se empenhem mais.

NÃO faça isso: cuidado com prazos de promoções longos ou sem data de término, isso faz com que o consumidor não tenha urgência na compra.

3 – Tipo da ação

como fazer promoções de vendas

Decida qual técnica de promoção usar. As mais conhecidas são: descontos ou prazos especiais, vale-brindes, sorteios, jogos e “compre 3 pague 2”.

Faça isso: Use a criatividade na hora de criar e divulgar o tipo de promoção, ações diferenciadas e criativas chamam a atenção do consumidor diante de tanta concorrência.

NÃO faça isso:  cuidado para não fazer determinada promoção só porque todos estão fazendo, isso é perda de tempo e dinheiro, analise qual tipo de ação se encaixa mais no seu negócio e trará mais retorno.

4 – Defina o público-alvo

como fazer promoções de eficientes

Para saber como fazer promoções, você precisa primeiro saber onde qual público sua loja deseja atingir.

Faça isso: analise fatores como idade, sexo e classe social, por exemplo, quem é o consumidor que será atingido por essa ação. Você pode selecionar perfis diferentes de consumidores, mas que tenham características parecidas.

NÃO faça isso: pode parecer mais vantajoso tentar atingir todos os públicos, mas na realidade isso não acontece. Então, evite abrir demais as opções de compradores, principalmente se não forem seu público consumidor.

5 – Defina o preço

defina os preços dos produtos

Muito cuidado com a empolgação na hora de fazer promoções. Descontos de 50% chamam a atenção, mas será que você não terá prejuízo? Jamais venda o produto abaixo do custo (salvo em raras exceções).

Faça isso: você deve arcar com a sua ação. Já imaginou lotar sua loja e não ter produto suficiente para oferecer? Prometa apenas o que pode ser oferecido.

NÃO faça isso: evite repetir ações, isso dá a impressão no consumidor de que ela não é vantajosa e ele poderá participar novamente a qualquer momento.

6 – Meça os resultados

mensure os resultados

É muito importante medir os resultados frequentemente, para que assim você possa analisar se valeu a pena e o que pode mudar nas próximas ações.

Faça isso:  antes de começar a promoção, defina uma forma de estipular resultados.

NÃO faça isso: deixar de medir a ação impede que você analise se ela deu o resultado esperado.

Então, agora que você já sabe como fazer promoções, é só colocar essas dicas em prática!

Dúvidas e sugestões são bem-vindas! Abraços! 😉