Um bom vendedor precisa ter tudo a ver com o perfil da loja em que trabalha. Porém, o que acontece é que muitos lojistas se confundem quanto às reais funções do vendedor da sua loja de moda e acessórios e acabam contratando mais um atendente do que um vendedor.
Mas, não se preocupe! Neste post nós vamos ajudar você a entender quais são as funções do vendedor da sua loja de moda e acessórios. Então, Bora lá!
Quais são as funções do vendedor da sua loja de moda e acessórios?
Nem só de metas vivem os vendedores. Existe todo um contexto relacionado à abordagem e o relacionamento com clientes. Entre os principais são sua postura, atitude e comportamentos que se alinhem à cultura de sua marca. Mas, o profissional de sua loja de moda e acessórios pode ir muito além dessas características.
Seus vendedores são essenciais na construção dos laços entre seus clientes e consumidores em potencial com sua loja. Por isso, é importante que você entenda isso e consiga transferir as suas ideias para capacitar os seus profissionais e alinhá-los com a proposta do seu negócio.
Principais funções do vendedor
Que o vendedor é peça importante em uma loja já sabemos. Agora, que tal avaliar quais são as funções do vendedor da sua loja de moda e acessórios que ele pode desempenhar no seu dia a dia?
Atendimento ao cliente
Um bom atendimento ao cliente é capaz de fidelizar e atrair novos consumidores até a sua loja de roupas.
Hoje, uma boa experiência de compra para o cliente é uma obrigação do lojista, e gera elogios e recomendações, promovendo a reputação de sua marca. Então, muito disso começa com o cuidado que o seu vendedor tem ao atender e relacionar-se com os clientes.
Por isso, essa atividade exige algumas boas práticas cotidianas, como:
- Recepcionar e atender o cliente que entra na loja;
- Reconhecer os diferenciais de sua marca e usá-los como argumento de venda;
- Conhecer o mercado para associar as suas soluções com as carências identificadas na concorrência;
- Servir como um consultor de cada cliente que entra na sua loja de roupas, ficando mais em soluções do que bater a sua meta, simplesmente.
- Demonstrar o produto, a fim de aumentar a confiança do cliente;
- Prestar serviços aos seus clientes, orientando-os na venda e auxiliando-os no pós-venda.
- Sugerir promoções, merchandising ou campanhas que atinjam os consumidores dos seus produtos em sua loja de roupas.
- Analisar o desempenho dos atuais e novos produtos e checar também o ponto de venda, a fim de verificar se estão com um bom desempenho.
Portanto, o atendimento ao cliente é apenas uma das funções do seu vendedor. Então, ser um bom vendedor não para por aí!
Vestir a camisa
Um bom vendedor precisa gostar do que fez e principalmente do lugar onde trabalha.
Porém, para o vendedor ter sua motivação diária, suas ideias devem ser parecidas com a da loja, pois assim ele vai se sentir bem no ambiente de trabalho e vestir a camisa da empresa.
Portanto, crie um ambiente agradável na sua loja e trate seus vendedores como pessoas importantes para o seu negócio.
Gestão de pessoas não é uma das tarefas mais fáceis, mas, é essencial para o sucesso do seu negócio.
Poder de negociação
Seja no desconto de uma peça de roupa ou mesmo com os fornecedores, o seu vendedor conhece a realidade do mercado como ninguém.
Portanto, é importante dar a ele a autonomia necessária para fechar boas oportunidades de venda e qualificar ainda mais a sua loja de moda e acessórios!
Organização da loja e do estoque
O movimento em sua loja de roupas está baixo em algum período do dia? Então, estimule o senso de organização na sua equipe.
Peça que confiram às peças, se estão dobradas e bem passadas, no lugar certo, por tamanho, cores, modelos e etc, e se o local como um todo está organizado. Isso é de responsabilidade de todos os seus funcionários.
Mas, lembre-se que o estoque precisa de uma atenção especial para que o atendimento permaneça ágil , independente se a loja esteja vazia ou cheia.
Enfim, o vendedor tem uma série de responsabilidades. Porém, muitas delas devem ser orientadas, mantidas e aperfeiçoadas por meio de sua gestão próxima e preocupada em desenvolver os seus talentos internos.
Portanto, de nada adianta a cobrança se você não está à frente dessas mudanças exigidas por você na sua loja de moda e acessórios.
Uma boa forma de você conseguir essa aproximação com seus vendedores é através de feedbacks. Então, baixe nosso guia Uatt? Stop: uma ferramenta de feedback semanal e coloque em prática essa eficiente estratégia.
O que analisar na hora de contratar vendedor de loja?
As funções do vendedor da sua loja de moda e acessórios devem se encaixar com o perfil da pessoa. Ou seja, quer dizer que em muitos casos você não precisa contratar uma pessoa com anos de experiência no mercado de trabalho. Você pode investir em uma pessoa sem experiência e treiná-la internamente. Porém, o que ela precisa é ter algumas características, como:
1) Autoconfiança
- Ser positivo, trabalhar com alegria e felicidade;
- Acreditar em seu potencial;
- Gostar de ser vendedor;
- Gostar de metas e desafios.
2) Persuasão
- Saber argumentar, ter convicção;
- Saber mostrar os benefícios do produto e as opções disponíveis;
- Capacidade de convencimento;
- Persistir, não desanimar frente aos primeiros obstáculos.
3) Comunicação
- Saber observar os canais de comunicação;
- Mudar a abordagem de vendas para conduzir os clientes;
- Ouvir o cliente e descobrir seus anseios e necessidades;
- Sensibilizar-se com os problemas das pessoas;
- Perceber as reações dos clientes;
- Estar atento aos sinais corporais das pessoas.
4) Comprometimento
- Admirar a empresa;
- Vestir a camisa da empresa;
- Gostar dos produtos da empresa;
5) Flexibilidade
- Conhecer e adaptar-se aos tipos de clientes;
- Ter jogo de cintura para superar objeções do cliente;
- Aceitar críticas e tentar mudar seus comportamentos;
6) Iniciativa
- Ter iniciativa para abordar clientes potenciais;
- Aproveitar as oportunidades de negócio quando surgem;
- Resolver os problemas o mais breve possível;
- Buscar novas formas de conseguir clientes;
- Ser proativo, fazer sem esperar ser mandado.
7) Realização
- Colocar metas para si mesmo;
- Gostar de ganhar mais e mais, superar-se;
- Tentar ser o melhor vendedor.
8) Encantar e fidelizar clientes
- Prestar um bom atendimento, fazer o cliente sentir que é especial;
- Responder às dúvidas dos clientes com honestidade;
- Responder ligações dos clientes o mais rápido possível;
- Ligar para os clientes que já adquiriram produtos;
- Assumir pessoalmente a resolução de problemas com os clientes;
- Surpreender o cliente, fazer mais do que ele espera normalmente.
Então, agora que você já sabe quais são as funções do vendedor da sua loja de moda e acessórios é hora de juntar tudo isso e ir atrás do vendedor ideal para seu negócio.
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