O que fazer com os produtos que não giram em uma Loja de Roupa
O que fazer com os produtos que não giram em uma Loja de Roupa

O que fazer com os produtos que não giram em uma Loja de Roupa

Alguns fatores são essenciais para manter a saúde financeira do seu negócio e, o controle do estoque é um deles. Ele é importe porque reflete a real situação da sua loja, e por meio dele é possível identificar e classificar os produtos que são mais vendidos e aqueles que têm pouca saída. Agora, o que fazer com os produtos que não giram em uma Loja de Roupa?

Se você tem produtos que não giram, são vários os problemas desencadeados pela falta de giro. Entre eles, o capital imobilizado, custo de armazenamento e espaço no estoque, que acaba influenciando na entrada de novos lançamentos. Ou seja, só prejuízos para o negócio.

O que fazer com os produtos que não giram em uma Loja de Roupa

Preparamos 4 dicas para que esses produtos tenham saída e tragam resultados para a sua Loja de Roupas. Então, vamos lá?

#1 Faça o controle de estoque

Essa primeira dica é básica para o lojista, mas fundamental para a gestão do negócio. Afinal, pior do que ter produtos sem giro é não saber que eles estão parados. Por isso, adotar o controle de estoque com uma rotina de conferência e levantamento dos produtos é essencial para saber a real situação da sua loja de roupas, além de ajudar na gestão dos fornecedores.

#2 Invista na exposição dos produtos

Se os produtos estão sem giro, existe uma razão para isso. Pedidos de mercadorias que não dialogam com seu público são algumas das razões para produtos que não giram. Mas o motivo pode ser outro, e bem mais simples de resolver. Como esses produtos estão expostos? Eles estão sendo vistos pelo seu público na vitrine ou em expositores dentro da sua loja de roupas?

Quando você investe na exposição das peças que estão sem saída, valorizando-as com acessórios ou até mesmo com composições, aumentam as chances de elas despertarem o interesse de compra do seu cliente.

#3 Planeje ações promocionais

Como você já sabe, produto sem saída significa dinheiro parado. Portanto, é fundamental que você planeje ações, como as promoções, para que essas peças comecem a girar.

Existem vários formatos de queima de estoque, e nós já falamos por aqui como planejar uma promoção de sucesso. O desconto progressivo, por exemplo, é uma boa alternativa para aumentar a quantidade de peças por atendimento. Por conta do senso de oportunidade, o seu cliente pode aproveitar os descontos oferecidos para mais de uma peça e levar uma segunda ou terceira que, em condições normais, não compraria. É aí que está a sua oportunidade de fazer com que os produtos parados tenham saída.

Outra forma de movimentar o seu estoque e aproveitar o seu nicho de mercado é montando promoções direcionadas. Por exemplo, se a sua loja de roupas vende ternos masculinos, que tal bolar uma promoção de traje completo? Dessa forma, além da calça, paletó e da camisa, que estava parada no estoque, você vende uma percepção de valor para o seu cliente.

Mas lembre-se que as promoções devem ter data para começar e acabar.  Dessa forma, o seu público percebe o caráter promocional dos preços, e se sente motivado a comprar os produtos, inclusive aqueles que estavam parados no seu estoque.

#4 Defina um incentivo para o time de vendedores

Nossa última dica para fazer com que os produtos sem saída girem do estoque é apostar em uma estratégia direcionada para outro público: o interno.  Muitas vezes, os esforços da sua equipe de vendas é o diferencial para incentivar os clientes a fazerem compras casadas, e é nesse momento que se cria a oportunidade de venda dos produtos parados.

Incentive seus vendedores com metas diárias ou semanais de vendas desses produtos, mas também ofereça recompensas por elas, como uma comissão diferenciada para quem conquistar bons resultados na venda de produtos parados em estoque. Dessa forma, você conta com mais uma frente para fazer com que o seu estoque tenha o giro esperado.

Concluindo

Analisando o seu estoque, é possível planejar ações estratégicas para que nenhum produto fique parado e represente perda de investimentos na sua loja de roupas. Basta que você concentre esforços no planejamento.

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Que tal começar hoje mesmo? Você ainda tem alguma dúvida sobre o que fazer com os produtos que não giram em uma Loja de Roupa? Então, escreva pra gente pelos comentários e boas vendas!