Você sabia que uma promoção online bem feita é capaz de aumentar as vendas em até 200%? De acordo com o POPAI Brasil, associação especializada em Marketing de Varejo no Ponto de Venda, é possível esse aumento. Por isso, trouxemos algumas dicas para sua loja virtual bombar!
Então, veja alguns tipos de promoção que você pode fazer.
Tipos de promoção online para fazer em sua loja virtual
Muito provavelmente, você já se deparou com alguma das sugestões que vamos passar. Mas é sempre bom relembrar. Vem com a gente e conheça (ou relembre) as ações que você pode fazer na sua loja!
Leve 3 pague 2
Esse modelo é bem comum de encontrar nas grandes redes atacadistas. Portanto, você já deve ter cruzado com promoções assim em vários itens.
Então, saiba que é perfeitamente possível fazer uma promoção online em sua loja virtual neste formato. Ou seja, é uma boa opção para quem tem um estoque muito grande de alguma mercadoria e quer eliminá-lo.
Desta forma, você incentiva o cliente que, possivelmente, iria comprar só um produto, a comprar mais um e, além de dobrar a venda, você consegue se desfazer de uma terceira mercadoria e agradar o cliente com isso.
Desconto progressivo
Esta é uma estratégia bem comum em lojas de roupas. Afinal, levar uma blusa combinando com a calça que comprou e ganhar desconto nessa segunda peça, é bem atrativo, né?
Ou seja, o cliente ganha desconto a partir do segundo item colocado no carrinho e você pode determinar a quantidade e valor aplicado em cada produto.
Por exemplo, o cliente seleciona o primeiro produto sem desconto. O segundo item terá 5% de desconto, 10% sobre o terceiro, 15% sobre o quarto. Enfim, você define até quantos produtos ele ganha desconto e se serão progressivos.
Essa estratégia é excelente para aumentar o ticket médio e vender mais produtos relacionados.
Cupom de desconto para a próxima compra
Esse tipo de promoção é ideal para atrair e fidelizar clientes. Ou seja, após a compra, você concede um cupom de desconto que poderá ser utilizado em um próximo pedido.
Mas, lembre-se! O desconto deve ser concedido de acordo com a realidade das finanças e estratégia de sua loja virtual. Portanto, pode ser um valor fixo ou variável, de acordo com o valor da compra.
Frete Grátis
Se tem uma ação que faz os olhos dos clientes brilharem, é o frete grátis! Portanto, se você quer aumentar as vendas e conquistar novos consumidores, essa pode ser uma boa estratégia.
Contudo, é importante fazer os cálculos e ver se é possível disponibilizar essa facilidade sem prejudicar suas finanças. Ou seja, diminuir a margem de lucro e, ainda, dar o frete, é interessante se a sua intenção for mais conquistar novos clientes e aumentar sua presença online. Pois, dificilmente esta estratégia vai aumentar o faturamento.
Porém, se não for possível disponibilizar para todas as compras, vale a pena estipular valores mínimos para o frete grátis. Por exemplo, a Uatt? fez uma condição especial para a Black Friday, na qual concedia frete grátis para as regiões Sul e Sudeste para compras acima de R$159,00.
A ação de frete grátis é bem comum na Black Friday. Porém, sua loja pode utilizar o ano todo. Afinal, pode ser uma boa forma de escoar o estoque, sem banalizar o preço dos seus produtos.
Promoções exclusivas
Mais uma excelente estratégia para fidelização e também uma oportunidade para inserir novas linhas de produtos ou promover lançamentos na sua loja virtual.
Desta forma, você oferece descontos para um perfil de clientes. Por exemplo, os aniversariantes do dia ou os clientes mais fiéis. Contudo, é importante enviar um e-mail marketing avisando. 😉
Liquidação e mega descontos
Um dos principais objetivos de uma liquidação é diminuir o estoque de determinados produtos. Além disso, é uma boa estratégia para aumentar o número de vendas e atrair novos compradores. Portanto, o desconto é um ótimo chamariz. Afinal, só de ver “% de desconto” os olhos do consumidor já começam a brilhar.
Mas atenção, aqui é preciso muito planejamento e cuidado, pois o aumento de vendas pode significar tanto sucesso como fracasso. Se você vende tudo por um preço abaixo do ideal, pode acabar ficando sem capital de giro, ou pior, deixando as finanças no vermelho. Portanto, faça todos os cálculos para não se dar mal.
Então, agora que você viu como criar uma promoção online em sua loja virtual, é hora de definir quais os melhores formatos para o seu negócio.