As principais tendências de consumo 2021 - Boas Vendas
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As principais tendências de consumo 2021

O mundo inteiro mudou, não dá para negar. Vimos e ainda estamos vendo essas mudanças acontecerem todos os dias, acompanhando e vivendo cada nova forma de adaptação nos mais variados segmentos. As aulas passaram a ser online, os cuidados com a saúde foram redobrados, as prioridades mudaram e a forma como as pessoas fazem suas compras também sofreu uma enorme transformação, tanto no que se compra e também em como se compra. É isso o que nos dizem os diversos estudos sobre tendências de consumo 2021. Então, se atualize agora e entregue mais valor para o seu cliente! 

Um estudo realizado pela Euromonitor revelou que as mudanças gerais provocadas pela pandemia de 2020 mudaram mundialmente a forma de consumo para sempre. Consciência ambiental, segurança e conforto, por exemplo, são fatores determinantes na influência de consumidores ansiosos e exigentes, que continuam buscando encontrar sua voz e dedicá-la a construir um futuro melhor e mais coletivo. 

Realidade Figital – novo termo de tendências de consumo 2021

Você já ouviu falar desse novo termo que surgiu para consolidar a disputa clichê entre o off e online? O mundo está on! Até aí nenhuma novidade. Mas, a onda de lockdown mundo afora elevou o consumo por meios digitais, aumentando as vendas para quem já tinha o hábito de comprar online e despertando desejo de aprender e perder o medo existente em quem ainda tinha dúvidas sobre as vantagens e seguranças de comprar pela internet. 

Mas, depois disso veio a reabertura do comércio e com ele a necessidade de se reinventar e tornar mais digital a compra até mesmo em lojas físicas. O seu cliente quer praticidade, o seu cliente está bem acostumado a comodidade de comprar online. Sua missão é tornar sua loja física mais confortável e segura por meio de tecnologias que facilitem esse consumidor híbrido. Assim como no trabalho e nos estudos, o seu consumidor quer transitar entre o seu espaço físico e digital e encontrar nos dois vantagens e facilidades. 

Meios de compras

Estima-se que 72% do varejo acelerou sua transformação digital no último ano, isso se deve a necessidade de adaptação, mas também ao crescimento intenso de meios de compra e vendas online. Para além do e-commerce, os meios se expandem também para redes sociais e aplicativos de conversas, que aparecem como fortes tendências de consumo 2021. No último ano vimos os marketplaces crescerem, Instagram lançar uma aba exclusiva ao shop e a recente autorização do banco central para vendas e pagamentos direto pelo WhatsApp. Em 2021 outros meios de compras prometem surgir e se atualizar, para tornar mais prática a adesão de pequenos lojistas. Atualize-se e torne-se múltiplo, englobando canais que fazem sentido para você e seu público.

Pagamentos

Um caminho sem volta, econômicos, práticos e, principalmente, seguros. Os novos meios de pagamento que vimos surgir nos últimos tempos revelam consumidores sedentos por segurança, tanto no que diz respeito à proteção financeira como à questão do contato físico e contaminação. Opções como pagamento por aproximação, QR code, pix, wallets, entre outros, como as criptomoedas, que crescem e surgem, são tendências de consumo 2021 que vão engolir seu comércio se você não se atualizar. Mais natural do que você imagina, empresas que não oferecem esses meios de pagamento e condições de preços especiais para eles, são facilmente substituídas, na visão do cliente.

Experiência do cliente 

Nenhuma novidade para quem já acompanha nosso blog, sempre deixamos claro a importância de se preocupar com a experiência do cliente durante o processo de compra. Na relação tendência de experiência do cliente, a empatia aparece como forte apelo, isso porque as pessoas buscam marcas e atendimentos que se preocupem com seu bem-estar e momento atual, um exemplo disso é a atualização das inteligências artificiais que interagem com o público. Os bots, AI, responsáveis por SAC de grandes marcas têm evoluído para além do atendimento individual, elas se preocupam com o coletivo e integram questões sociais, como a não tolerância ao assédio. 

Mas isso não exclui você, lojista, de estar por dentro dessa tendência de experiência do cliente. Por sua vez, você pode e deve oferecer experiência de comodidade e atenção. Lembre-se que você está lidando com um público cada vez mais exigente e ansioso. Aposte em treinamento de equipe e tecnologias que facilitem a escolha do produto, a compra, a resposta de dúvidas e a entrega do produto do seu cliente. Está aí uma receita de sucesso.

Preocupação com meio ambiente

Você sabia que 72% dos consumidores gostariam de receber seus deliveries sem plástico? Esse dado é só o reflexo de pessoas cada vez mais preocupadas com a origem dos produtos que compram, a reutilização dos mesmos e principalmente o impacto que eles vão causar ao meio ambiente a serem descartados. 

Os estudos de tendência de consumo para 2021 mostram que produtos reutilizáveis e sustentáveis, como copos, canudos e garrafas, são prioridades de compra de grande parte de consumidores.

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Boas vendas!