Liquidações de janeiro: como prorrogar suas promoções - Boas Vendas
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Liquidações de janeiro: como prorrogar suas promoções

Depois do Natal e do ano novo, chegou a hora de se preparar para o ano e organizar a loja para vender os produtos que estão no estoque. É para isso que existem as liquidações do começo do ano! Elas costumam acontecer em janeiro e ajudam a movimentar o comércio em uma época na qual a compra de presentes já não está mais tão aquecida quanto em dezembro.

Nesse período, as liquidações são uma forma de aproveitar o mês de janeiro ainda mais. No entanto, para não parecer que você quer simplesmente limpar o estoque, é importante seguir algumas dicas.

Por isso, reunimos neste post ideias para ajudar você a vender mais com suas promoções:

Antes de começar, o planejamento

O planejamento das suas ofertas começa com a definição de um objetivo. Então, no caso das promoções de início do ano, esse ideal costuma ser limpar o estoque que não foi vendido no final do ano anterior para dar lugar às novas coleções, que chegarão em breve.

Depois, é preciso escolher os produtos que serão colocados em oferta, avaliando as finanças da empresa para descobrir quais descontos você pode oferecer.

É importante que sua liquidação tenha uma data para começar e uma para acabar. Isso porque as pessoas compram pelo desconto, mas também pelo senso de urgência, que dá a ideia de que aquela oportunidade não vai durar para sempre. Por isso, deixe claro até quando vai sua promoção.

Além disso, ofertas longas demais podem ser percebidas como preço fixo e os clientes podem se sentir enganados. A partir de metas de venda diárias ou semanais você consegue ver se as ofertas estão vendendo bem ou se é preciso estendê-las.

Recrie a promoção

Se você fez tudo isso e não alcançou suas metas de venda, recriar a promoção pode ajudar a passar uma ideia nova, sem passar ao cliente a ideia de que você precisa vender logo.

Vale pensar em outra identidade visual, com um novo prazo, e fazer uma nova divulgação nas suas redes sociais e em outros canais que você use para se comunicar com seu público.

Você também pode divulgar sua nova campanha por meio da sua vitrine, display e cartazes dentro da loja, folhetos promocionais distribuídos em sua região, WhatsApp e outros que estiverem dentro do seu orçamento.

Então, use sua criatividade!

Coloque outros produtos em promoção

Sabe aqueles produtos antigos, fora de linha e também aqueles que estão com baixo giro de estoque? Então, esse é o período para promovê-los em sua loja, para que eles voltem a vender. Lembre-se de que você precisa limpar o seu estoque, para a entrada de lançamentos nas próximas datas comemorativas do varejo.

Quando você definiu seus produtos para vender em janeiro, pode ter focado naqueles mais populares. Uma ideia é mudar o foco, colocando outros produtos em promoção. Exceto os lançamentos, todos podem virar ofertas.

Crie combos de produtos em liquidações

Inclua em sua promoção tipos de oferta que ainda não tinha incluído. Por exemplo, os combos de produtos e os descontos progressivos para dar uma cara nova às suas promoções.

Uma dica é criar combos promocionais com produtos variados. Para o cliente, o kit deve ser vantajoso, assim ele se convencerá da compra.

Os descontos progressivos também são atraentes. Por exemplo, “uma peça com 10% de desconto, duas peças 20%” e assim por diante. Incentive a compra de mais produtos com promoções como “50% de desconto na segunda peça”, “compre dois e leve três”, “nas compras acima de R$ 200, ganhe um brinde exclusivo da loja”.

Mudar o nome da promoção

Se você chamou a sua promoção do início de janeiro de queima de estoque, por exemplo, que tal trocar o nome da campanha para chuva de ofertas ou algum outro termo que traga essa sensação de novidade também?

E aí, preparado para vender muito em janeiro? Se você ficou com alguma dúvida, escreva pra gente pelos comentários e boas vendas.