Comissão de vendas: como definir qual usar em sua loja
comissão de vendas

Como definir a comissão de vendas?

O time de vendas precisa ser o mais motivado e engajado nos resultados da loja. Afinal, eles fazem parte do patrimônio da empresa, conquistam clientes com seu atendimento e, consequentemente, trazem vendas. Mas, a pergunta que os gestores sempre se fazem é: como definir a comissão de vendas para que haja um equilíbrio entre a satisfação dos colaboradores e os ganhos da empresa? Para chegar a equação ideal, é preciso estar atento a uma série de fatores.

Quer saber qual a maneira mais comum de calcular as comissões de vendas? Então, confira este post e entenda como deixar a sua equipe satisfeita e motivada no trabalho.

Tipos mais comuns de cálculos das comissões de vendas

Via de regra, os profissionais recebem um salário fixo para exercer os seus trabalhos e mais uma comissão pelo seu desempenho. Porém, tudo varia de acordo com o setor de atuação desses profissionais.

Em alguns casos, o salário fixo também pode ser substituído por uma comissão mínima, que garanta ao menos o básico para o colaborador.

São quatro os tipos mais comuns de pagamento de comissão, conheça aqui:

1. Por venda

Pela fácil implementação de pagamento, essa é uma das formas de comissionamento mais utilizadas no mercado. Na prática, a empresa determina uma percentagem fixa pelas vendas realizadas.

O pagamento dessa comissão pode acontecer juntamente com o valor mensal fixo e/ou de acordo com a realização das vendas. Tudo dependerá do que está descrito no contrato firmado entre a empresa e o colaborador.

As empresas costumam trabalhar com uma tabela diferenciada para níveis de meta atingida, por exemplo, vendas de até R$ 3 mil pagam uma comissão de vendas de 3%, acima desse valor sobe para 5%. As metas de vendas são alinhadas entre o time de colaboradores para garantir a melhor proporção entre a empresa e os funcionários.

2. Por faturamento bruto

Nesse tipo de comissão de vendas o valor é calculado de acordo com o total das vendas da empresa, pagando o ordenado com relação ao lucro bruto. Ou seja, todas as vendas são computadas, sem fazer a retirada dos custos.

Os colaboradores precisam trabalhar em conjunto para alcançar as metas de vendas da empresa. Via de regra, são criadas margens de números que, quando são alcançados, as porcentagens de comissão aumentam.

3. Por margem de lucro

Esse tipo de comissão de vendas é calculado a partir do lucro auferido pela empresa no período. Esse modelo de pagamento de comissão demanda de cálculos mais aprofundados, porém não comprometem os resultados da empresa.

A porcentagem de comissão é definida e fixada para os colabores, mas os valores só serão pagos após o fechamento do faturamento do mês. Essa pode ser a forma mais transparente de pagamento de comissão.

4. Por recebimento

Esse modelo de comissionamento paga os valores aos seus colaboradores somente após receber os valores das vendas. Isso funciona para as empresas que trabalham com vendas a prazo ou de forma parcelada.

Dessa forma a empresa incentiva que os seus colaboradores negociem as suas vendas à vista para receber as suas comissões de forma mais rápida.

Como definir a comissão de vendas?

Como definir a comissão de vendas?

Alguns fatores precisam ser levados em consideração para  montar o modelo de comissão que você poderá aplicar na sua empresa. Então, confira os principais fatores:

Metas da empresa

Inicialmente, defina metas reais e plausíveis para que os colaboradores possam atingir durante o período de trabalho produtivo do mês. Afinal, o alcance das metas traz benefícios tanto para a empresa, quanto para os colaboradores que conseguem agregar mais valor aos seus salários ao final do mês.

Os colaboradores podem definir as suas metas pessoais e têm como avaliar qual será o salário do mês de acordo com a sua disposição e motivação para o trabalho.

Regras para as vendas

É preciso alinhar com os colaboradores quais serão as metas de vendas para atingir as percentagens de vendas ideais. Os valores são definidos de acordo com os lucros da empresa e as possibilidades de atingir as metas dos vendedores.

Períodos de sazonalidade

Em determinados períodos do ano, as vendas aumentam consideravelmente. Por exemplo, em datas sazonais é maior o número de vendas.

Desta forma, os comissionamentos podem ser direcionados de acordo com esses períodos. Em tempos de altas no mercado, as porcentagens pagas podem variar de acordo com aumento dos números de vendas. E nos demais períodos, as comissões voltam aos seus patamares mais baixos.

Momento da venda e pagamento

É preciso definir os prazos de pagamento para as comissões. Afinal, é importante analisar esses prazos já que isso pode interferir diretamente na saúde financeira da sua empresa.

Vendas à vista podem ter pagamento a partir da efetivação da transação, no entanto pode ser definido um prazo hábil para compensação dos valores. Por exemplo, vendas realizadas em um mês podem ser pagas somente no mês seguinte. Tudo vai variar de acordo com o setor de atuação da empresa.

Como definir o modelo ideal para minha empresa?

Como definir a comissão de vendas_

Tudo depende do segmento que sua loja atua. Ou seja, se as vendas são sazonais, ou, se o fluxo de vendas é diário. Enfim, tudo vai depender de como sua loja funciona.

Ao contratar os colaboradores, uma das formas de compor o salário é o comissionamento pelas porcentagens de venda. Esses valores devem ser definidos levando em consideração o faturamento.

Para empresas menores, as comissões por venda são as mais indicadas. Pois assim, elas trazem motivação aos seus colaboradores, que sabem exatamente o quanto vão receber para cada venda realizada.

Enfim, a fórmula para chegar as porcentagens ideais para cada empresa precisam ser analisadas de acordo com a provisão de custos e faturamentos. É preciso pagar comissões adequadas para os colaboradores, porém estas não podem comprometer a saúde financeira do seu negócio.

Agora, você já sabe como definir as comissões de venda? Então, aproveite a visita em nosso blog para compartilhar este artigo com os seus amigos usando as suas redes sociais.