Boas Práticas para atendimento no WhatsApp

É UNÂNIME! Todo mundo usa essa rede social para conversar. Pois, é rápido, prático e simples. Você sabia que em 2017 o WhatsApp anunciou que chegou a marca de 120 milhões de usuários no Brasil? Sabe o que isso significa? Que você não pode deixar esse canal de vendas abandonado e essa é uma estratégia essencial para a sua loja. Mas calma, é preciso ter cuidado para não assustar o seu cliente.

Hoje vamos trazer algumas dicas simples para você acertar em cheio na sua comunicação!

Antes de começar:

 PERGUNTE, quando o cliente se cadastrar, se ele tem interesse em saber das novidades e promoções pelo WhatsApp. Assim, você evita ser invasivo. Então, se a resposta for positiva, você pode ir para o próximo passo.

Como funciona o atendimento no WhatsApp

Vamos lá:

  • Tenha um número de telefone exclusivo para a sua loja, JAMAIS use o seu telefone particular.
  • Envie mensagens e respostas APENAS em horário comercial, que é quando seu cliente está ativo e as mensagens não vão interromper o descanso dele. MESMO quando o cliente retornar a noite, responda apenas no outro dia.
  • Use o aplicativo apenas para assuntos da loja, mesmo que o cliente seja seu amigo, não envie piadas, conteúdos aleatórios e principalmente conteúdos polêmicos.
  • CUIDADO COM O PORTUGUÊS. Nada mais inconveniente do que mensagens com gírias, erros na grafia das palavras e cheias de emojis.
  • Evite excesso de intimidade. Você está falando com um cliente!
  • Se você assumiu um compromisso de atender por esse canal, tenha atenção. Pelo menos 3x ao dia é necessário verificar as mensagens dos clientes.

Pergunte sempre o nome do cliente e converse com a intuição de esclarecer as dúvidas e até de gerar mais vendas. Saiba também quais são os interesses dele nos produtos e envie as novidades e promoções.

MAS ATENÇÃO: NÃO envie mensagens todos os dias e tenha muito cuidado para não parecer invasivo e correr o risco de ser bloqueado.

Você pode verificar também as dicas em vídeo.

 

 

Enfim, use as dicas, explore ao máximo a ferramenta e acompanhe a evolução das suas vendas. Temos certeza que você irá se surpreender com os resultados. Leia mais dicas aqui.

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Um abraço e boas vendas!