Chegou o período mais esperado pelos lojistas do varejo! Bora vender muito? Bora! Para sua loja vender mais no fim do ano, apostar em ações e comunicações que indiquem que você tem os presentes ideias para estas ocasiões é uma ótima estratégia para melhorar o faturamento, conquistar novos clientes e “preparar o terreno” para o Natal.
No setor de presentes, principalmente, este período pré-natal é bem expressivo para o faturamento da loja, já que em diversas empresas, escolas e faculdades rola o famoso amigo secreto e, no caso das duas últimas, também tem as formaturas.
Por isso, trouxemos para o blog Boas Vendas algumas ações de vendas e comunicação para sua loja vender mais no fim do ano. Vem com a gente espiar umas dicas para arrasar na vendas!
1 – Ações para amigo secreto e formatura
a) Categorize os produtos
A dica aqui é separar os itens por preço. Uma prateleira pode conter produtos de até R$19,90, outra, produtos de até R$29,90, ou então na faixa de R$39,90, e assim sucessivamente, por exemplo.
Também há a possibilidade de organizar o ponto de venda por categorias de produtos. Essa forma é ideal para ajudar seu cliente a comprar presentes de formaturas. Deixe uma prateleira, display ou até mesmo um mesão central com produtos especiais para formandos.
Apostando nessas dicas você irá otimizar a experiência do consumidor no seu PDV ou loja virtual, facilitando que ele encontre o produto desejado de forma mais fácil e satisfatória. Quem sabe, assim, sobra um tempinho pra ele comprar mais, hein?
b) Lista de presentes
Aposte na lista de presentes tanto para amigo secreto quanto para formatura.
Funciona assim: os participantes do amigo secreto ou o formando irão escolher os presentes que desejam ganhar e a quantidade de cada um deles, isso irá facilitar a escolha do presente, otimizar a experiência do consumidor , como também evitar que o presenteado ganhe algo indesejado ou repetido.
É importante, também, o lojista divulgar a ação nas redes sociais dos seus negócios. Tudo isso garante um fluxo de vendas para a ocasião.
Veja mais detalhes no post Lista de presentes: sua loja vendendo mais.
2. A propaganda é a alma do negócio
Com certeza você já deve ter ouvido o ditado que diz que quem não é visto não é lembrado, não é mesmo?
Para atrair os seus clientes antigos e chamar a atenção de novos, é preciso entender seu público-alvo e pesquisar em quais meios de divulgação eles estão presentes, seja ele online ou offline.
a) Mídias Offline
Panfleto
Dependendo da região da sua loja, como cidades pequenas, optar pelo velho e antigo panfleto pode ser uma boa alternativa. Assim, você faz com que as pessoas conheçam o seu negócio e que está rolando uma ação para amigo secreto e formaturas.
Outdoor
O outdoor é um meio de comunicação que acompanha o consumidor até a hora da compra. Pode servir como material de ponto de venda informando sobre a lista de presentes que esse consumidor não conhecia até passar em frente a sua loja, ou pode atrair consumidores de diferentes localidades para a sua loja.
Busdoor
O busdoor é uma interessante ferramenta de mídia, normalmente composta pela aplicação de um adesivo no vidro traseiro de um ônibus. Ele alia um baixo custo com uma cobertura difusa. O busdoor difere de outras ferramentas de mídia externa, que normalmente são estáticas, já que circula pela cidade, gerando impactos em diferentes pontos e em diversos públicos.
b) Mídias Online
Google Adwords
O AdWords é a plataforma de publicidade do Google. Através deste serviço, anúncios são exibidos para o público quando alguém realiza uma busca por produtos ou serviços, seja por meio de computadores ou smartphones. A cobrança pelos anúncios é feita de acordo com os cliques (CPC).
É uma estratégia incrível e muito utilizada pelas grandes marcas do varejo. Afinal, nada mais pertinente do que exibir um anúncio relevante e que “entregue” o que as pessoas estão buscando, no momento exato em que elas estão pesquisando por algum produto ou serviço.
E-mail marketing
O e-mail marketing é a comunicação entre seu negócio e seus consumidores ou clientes potenciais, via e-mail. Através dele que sua loja vai comunicar para sua base de clientes as suas promoções.
Também é interessante o fato de o e-mail marketing ter um grande alcance, afinal a maioria dos usuários de internet possuem uma conta de e-mail, e este alcance ser previsível e facilmente mensurado.
Para conseguir uma base de clientes engajada é importante que você, ou seu vendedor, pegue o contato e não deixe-o escapar. Após atender um cliente em potencial peça um e-mail, telefone ou WhatsApp de contato (ou todos se possível) de acordo com a situação.
Após conseguir estas informações, cadastre-as em um CRM – Customer Relationship Management (um termo em inglês que significa Gerenciador de Relacionamento com o Cliente), uma ferramenta muito utilizada para as gestões de vendas, relacionamento e fidelização, através do cadastro de clientes, ou em uma planilha.
Veja mais no post Como o cadastro de clientes pode aumentar suas vendas.
Redes sociais
Unir o Facebook com o Instagram, Messenger e WhatsApp, deixará à sua disposição as mais poderosas ferramentas de Maketing para uma pequena empresa.
O Facebook e o Instagram são excelentes canais de comunicação direta com o seu público, e você pode ter retornos positivos nessa estratégia. O ideal é que você faça páginas corporativas, ou seja, diferentes das suas pessoais e exclusivas para a sua loja. Como as redes sociais são canais bastante visuais, tome cuidado com as fotos e o conteúdo que vai publicar: ambos devem ser de boa qualidade, e, por isso, não é má ideia contar com um profissional de social media para lhe ajudar nessa tarefa.
Quer uma ajudona pra sua loja voar rumo ao sucesso e vender mais através das redes sociais? Baixe o nosso guia rápido redes sociais para lojistas!
Este guia vai ajudar sua loja a divulgar a lista de presentes para amigo secreto e os presentes criativos para formatura de forma profissional e super engajada com seu público.
O WhatsApp também é uma excelente forma de se aproximar dos seus clientes. Mas se você optar por usar essa ferramenta, deve tomar alguns cuidados. Por exemplo, antes de mandar mensagens pelo aplicativo, é preciso verificar se o cliente em questão aceitou receber ofertas por esse canal no momento em que fez o cadastro na sua loja, e quais as preferências de compra dele. Afinal de contas, se você não fizer essa segmentação de perfis, vai acabar enviando mensagens de produtos que não lhe interessam, o que pode acabar passando uma imagem negativa para o cliente.
#Dica: Nas redes, existem algumas regras de boa conduta para que os perfis de empresas, como os seus, possam ter resultados positivos na presença digital. Dentre elas está o comprometimento de nunca deixar o seu cliente sem resposta, mesmo que ele tenha feito uma crítica. Portanto, fique atento.
Além de serem ferramentas importantes para o atendimento e venda. As redes sociais são excelentes para fazer o branding (gestão de uma marca com o objetivo de torná-la a mais conhecida, mais amada, mais lembrada na mente dos seus consumidores).
Com essas dicas ficou muito mais fácil fazer ações e comunicação para sua loja vender mais no fim do ano, não é mesmo? Continue acompanhando nosso blog e Boas Vendas!