Após definir suas personas é hora de agir

Se você leu nosso post Mapeie e defina seu público-alvo, já sabe a importância de definir suas personas. Mas, se você não leu, você pode acessá-lo ou relembrar rapidamente aqui:

As personas são essenciais para o seu processo de vendas

Definir suas personas tem um papel fundamental nas estratégias de sua loja. Pois, através delas é possível criar um tipo de conteúdo mais específico, que fale diretamente com potenciais clientes.

Para seu time de vendas, a persona é importante para criar um processo mais natural de contato com a marca e com os produtos ou serviços que sua loja oferece.  Desta forma, é possível romper algumas barreiras de contato e criando um relacionamento mais duradouro.

Com isso, o vendedor saberá o perfil do potencial cliente e oferecerá a solução ideal. Ou seja, o atendimento é mais personalizado. A qualificação de leads é crucial para atrair os clientes certos para os seus serviços ou produtos. Tanto o marketing quanto vendas conseguem mais resultados após a definição da persona. Sendo assim, os esforços serão empregados da forma correta.

Por isso, é importante que a equipe de vendas e de marketing trabalhem juntas na hora da criação das personas.

Tendo isso tudo em mente e tendo aplicado nossas dicas da matéria Mapeie e defina seu público-alvo, é hora de saber quais os próximos passos seguir. Então, vem com a gente!

O que fazer após definir suas personas

1) Defina um foco

Neste processo pode ter acontecido de você ter segmentado o seu público-alvo em mais de uma persona. Então, aí está a questão: devo priorizar um único perfil ou atirar para todos os lados? A resposta é: foque em uma persona sem esquecer as outras! Portanto, é importante ter essa prioridade definida para investir em estratégias que realmente apresentem resultados para sua loja.

Quando sua estratégia é voltada para uma persona fica mais fácil acertar o tom e o meio das suas mensagens:

  • Ajuda a atrair realmente pessoas com potencial de compra;
  • Com isso, economiza recursos que possivelmente seriam usados com as pessoas erradas;
  • Contribui para a definição dos canais das suas estratégias;
  • Auxilia na compreensão do melhor tom e linguagem da sua comunicação e dos seus conteúdos;

Para escolher a sua persona principal, é importante levar em consideração representatividade, identidade do seu negócio e qual caminho você quer seguir com a sua loja.

2) Alinhe seu marketing digital

Após definir suas personas, invista na criação de conteúdos voltados exclusivamente para esses perfis, e nos lugares certos.

Desse jeito, é possível criar posts e vídeos para suas redes sociais e outros conteúdos que conversem com a persona, e criar um modelo de capacitação de vendas que facilite o diálogo entre seus profissionais e aquele possível cliente.

Enfim, de nada adianta fazer publicações bonitinhas nas redes sociais se o conteúdo não interessa a sua persona. Ou seja, é crucial deixar claro o que a empresa faz, quais soluções oferece e de que forma elas podem ajudar a persona a resolver seus problemas ou se aproximar dos seus objetivos.

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3) Crie a fachada da loja com mais estratégia

Analise se a fachada da sua loja realmente transmite a imagem que você quer que a sua persona tenha de você. Ou seja, se a mensagem obtida nela vai fazer com que aqueles que a visualizam absorvam as informações que você deseja. Deste modo, vale a pena analisar aspectos como as cores, o formato e a linguagem utilizada, pois tudo isso deve estar alinhado com o perfil da persona.

Ainda não criou a fachada da sua loja? Então, temos dicas valiosas no post Fachada de loja atrativa: 7 passos para causar amor à primeira vista!

E para saber se as estratégias estão dando certo?

4) Aborde seu cliente, ele é o melhor termômetro do seu sucesso

Fale com o seu cliente, esta é a melhor forma de saber se sua estratégia está realmente funcionando. Assim você conhecerá as impressões que sua loja transmite, saberá se o perfil do seu público-alvo está alinhado com a identidade de sua loja, e se isso tudo de fato realmente gera valor para aquele cliente (pode gerar para outros) e faz com que ele tenha as suas expectativas atendidas.

Resumindo

É mais válido atrair muito bem um perfil de pessoas certas, que são clientes potenciais, do que não atingir de maneira efetiva várias personas. 

Por isso, depois de definir a sua persona, se você identificar que tem muitas, entenda quem é a sua persona principal e faça a melhor estratégia possível para que essas pessoas realmente se apaixonem por sua loja! Ou seja, é importante priorizar para investir em estratégias que realmente apresentem resultados para sua loja.

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