Como treinar os vendedores da sua loja - Boas Vendas
Como treinar os vendedores da sua loja de foto de revelação

Como treinar os vendedores da sua loja de foto de revelação

Você se preocupa em cuidar da vitrine, investir na fachada da sua loja e divulgar os seus produtos. Tudo isso para se destacar da concorrência e chamar a atenção das pessoas, não é mesmo? Bom, se você está fazendo isso, é provável que seu fluxo de clientes esteja bom. Mas e agora? Como treinar os vendedores da sua loja de foto de revelação para atender os clientes que você atraiu?

Quando eles entram no seu estabelecimento, a primeira impressão que terão sobre a sua loja dependerá do atendimento dos vendedores. Por isso, para conquistar os clientes e vender mais na sua loja de foto, é importante capacitar os seus funcionários.

Mas você sabe como fazer com que o seu cliente se sinta bem atendido?

como treinar seus vendedores

Preparamos algumas dicas para ajudar você a treinar seus vendedores de acordo com as etapas do atendimento. Então, confira!

Dicas de como treinar os vendedores da sua loja

A abordagem do cliente

A primeira orientação que você deve dar para sua equipe é sobre como abordar os clientes que entram em sua loja. Para esse momento, nada melhor do que o bom e velho cumprimento “Olá, boa tarde. Posso ajudar?”. A iniciativa do atendimento deve ser da sua equipe. Ou seja, nem pensar em deixar um cliente sair da sua loja sem que ela tenha tentado ajudá-lo de alguma forma, certo? E tudo isso com muita simpatia e um lindo sorriso! Com esse tipo de abordagem o seu cliente vai saber que, se precisar de alguma informação, os seus funcionários estarão disponíveis para atendê-lo.

Você já ouviu aquele ditado que diz que o silêncio vale ouro? É exatamente essa a ideia que sua equipe de vendas precisa ter em mente nessa parte do atendimento. Depois de se apresentarem, é preciso que esperem a resposta do cliente para continuar a atendê-lo. Ou seja, não tentem adivinhar o que ele precisa só pelo fato de estar olhando alguns produtos de foto e revelação.

Nem sempre o cliente que entra na sua loja está pronto para comprar algo. Por isso, muitas vezes a sua resposta pode ser “estou só olhando”. Nessas situações, oriente sua equipe de vendas a não desanimarem e deixá-lo à vontade, mantendo uma certa distância e ficando atentos: na hora em que ele se sentir confortável e precisar de orientação, vai tomar a iniciativa e procurar ajuda.

Demonstração do produto

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Seria perfeito se todo cliente fizesse alguma compra, não é mesmo? Saiba que, se sua equipe de vendas se mostrar prestativa, deixar o cliente à vontade e caprichar na hora de demonstrar o produto que ele tem interesse, as chances de venda aumentam bastante.

Quando ele pedir ajuda, a equipe precisa estar pronta para entender qual é a sua necessidade. E, com isso, explicar e demonstrar como funciona o produto pelo qual está interessado. Para aumentar as chances de compra, é preciso que seus funcionários conheçam bem aquilo que vendem. Ou seja, que passem informações precisas para que o cliente não fique com nenhuma dúvida. Afinal, seu cliente pode ter dúvidas sobre as máquinas fotográficas, suas funcionalidades tecnológicas ou até o próprio processo de revelação. Se, mesmo assim, ele ficar indeciso, é preciso que mantenham a calma.

Caso ele esteja acompanhado e queira conversar para tomar uma decisão em conjunto, oriente para que deem espaço para o cliente, não pressionem e só voltem a argumentar sobre as vantagens do produto, e até mesmo o valor e as facilidades de pagamento, se ele demonstrar que ainda precisa de ajuda.

O sucesso nessa etapa do atendimento é a capacidade dos vendedores em apresentar o produto como uma verdadeira solução. Lembra da dica sobre entender qual é a necessidade e o desejo do cliente?

A conclusão do atendimento

Depois de ter auxiliado o seu cliente sobre as informações que precisava, o atendimento pode terminar de duas formas. É claro que sua equipe se esforçou e quer vender. Mas, ele também pode escolher pensar um pouco mais, agradecer a ajuda e sair da loja. Nesses casos, é importante que seus funcionários não desanimem e estejam preparados para essa possibilidade.

Deixe claro que, se o cliente escolher não fazer a compra naquele momento, não quer dizer que ele não vá voltar à loja. Aliás, se sua equipe seguiu todas as dicas de atendimento até agora, as chances de isso acontecer são bastante altas. Por isso, mesmo se essa for a decisão dele, os funcionários precisam ser compreensivos. Ou seja, agradecer a sua visita, entregar um cartão e se mostrar à disposição caso ele precise de mais alguma ajuda.

Acredite! A forma com que os funcionários vão continuar a atender pode mudar a decisão do cliente sobre a compra.

Contornando Situações Negativas

como contornar situações negativas de clientes - treinando seus vendedores

Você sabe que lidar com o público não é fácil e que nem tudo são flores quando se tem um comércio, certo? Por mais que se tenha cuidado na hora de atender os clientes, ninguém está a salvo de, vez ou outra, passar por alguma saia justa, como uma devolução de produto por mau funcionamento ou uma reclamação de serviço. Nesses casos, oriente sua equipe de vendas para manterem a calma, ouvir o que o cliente tem a dizer, e, se o erro for da equipe, por exemplo, pedir desculpas.

Reconhecer a falha é o primeiro passo para contornar a situação. Assim como, oferecer outro serviço de forma gratuita demonstra que a sua loja está preocupada com a satisfação e opinião do cliente.

Sua equipe precisa estar preparada para lidar com essas situações, que podem parecer negativas, mas que, na verdade, são essenciais para você conhecer os pontos que precisam ser melhorados na sua loja de foto e revelação. Isso mesmo. Se você souber encarar de forma construtiva as reclamações e as insatisfações do seu público, e a partir delas fazer as mudanças necessárias na loja, é possível reverter essas situações e conquistar o cliente pelo atendimento.

Gostou das nossas dicas de Como treinar os vendedores da sua loja ? Elas são simples e fáceis de serem seguidas. 😉